terça-feira, 10 de maio de 2011

FAMÍLIAS DE ALCÂNTARAS SÃO BENEFICIADAS COM A CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS

Depois de muita espera por parte dos candidatos a beneficiários, o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência  com  Semiárido: Um milhão de Cisternas – P1MC, saiu do papel e já começar a transformar a realidade de inúmeras famílias em Alcântaras

O programa que é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fomes (MDS)  e a Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, e tem o apoio de outros órgãos, entre eles o Centro de Estudos de Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora –CEAT, tem o objetivo  de amenizar a falta de água de milhões  de pessoas que em determinados períodos sofrem com a escassez de água potável para o consumo humano.

A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva, onde a água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças.

Alcântaras não fazia parte da lista dos municípios do semi-árido e foi a partir da PORTARIA N° 89 DE 16 DE MARÇO DE 2005 que atualizou a relação dos municípios pertencentes à região Semi-Árida do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, onde Alcântaras e mais 101 municípios foram incluídos na lista, a assim programas como esse poderam ser desenvolvido no município, onde cerca de 150 famílias foram ou ainda serão beneficiadas.
As imagens são da localidade de sítio Flores zona rural de Alcântaras.

Conheça mais sobre o Programa 1 milhão de Cisternas na site do MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores