segunda-feira, 1 de junho de 2015

SECRETÁRIOS APRESENTAM AÇÕES DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Os secretários do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, apresentam as ações das pastas para amenizar os efeitos da seca no Ceará. Os gestores vão apresentar os projetos - em andamento ou em estudo – do Executivo Estadual durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (02/06) da Assembleia Legislativa.

De acordo com o diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão, a visita dos secretários adotará formato de uma exposição sobre o tema. Em seguida, os parlamentares poderão participar com intervenções, sugestões e perguntas aos secretários. Este modelo já foi adotado na gestão passada, quando, a cada mês, gestores estaduais participaram das sessões.  

O Ceará passa pelo quarto ano consecutivo de seca e os açudes estão, em média, com 19,6% de armazenamento - segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 151 reservatórios do Estado, 112 deles estão com volume abaixo de 30%.

Além disso, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que há 80% de probabilidade do fenômeno El Niño – aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico - atuar no início do próximo ano, o que pode prejudicar a quadra chuvosa em 2016.

O Governo do Estado também já estuda a adoção de uma campanha educativa para reduzir em 10% o consumo de água em Fortaleza e Região Metropolitana. Também devem ser priorizadas a perfuração de poços profundos e a instalação de dessalinizadores para garantir o abastecimento de água em comunidades do Interior.

SECRETÁRIOS
Dedé Teixeira é geólogo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Escola de Formação de Governantes do Ceará. Foi eleito prefeito de Icapuí em 1988, voltando ao cargo em outras duas gestões (1997-2000 e 2001-2004). Ele ocupou também os cargos de assessor da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), vinculada à Presidência da República. Foi eleito deputado estadual, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 2006, e reeleito para o cargo em 2010.

Francisco Teixeira é engenheiro civil e mestre em Recursos Hídricos. Assumiu como ministro da Integração Nacional em outubro de 2013 – permanecendo na gestão até o final do primeiro governo de Dilma Rousseff. Antes disto, ele já ocupava, desde fevereiro de 2012, a função de secretário de Infraestrutura Hídrica. Anteriormente, já havia integrado a equipe técnica do Ministério da Integração, entre 2005 e 2007, como assessor especial.

Além disso, Francisco Teixeira exerceu funções de secretário adjunto de Recursos Hídricos do Ceará entre 2003 e 2005; de superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará entre 2001 e 2003; de coordenador dos programas do Banco Mundial - de 1999 a 2001 - e de diretor técnico - de 1995 a 1996 - ambos na Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores