sexta-feira, 23 de agosto de 2013

POLICLÍNICA EM SOBRAL AMPLIA ACESSO AOS ESPECIALISTAS E A EXAMES

Os números de atendimentos da Policlínica Bernardo Félix da Silva, construída pelo Governo do Estado em Sobral, comprovam que a população dos 24 municípios da 11º Região de Saúde passou a ter mais acesso aos especialistas e  a exames.

Em um ano de funcionamento da policlínica, completado no último dia 21 de agosto,  foram realizados 20 mil e 191 atendimentos. Só exames de imagem foram feitos 11 mil e 110. Desse total, exames importantes para precisão e clareza de diagnósticos, a exemplo da tomografia computadorizada, com 4011 feitas, e o eletrocardiograma, com 988, destacados no desempenho de 1 ano da unidade que integra a nova rede de assistência à saúde do Ceará.

O Ceará terá, no total, 22 policlínicas regionais construídas pelo Governo do Estado. Dez já estão em funcionamento em diferentes regiões de saúde, 10 estão com as obras sendo concluídas e estão sendo equipadas para inaugurações . A nova rede é formada também por 19 Centros de Especialidades Odontológicas (15 em funcionamento, três sendo equipados para inaugurações e um a ser iniciado, cinco hospitais regionais, com dois funcionando em Sobral e Juazeiro do Norte, um em construção em Quixeramobim e dois a serem construídos na Região Metropolitana de Fortaleza e o outro no Maciço de Baturité.

No atendimento da Policlínica regional em Sobral, feito das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira, a população dos 24 municípios conta também com serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional. Somente na fisioterapia o número de atendimentos chegou a 2.251. No salão dos serviços de fisioterapia os pacientes utilizam equipamentos diversificados, como esteiras e bicicletas ergométricas. Para atender as necessidades dos pacientes, novos serviços serão ofertados a partir do próximo mês de setembro, entre eles a biopsia de próstata.

Os 24 municípios atendidos na policlínica são: Alcântaras,  Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Sobral, Uruoca e Varjota. Todos esses municípios estão integrados no consórcio público de saúde, estratégia de gestão em que o governo do Estado compartilha com os municípios o custeio da unidade. Assim, oferta e assegura os serviços de saúde ofertados na policlínica para todos os municípios da região.

Assessoria de Comunicação da Sesa (em 23.08.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores