segunda-feira, 9 de maio de 2011

QUIXERAMOBIM SEDIARÁ HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL (HRSC)

Com 61% dos votos, Quixeramobim ganhou a disputa com Quixadá, Canindé e Boa Viagem.

O município de Quixeramobim, no Sertão Central, sediará o terceiro hospital regional de alta complexidade que será construído no Interior do Estado. O hospital será semelhante ao já inaugurado Hospital Regional do Cariri, no município de Juazeiro do Norte. A escolha aconteceu nesta segunda-feira (9), no Centro de Convenções em Fortaleza, após votação dos municípios que compõem a nova macrorregião de saúde.

De acordo com o governador Cid Gomes a previsão é de que as obras sejam iniciadas até o fim deste ano e que a construção seja executada num período entre 18 e 24 meses. O governador disse ainda que o orçamento para a nova unidade de saúde ficará entre R$ 50 e 70 milhões. Cid acrescentou ainda que os recursos para a construção serão do Tesouro Estadual e irá procurar parceria com o Governo Federal. “O hospital de Quixeramobim já sai em vantagem, uma vez que o projeto será muito parecido com o de Juazeiro e portanto serão feitas algumas adequações, o que significa ganho de tempo”, justificou. Cid disse ainda que com a construção da nova unidade se coloca em prática uma política traçada pela atual gestão em tornar o Ceará um estado referência na área da Saúde. “Estamos equipando o Interior com os melhores serviços e esse hospital atenderá o Sertão Central, Sertão de Canindé e Sertão dos Inhamuns”, explicou.

Sobre o modelo da escolha do município para sediar o Hospital Regional do Sertão Central , o Governador explicou que os outros dois municípios-sedes dos hospitais regionais – Juazeiro do Norte e Sobral – já são considerados “capitais” da região que representam e portanto não foi necessária a disputa. No Sertão Central, Cid defendeu a democracia e realizou reuniões com os representantes municipais para definir os critérios de escolha. Segundo Cid, houve um grande debate em todos os municípios e após um mês de reuniões e discussões a votação ficou agendada para esta segunda-feira. Cada município foi representado por dois votos sendo um da Câmara Municipal e outro do prefeito, este votando em comum acordo com o seu Conselho Municipal de Saúde. Os votos foram proporcionais a população dos municípios. Os quatro municípios candidatos não participaram da votação.

Para o prefeito de Quixerambim, Edmilson Junior, que compareceu com uma caravana de Quixeramobim, a escolha só referenda a tradição histórica do município com a saúde. Ele garantiu ainda a infraestrutura necessária para o equipamento e citou áreas como a de recursos hídricos e saneamento básico determinantes para a decisão final. A doação do terreno por parte da prefeitura também era pré-requisito para se candidatar. Segundo Edmilson, será às margens da “Estrada do Algodão” e conforme afirmou o Governador já foi aprovado pelo Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE) e pela secretaria da Saúde.

O hospital de alta complexidade atenderá aos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.    

Acompanharam o processo de votação os secretários estaduais Arruda Bastos (Saúde) e Ivo Gomes (Chefe do Gabinete do Governador), Mauro Filho (Fazenda); os deputados estaduais José Sarto, Zezinho Albuquerque, Rachel Marques, Antônio Carlos e Cirilo Pimenta, a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, os presidente da União dos Vereadores e Câmaras (UVC) do Ceará,  Deuzinho Filho, o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Henrique Javi.

Confira a votação no site do Governo do Estado AQUI

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores