segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SAFRA DA MANGA MOVIMENTA O MERCADO CEARENSE


Produção cearense chega em maior escala aos mercados e feiras até fevereiro.

A manga é encontrada nos mercados durante o ano todo, mas é entre os meses de novembro a fevereiro que o fruto movimenta ainda mais o comércio local. A fruta, que traz um colorido e um aroma característico, é encontrada nos entrepostos cearenses em nove variedades. Entre as mais conhecidas estão os tipos coité, itamaracá, jasmim, rosa e espada. 

O fruto da mangueira tem grandes produções na região Nordeste, onde se destacam os municípios cearenses do Maciço de Baturité e do litoral, como Cascavel, Pindoretama, Aquiraz e Eusébio. No último ano, 9.351,6 toneladas de manga abasteceram somente o entreposto central. 

De polpa suculenta, a fruta pode ser utilizada na elaboração de doces, geléias, sucos, licores e poder ser adicionada a sorvetes, saladas e outros produtos. Também é conhecida por suas funções nutricionais, sendo recomendada como excelente fonte de beta caroteno e vitamina C, rica em fibras e alto teor de potássio e ferro. 

Para escolher um bom fruto, os comerciantes indicam evitar as mangas com tons cinza na casca, manchas escuras ou machucadas e recomendam descascar a fruta somente na hora de consumir, retirando a pele na vertical, da parte de cima para baixo.

Raissa Karen Leitinho (Assessoria de Imprensa da Ceasa Ceará)

EM ALCÂNTARAS

Uma pequena parte da manga produzida "naturalmente" em Alcântaras tem como destino a feira livre da cidade de Coreaú, além do consumo local através do beneficiamento da poupa, sucos etc, mas o restante, ou seja, 99.99%, pois a safra é muito grande e difícil de aproveitá-la, o destino é esse da foto que foi registrada na região do distrito de Ventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores