quarta-feira, 1 de junho de 2011

ELEIÇÃO DO PRÓXIMO DOMINGO EM ALCÂNTARAS, AINDA PODE SER SUSPENSA

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro é o relator de um Mandado de Segurança em que o diretório municipal do Partido Republicano Progressista (PRP) de Alcântaras, Ceará, tenta suspender as eleições suplementares do município, marcadas para o próximo domingo (5).

De acordo com o PRP, a resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que determinou a realização de novas eleições deve ser suspensa e, no mérito, anulada. O argumento do partido é de que a resolução desrespeita a Constituição Federal, uma vez que determinou a realização de eleições diretas para substituir o prefeito e o vice-prefeito eleitos em 2008 e cassados em 2010. 

A agremiação sustenta que especificamente o artigo 81, parágrafo 1º, da Constituição Federal impõe que, no caso de vacância dos cargos do Poder Executivo durante o segundo biênio do mandato, devem-se realizar eleições indiretas.

O artigo 81 da Constituição se refere às eleições para presidente da República. No entanto, o partido defende que a mesma regra seja aplicada ao município, uma vez que a Lei Orgânica Municipal não trata especificamente da vacância no segundo biênio, e, dessa forma, instituiu a eleição direta apenas para o caso de vacância na primeira metade do mandato.

“Assim, é clara a circunstância de ser aplicável a regra do parágrafo 1º do artigo 81 da Constituição Federal, ante o silêncio da Lei Orgânica Municipal e a orientação jurisprudencial desta Corte”, argumenta.

Para o PRP, deve ser realizada eleições indiretas, uma vez que a sentença que cassou o prefeito e o vice só transitou em julgado em fevereiro deste ano, ou seja, após o início do segundo biênio.

Fonte: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral (TSE)

Em Brasília o partido luta para cancelar a eleição, e em Alcântaras se prepara para vencer nas urnas, onde dois comícios ainda estão na agenda, hoje na localidade de sítio Silva, e amanhã o comício de encerramento no centro da cidade. O principal problema desta inédita eleição é quanto a indefinição das candidaturas dos principais candidatos.



2 comentários:

  1. Segundo o Blog Sobral de Prima, desta quarta-feira, 01/06:

    O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro negou no final da noite de terça-feira (31) a solicitação feita pelo Partido Republicano Progressista (PRP) solicitando o cancelamento da eleição suplementar de Alcântaras (Zona Norte), através de um Mandato de Segurança.
    Com a decisão, o TSE mantém a eleição de prefeito e vice-prefeito para o próximo 05 de junho (domingo) e a coligação do prefeito tampão de Alcântaras, Antonio Marcos (PRB) perde a primeira decisão na justiça eleitoral.
    Nesta quarta-feira (1°) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) deve decidir sobre o registro de duas candidaturas negadas pelo Juiz Zanilton Batista (121ª Zona Eleitoral).
    Candidatos inelegíveis esperando decisões:
    - Antônio Marcos (PRP) teve o registro da sua candidatura indeferido porque é ex-genro do prefeito cassado e o divórcio ocorreu em 2009, no curso do mandato.
    - Francisco Charlys M. de Menezes (PSOL) desincompatibilizado de cargo de sindicato no prazo determinado pela justiça eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. O Blog S.de.P, deve ter se enganado ao ler a reposrtagem de ontem do Jornal Diário do Nordeste, pois a candidatura do PSOL, é a unica até agora que está garantida/deferida.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores