Alunos do 4º ano da Escola José Parsifal Barroso da cidade de Alcântaras |
Uma aula diferente. Em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil, a Escola Municipal José Parsifal Barroso localizada no Bairro do Junco Alcântaras, realizou uma aula de campo na tarde da última quarta-feira 21/09 com os alunos do 4º ano; o objetivo foi conhecer de perto a importância da árvore para a sobrevivência do planeta e consequentemente para o dia-a-dia do ser humano.
Os alunos conheceram de perto arvores frutíferas como o cajueiro, arvore abundante no município, e outras como a mangueira, bananeira, jaqueira, laranjeira, limoeiro, tangerina, cafezeiro, além do sapoti, seriguela, graviola, pimenta, e muitas outras não frutíferas. O local escolhido foi um sítio no bairro do Junco e os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecerem o leito do Riacho Espírito Santo que passa despercebido pela cidade.
PEQUENO HISTÓRICO SOBRE O DIA DA ÁRVORE
Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.
Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.
Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.
A metade das árvores cortadas no planeta é destinada à fabricação de papel! Usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.
(Do site http://www.velhosamigos.com.br)
Alunos abraçam uma mangueira
A aula de campo foi ministrada pela professora Edilene, com apoio da Direção e Coordenação Pedagógica da Escola
Os alunos ainda participaram de uma oficina de reciclagem de uso de materiais recicláveis, como jornais, garrafas etc.
Aluno dá uma mini-aula para os demais colegas
Como merenda (salada de frutas)
Você pode enviar sua postagem para ser publicada aqui. (edilson.alca@yahoo.com.br)
Parabéns a professora Edilene pela grande iniciativa.
ResponderExcluir