sábado, 19 de dezembro de 2015

CÂMARA DE ALCÂNTARAS APROVA A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): PREFEITURA PODERÁ GASTAR 30,8 MILHÕES EM 2016

Foto; arquivo VN
No total a Prefeitura Municipal de Alcântaras poderá gastar cerca de 30,8 milhões de reais, valor que poderá ser acrescentado ao longo de 2016

Na sessão desta sexta-feira 18, os vereadores de Alcântaras, aprovaram o projeto de  Lei Orçamentária Anual - LOA exercício financeiro para 2016 e autorizaram a Prefeitura Municipal de Alcântaras o orçamento de R$ 28.000.000,00 milhões e mais um complemento de 10%. 

Caso esse valor não seja o suficiente, ao longo do ano, o executivo poderá requerer e o legislativo liberar mais complementos. 

O que é a Lei Orçamentária Anual – LOA?

É a peça legal que prevê todas as receitas e fixa todas as despesas do governo municipal. A LOA compreenderá o orçamento fiscal, de investimento e da seguridade social. Ela faz referência aos Poderes Legislativo e Executivo, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público (art. 165, § 5º, da CF). O prazo de vigência da LOA é anual. De acordo com a LRF, a LOA deverá ser elaborada de forma compatível com o PPA e com a LDO, contendo, como anexo, o demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos. Além disso, deverá estar acompanhada de demonstrativo dos efeitos de renúncia fiscal bem como de medidas de compensação à essa renúncia e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado. Também deverá estar contida na LOA a chamada reserva de contingência. (art. 5º, I, II e III)

O que é reserva de contingência? Como poderá ser utilizada durante a execução orçamentária?
Reserva de contingência é uma espécie de poupança destinada a cobrir despesas que poderão ou não suceder, em virtude de condições imprevistas ou inesperadas. Sua utilização durante a execução orçamentária deverá seguir as regras estabelecidas na LDO. (art. 5º, III).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores