segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A TELEVISÃO E A VIDA DOS ALCANTARENSES SEGUNDO O IBGE


Foto: Arquivo: Praça Gregório Cunha (Junho de 2009)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (censo 2010), a Televisão é o bem mais presente na vida dos alcantarenses, nos 2.859 domicílios particulares permanentes existentes em Alcântaras. Há 10 anos atrás  era o rádio o aparelho doméstico mais presente nas casas dos brasileiros

Na pesquisa os bens que mais aparecem nas estatísticas são: televisão aparece em 2.602 domicílios; geladeira em 2.358; o rádio em 2.300; a motocicleta em 1.030; o automóvel para uso particular em 219; o microcomputador em 183 e a máquina de lavar roupa em 117 domicílios todos particulares permanentes em Alcântaras.

Para o IBGE o domicílio particular permanente é aquele onde as pessoas fixam moradia, são esses domicílio que estão sendo considerados nas informações acima. Existem ainda os domicílios improvisados, que são aqueles utilizados para passar o final de semana ou férias; os domicílios coletivos, mas estes últimos não foram considerados na pesquisa citada.

A pesquisa revelou uma revolução na aquisição de bem duráveis nas residências, uma realidade diferente da década de 70, onde para assistir os moradores da sede dirigiam-se a Praça Gregório Cunha para assistir coletivamente novelas na  “única” televisão publica da cidade que ainda transmitia em preto e branco.

Ao mesmo tempo em que este bem torna-se mais presente na vida dos alcantarenses algumas considerações devem ser avaliadas devido as duas vertentes que este equipamento influencia na vida das pessoas, sobretudo de nossas crianças que ainda passam horas em frente a TV.

Por Douglas Alcântara
O autor Trabalhou no Censo 2010 e escreve no Portal Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores