quarta-feira, 8 de maio de 2013

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS COMPLETA NOVE ANOS DE LUTAS

Sindicato surgiu após demissão de funcionários concursados da Prefeitura de Alcântaras, deste então já foram nove anos de existência e resistência. Nesse período foram 03 presidentes do Sindican. No mesmo período já são 06 Prefeitos e 06 presidentes de Câmara e a relação entre ambos os poderes geralmente não costuma ser amigáveis. De greves a batalhas judiciais, de conquistas  a reconquista de direitos. Veja um breve histórico divulgado hoje na página página oficial do Sindicato em memória ao seu 9º aniversário:

No início de 2001, em plena era do “terror e opressão”, cerca de 170 ( cento e setenta) pais de família, todos servidores do município de Alcântaras, inclusive concursados, foram demitidos sem nenhuma explicação pelo então prefeito da época, “ Joaquim Ximenes de Carvalho”. A partir desse momento, nasceu no meio dos servidores o desejo de lutar pela sobrevivência e pela dignidade como cidadão, mesmo sabendo que seria um grande desafio enfrentar as próprias limitações estruturais e financeiras contra as mazelas administrativas da época.

Assim nasceu o SINDICAN, a partir da iniciativa liderada por um grupo de professores e servidores que sentiram a necessidade construir e organizar uma entidade que construísse e elevasse a consciência política dos servidores, afim de que dessa forma todos se unificassem e lutassem por melhorias de condição de vida e trabalho, bem como, também podesse contribuir com uma Alcântaras mais justa, Humana e igualitária.

Desta forma, em 08 de maio de 2004 foi fundado o SINDICAN – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, em assembléia geral realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântaras. Na ocasião foi aprovado o estatuto social da nova entidade e eleita a Chapa única composta pela diretoria executiva, conselho fiscal, titulares e suplentes, para dirigir a entidade sindical no triênio de 08 de maio de 2004 a 08 de maio de 2007, tendo a frente a professora Cleonice Aguiar de Carvalho, eleita a primeira Presidente.

No entanto, a ata de fundação e o estatuto da entidade só foi registrado no cartório da cidade, no dia 07 de agosto de 2006. Em seguida a entidade foi inscrita na Receita Federal sob o nº 08.216..001/1000-80. Com toda a documentação regularizada, a partir daí foi encaminhada à secretaria municipal de finanças o termo de autorização assinado pelo servidor, para que fosse descontado 2% ( dois por cento) do salário base.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, SINDICAN, é a organização sindical representativa dos servidores municipais que se caracteriza pela defesa permanente dos interesses da categoria. Sua meta principal é defender condições de vida mais justas para seus filiados.

O SINDICAN congrega todos os segmentos do serviço publico municipal, com mais de 430 filiados. Em seus vários anos de luta sempre se caracterizou pela defesa permanente dos interesses da categoria. Inúmeras foram às mobilizações lideradas pelo SINDICAN para garantir remuneração mais justa e melhores condições de trabalho para todos os servidores municipais.

A participação nos movimentos sociais de interesse da categoria e de toda sociedade é outra marca da atuação do SINDICAN, participando ativamente com membro nos diversos conselhos sociais de regulação externa das políticas publicas. Nos últimos anos o SINDICAN tem redobrado seus esforços para fortalecer uma política de valorização efetiva da atuação dos servidores.

Defensor intransigente da Democracia, o SINDICAN repudia quaisquer iniciativas que tentem retirar a autonomia das ações e decisões dos servidores. O Sindicato também condena toda e qualquer medida que possa aumentar as diferenças sociais e agravar as condições de vida do povo Alcantarense. Defender os interesses dos servidores municipais é nossa meta principal. Defender condições de vida mais justa para todos os Alcantarenses é nosso dever de consciência.

Momentos como as datas comemorativas que marcam a nossa jornada histórica, servem para refletir sobre as escolhas e aprofundar as buscas. O conjunto de razões que nos guiam desde o início, antes mesmo do nome “SINDICAN” existir, é nossa bússola, incluindo desde o mais simples atendimento telefônico até a mais complexa negociação de direitos para os trabalhadores.

Este ano temos muitos frutos desse ideal para festejar. Como sabemos, os sindicatos assumem atualmente um papel primordial na nossa sociedade face às graves crises econômicas e políticas que assistimos; é vital no equilíbrio de duas forças: trabalho e capital. E faz tudo isso a partir da sua atuação na sociedade e nas negociações de direitos.

Portanto, o SINDICAN se considera vitorioso no âmbito das negociações individuais e coletivas, por fazer valer os direitos conquistados, quando necessário através das ações de cumprimento.

Como entidade sindical sabemos da necessidade de participar ativamente da sociedade e, ampliando nosso olhar, defender políticas públicas adequadas em todas as áreas, participando da construção de uma lógica social na qual nossas conquistas tenham de fato eficácia.

E é exatamente o aniversário deste ideal que comemoramos, o aniversário das lutas e, sobretudo das vitórias. Assim sendo, é claro que um sindicato faz aniversário, sim!

Hoje, 08 de Maio de 2013 é o nosso 9º Aniversário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores