quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

TERMINA DIA 31, O PRAZO PARA INSTITUIR O CONTROLE SOCIAL DOS PLANOS DE SANEAMENTO

Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)A partir de 2015, para ter acesso aos recursos do governo federal destinados à área de Saneamento Básico os Municípios devem ter lei sobre o controle social. De acordo com a legislação federal que determinou as normas para obras e serviços da área,  os Municípios devem promover o acompanhamento da sociedade, principalmente por meio dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Já, o Decreto 8.211/2014 estabeleceu que o controle social deve está assegurado em lei até 31 de dezembro desde ano. A normativa foi publicada antes de encerrar o prazo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, em dezembro de 2015.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM),  o controle social significa o conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.

Diante das obrigatoriedades legais, a CNM alerta aos gestores municipais para a forma como a sociedade irá acompanhar e participar as políticas e ações de Saneamento. Isso, porque essa participação popular deve ocorrer desde a formulação até à execução do PMSB.

Do Site Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores