quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

RECURSO HÍDRICOS NO CEARÁ: “70 AÇUDES NO ESTADO ESTÃO COM VOLUME ABAIXO DE 30%”


Apenas um reservatório acumula um volume acima de 90%.

Com o grave período de estiagem que atinge todo o Estado do Ceará, considerado um dos piores dos últimos 40 anos, 70 açudes, dos 139 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), apresentam volume abaixo de 30%. 

De janeiro de 2012 a fevereiro deste ano o volume acumulado no Estado caiu cerca de 25% 

Dentre estes, 6 reservatórios apresentam uma situação ainda mais crítica, onde o volume de água não supera 8%. Em Pirabibu, localizado no município de Tauá, e Quixabinha, no município de Mauriti, os volumes chegam apenas a 5% de suas capacidades. Situação parecida encontra-se o Açude Cipoada (6%), Souza (8%), Broco (5%) e Potiretama (8%).

Atualmente o único reservatório que acumula um volume acima de 90% é o açude Gavião, reservatório que está com 31 milhões de m3 de água, o que representa 93% da sua capacidade total.

De acordo com o Cogerh, de janeiro de 2012 a fevereiro deste ano o volume acumulado no Estado caiu cerca de 25%. No início de 2012 o volume era de 70,93%, porém, atualmente, o volume acumulado é de apenas 45,86%. 

No entanto, conforme o Cogerh, o volume acumulado nos reservatórios cearenses é de 8 bilhões de metros cúbicos de água, quantidade considerada aceitável pelos técnicos da Companhia diante do quadro de estiagem que afeta o Estado.

Em busca de minimizar os efeitos da estiagem, o governo investirá cerca de R$ 6 bilhões em ações que visam combater os efeitos da seca, dentre as quais estão a construção de adutoras, cisternas de placas e a recuperação de poços artesianos.

Diário do Nordeste
A reportagem do Diário do Nordeste não inclui o Açude Pinga (foto), embora a situação seja semelhante ou pior dos apresentados. O Pinga é a única barragem do município e principal fonte de abastecimento da cidade de Alcântaras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores