quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ESCOLA JOSÉ PARSIFAL BARROSO PROMOVE AULA DE CAMPO EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DA ÁRVORE"

Alunos do 4º ano da Escola José Parsifal Barroso da cidade de Alcântaras
Uma aula diferente. Em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil, a Escola Municipal José Parsifal Barroso localizada no Bairro do Junco Alcântaras, realizou uma aula de campo na tarde da última quarta-feira 21/09 com os alunos do 4º ano; o objetivo foi conhecer de perto a importância da árvore para a sobrevivência do planeta e consequentemente para o dia-a-dia do ser humano.

Os alunos conheceram de perto arvores frutíferas como o cajueiro, arvore abundante no município, e outras como a mangueira, bananeira, jaqueira, laranjeira, limoeiro, tangerina, cafezeiro, além do sapoti, seriguela,  graviola, pimenta, e muitas outras não frutíferas. O local escolhido foi um sítio no bairro do Junco e os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecerem o leito do Riacho Espírito Santo que passa despercebido pela cidade.


PEQUENO HISTÓRICO SOBRE O DIA DA ÁRVORE

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

A metade das árvores cortadas no planeta é destinada à fabricação de papel! Usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas. 
(Do site http://www.velhosamigos.com.br)


Alunos abraçam uma mangueira
A aula de campo foi ministrada pela professora Edilene, com apoio da Direção e Coordenação Pedagógica da Escola
Os alunos ainda participaram de uma oficina de reciclagem de uso de materiais recicláveis, como jornais, garrafas etc.
Aluno dá uma mini-aula para os demais colegas
Como merenda (salada de frutas)

Você pode enviar sua postagem para ser publicada aqui. (edilson.alca@yahoo.com.br)

Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores