Chuva em Alcântaras. Imagem arquivo |
Apesar de dias inteiros de céu nublado e temperaturas amena, muitos agricultores de Alcântaras temem que a seca se arraste no ano de 2015.
No município de Alcântaras, norte do Ceará, é comum ocorrer entre o Dia de Santa Luzia e o Natal as chamadas experiências sobre o inverno. No último dia 13 de Dezembro, a experiência das pedras de sal, apontou inverno rápido e semelhante ao de 2014. Já a Lua do Natal. confirmou um ano de poucas chuvas e possivelmente pior que o inverno passado.
No Estado onde as crenças populares são consideradas como profecias das chuvas em várias regiões do Ceará, pela analogia das informações a crença popular com base nos fenômenos da natureza parecem coincidir com as primeiras previsões da Funceme, que alertou em estudo preliminar chuvas abaixo da média para a próxima quadra chuvosa com base na intensidade do fenômeno climatológico chamado El Niño neste segundo semestre de 2014. Caso as previsões de confirmem, o Ceará poderá viver cem anos depois da Seca do Quinze, uma das piores seca dos últimos tempos, devido o prologamento da estiagem que vêm desde 2012.
Post. Francisco Freire (Do blog o Serrano e PJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário