segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SESSÕES DA CÂMARA DE SOBRAL FORA DO AR, E EM ALCÂNTARAS DEVE CONTINUAR


Já foi o tempo em que poderíamos dizer em que as cidades grandes ou de médio porte a política era mais democrática. As oligarquias, as velhas práticas políticas e os currais eleitorais parece ter tomado de conta de tudo, em alguns casos de até mais do que em cidades pequenas.

Na maioria dos casos o povo é mais distanciado dos trabalhos políticos, dos assuntos, ou seja dos afazeres políticos de seus representantes na Câmara e no Executivo Municipal. Sobral a maior cidade do Norte/noroeste cearense deveria ser um exemplo positivo e não um exemplo negativo, mas o que os principais blogs da cidade tem noticiado é simplesmente o retrossesso.

Veja do Blog Sobral de Prima (28/01/2013)
Sessões da Câmara Fora do Ar

"A depender das ondas do rádio para que seus trabalhos sejam reconhecidos pelo povo sobralense, os vereadores estarão ferrados. A Nova Mesa Diretora diferentemente da passada, não disponibilizará a transmissão - ao vivo - das sessões legislativas. Na gestão passada, a Câmara abriu licitação para transmissão, que foi ganha pela Rádio Tupinambá, agora, nem licitação será autorizada. A intenção é não chegar ao grande público – ouvinte de rádio – o que se passa, e como andam os trabalhos dos seus representantes. Nesse quesito está faltando transparência.

Prefeito Leônidas Cristino nunca aceitou transmissões da Câmara

Na época em que era prefeito de Sobral, Leônidas Cristino (PSB) o mesmo não queria nem ouvir falar, na história de transmissão – ao vivo – das sessões da câmara municipal. Com maioria na Casa, e tendo o domínio dos Presidentes da época, Leônidas (PSB) fez com que a Câmara ficasse muda, por seis anos. Quem ainda repassava a crítica dos senhores vereadores (de alguns apenas) eram os repórteres, em suas programações, no dia seguinte de sessões."

Sessões em Alcântaras

Se serviu ou serve de alguma coisa, é outro assunto, mas pelo menos o papel democrático da voz estar ao alcance do povo, a Câmara municipal de Alcântaras é um exemplo, pois há anos as sessões vem sendo transmitida ao vivo para a população de Alcântaras via Rádio Bela Vista FM, e não é só, os internautas alcantarenses não ficam de fora, pois as transmissões também são realizadas via sites e blogs para qualquer lugar do Brasil e do  mundo.

A iniciativa foi do vereador ex-residente Antônio Marcos, e pelo menos até o momento parece ser feita o mesmo pelo atual Presidente Manoel Albuquerque. Pelo menos nesse quesito, as transmissões representam mais transparência.

Coreaú

Em Coreaú, que já tem uma Câmara a bem mais de um século, e hoje uma boa Rádio Comunitária (Princesa do Vale FM) a iniciativa por lá ainda não chegou. 

Em Coreaú, acho que está mais do que na hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores