Jerônimo Reis teve 6.650 votos em eleições suplementares neste domingo. Disputa teve 10.855 votos válidos e mais dois candidatos
O candidato Jerônimo Reis (PT) foi eleito o novo prefeito do município de Icapuí com 6.650 dos 10.855 votos válidos, de acordo com a Justiça Eleitoral. Eleições suplementares foram realizadas neste domingo (13) no município depois da cassação do então prefeito, José Edilson da Silva (PSDB), conhecido como Irmão Edilson, e do seu vice, Heverton Costa Silva.
Em segundo lugar nas eleições suplementares, ficou o candidato Lindoberto do Nascimento Sousa (PTB) com 4.205 votos válidos. Marcus Rebouças (PTN) somou 970 votos, mas estes foram computados como nulos porque o candidato aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre o deferimento do seu registro de candidatura impugnado em duas instâncias.
De acordo a Justiça Eleitoral, estão aptos a votar em Icapuí 14.801 eleitores. Nas eleições deste domingo (13), foram registradas 2.530 abstenções. Dos 12.271 votos apurados, foram contabilizados 132 votos brancos e 1.284 nulos. A diplomação do novo prefeito, Jerônimo Reis, e do vice, Vicente de Paulo, ambos do PT, deve ocorrer até 27 de novembro, em uma sessão da Câmara Municipal de Icapuí.
Ocorrências
As eleições foram cosideradas tranquilas no município pela Justiça Eleitoral. A Polícia Civil informou que ocorreu um caso de boca de urna na noite deste sábado (12). Ainda de acordo com o delegado Tarso Facó, também foram registrados uma ocorrência de ameaça e outra por desobediência eleitoral, em que um homem descumpriu a portaria que proibia a venda e o consumo de bebida alcoólica. Em todas os casos, foram feitos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
Afastamento
No último dia 19 de setembro, o TRE julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), por abuso de poder político e econômico, contra o antigo prefeito José Edilson da Silva e seu vice, Heverton Costa Silva. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, assumiu como prefeito do município após afastamento do então chefe do Executivo municipal.
Fonte: G1 - Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário