Muito verde, clima ameno e belas paisagens, fazem do município de Viçosa do Ceará um ótimo cenário para quem busca descanso e lazer. Distante 365,8 km de Fortaleza, o município abriga um ótimo roteiro turístico.
O primeiro a entrar no percurso é a Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Fundada em 1700 pelos índios e jesuítas, a igreja é considerada a primeira do Ceará.
A arquitetura do templo é baseada no estilo barroco e é possível encontrar paineis em madeira pintados no período colonial. Em 2003, a paróquia foi tombada pelo IPHAN (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Outros percursos
Uma outra dica de percurso na região é fazer uma visita a pedra do Itaragussu. O local é uma rocha com cerca de 100m de largura, um belo abrigo natural. No seu interior, fontes de água formam bicas.
Você também pode se refrescar na Fonte do Itacarânea, que nasce nas pedras, na encosta do morro do céu, e proporciona um delicioso e refrescante banho.
Quem quer praticar esportes radicais, pode visitar a cachoeira de Itarumã, com seus 65 metros de altura. Depois de muita adrenalina na prática do esporte, você pode se deliciar em uma banheira formada pelas quedas d´água, no pé da rocha.
Locais para curtir a natureza e passear, não faltam. Faça as malas e conheça esse município tão encantador.
Ficha do município
Localização: Microrregião de Ibiapaba
Área: 1.311,59 km
Distância de Fortaleza: 365,8 km
tempo estimado de viagem: 5h20
Vias de acesso: BR-222/ CE-187
População:52.855 (IBGE 2007)
Clima:Tropical de altitudes com verão chuvoso e temperaturas amenas com oscilação diária. Em um único dia é possível experimentar a sensação de até quatro estações.
Vegetação: Atualmente, a vegetação é o capim gordura com manchas descontínuas de sapê.
Pontos turísticos: Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Polo Turístico e Artesanal, Pedra de Itaragussu, Fonte de Caranguejo, Pedra do Machado, Lajes, Poço da Princesa, Kênio do Itacolomi, Cascata da Pirapora, Cachoeira do Itarumã e Bica da Mundica.
Do conhecendo o Ceará (Diário do Nordeste)
Nenhum comentário:
Postar um comentário