sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FUNCEME PREVÊ CHUVAS ISOLADAS E DE BAIXA PLUVIOMETRIA NO CARNAVAL

Imagem: Alcântaras, foto arquivo VN
O Ceará tem possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas no período do Carnaval. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entretanto, a probabilidade é de precipitações isoladas e de baixa pluviometria em torno de 20mm. Entre o sábado e a terça-feira as chuvas serão marcadas por irregularidades.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que pode chover em todas as regiões. “Não significa que vá chover em todos os municípios”, frisou. “A tendência é que não sejam chuvas significativas, intensas”.

O principal sistema causador de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que se aproximou mais da Linha do Equador e deve provocar as áreas instabilidades no Estado, com predominância para as regiões Centro-Sul e Litoral.

De acordo com a previsão, neste Carnaval a faixa litorânea deverá ter nebulosidade variável com registro de chuvas fracas na madrugada e início da manhã e sol com poucas nuvens no restante do dia. No centro-sul do Ceará e na região Jaguaribana, a tendência é de nebulosidade variável com chuvas mais significativas, principalmente à tarde e à noite.

“Em geral, não será um Carnaval marcado pela chuva. Haverá precipitações, mas deveremos ter bastante calor até a terça-feira. As temperaturas devem variar de 31°C a 33°C no Litoral e de 32°C a 37°C no Interior. Ainda não há uma atuação direta da Zona de Convergência Intertropical, que poderia trazer chuvas mais generalizadas”, explica o meteorologista Raul Fritz.

NOVO PROGNÓSTICO

No próximo dia 23 ou 24, a Funceme deve divulgar um segundo prognóstico para a estação chuvosa no Ceará. O primeiro apontou um índice de 64% de chance para as chuvas ficarem abaixo da média. “É bastante provável que o próximo prognóstico aponte uma queda nesse índice, havendo uma tendência de crescimento de que ocorram chuvas dentro da média”, frisou Raul Fritz. “Estamos concluindo os estudos, modelos próprios e comparativos com outras instituições do Brasil e dos Estados Unidos”.

Fonte: Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores