quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DO BLOG PORTAL JOVEM - ALCÂNTARAS: "DEPOIS DO COLÉGIO ESTADUAL, MUNICÍPIO DEMITE PROFESSORA"

Grupo da Administração Pública teria provocado a demissão, alega professora

No início desta semana a equipe do PORTAL JOVEM foi procurada por uma  professora da rede municipal de ensino de Alcântaras após esta  ter sido demitida, sem justa causa, de sua função como doscente. Segundo Ana Flávia Machado Alves , a Escola José Napoleão Ximenes, do Povoado de Rosápoles teria  anunciado seu dispensamento logo após o primeiro dia de aula do ano letivo de 2013. A ex-funcionária afirmou ainda que  o fato ocorreu mesmo com carências de profissionais na área educacional no município.

Em Alcântaras a ocorrência de  demissões e transferências anômalas ocorrem sempre que há mudança na gestão pública. Entretanto mesmo como a reeleição do atual gestor e permanência do secretário de educação as mudanças ainda continuam a ocorrerem em todo o município.

Ana Flávia que lecionava  na referida escola as disciplinas de Língua Portuguesa  e Produção Textual desde o ano de 2011 é graduada em Letras e possui habilitação em língua portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Com apenas 22 anos é uma  das poucas jovens recém formadas na cidade. A professora que durante os dias 24 e 25 de janeiro de 2013, teria participado da Jornada pedagógica na escola, disse ter sido  surpreendida no final do expediente do primeiro dia de aula, 28/01, quando a diretora da escola a chamou e informou sobre sua demissão. Ainda conforme Ana Flávia a direção da escola haveria pedido segredo sobre o fato da demissão, que estaria ligado a questões políticas eleitoral.

O currículo de Ana Flávia que abrange as necessidades pedagógicas da disciplina em escolas da rede municipal, não foi o suficiente para a permanência da profissional como servidora temporária da Prefeitura Municipal de Alcântaras. No município interiorano, infelizmente ainda ocorre do preenchimento dos cargos está sobretudo pautado no comportamento eleitoral dos munícipes  uma situação comum em pequenas cidades que acaba por interferir nos princípios éticos a serem considerados na administração publica.

Em conversa com o Portal Jovem a professora disse : “A escola  estava precisando de professores para lecionar história, geografia, religião e arte, e agora  com a minha saída, está faltando professor de português e produção textual, mas pensando sempre no ‘bem’ do nosso município os administradores preferem os alunos sem aulas do que convocar a oposição”. Enfatizou inconformada a professora.

Durante esta semana outra escola do município, agora da rede estadual de ensino, teria demitido seis professores sem apresentar justificativa mesmo após a 6º Crede apontar a instituição com umas de varias outras carentes na lotação de professores. Contactada pela equipe do Portal Jovem a escola não manifestou-se sobre o assunto.

Postagem: Portal Jovem 31/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores