quinta-feira, 9 de maio de 2013

CULTURA: TIANGUÁ PODERÁ PERDER ORQUESTRA

OAB-CE oficiou o Poder Municipal com o intuito de que os recursos para manter a iniciativa não sejam suspensos.

Fortaleza. A Orquestra Filarmônica Juvenil Doutor Edvaldo Moita de Tianguá corre o risco de encerrar suas atividades por falta de recursos. Para evitar que isso ocorra, a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, por meio de seu vice-presidente Ricardo Bacelar, oficiou ao prefeito e ao secretário de Cultura do município respectivamente, Jean Azevedo e Francisco Albery Nogueira Nunes, solicitando que seja mantido o apoio financeiro.

Segundo a presidente do Somut, Iolanda Moita, alguns ex-alunos se tornaram monitores e até estão no exterior, estudando música, através de intercâmbio

Há 12 anos, a Prefeitura repassa verbas à Sociedade Musical Tianguaense (Somut), que criou e mantém a orquestra. A atual gestão municipal, no entanto, não renovou o convênio no valor de R$ 7.800,00, o que comprometerá o trabalho social desenvolvido pela entidade. "O projeto é da maior importância para a região, pois trabalha com crianças carentes", observou Ricardo Bacelar, que tenta sensibilizar os gestores a continuarem apoiando a Somut, portanto, a orquestra filarmônica, apontada como um dos melhores projetos fundamentais na formação de cidadãos em todo o Estado.

Apoio de peso

O maestro e pianista João Carlos Martins se solidarizou e declarou apoio à iniciativa da OAB-CE para que retornem as verbas à Orquestra Filarmônica de Tianguá. No encontro com Ricardo Bacelar, o maestro declarou: "essa luta também é minha".

Fundada em 1985, a Sociedade Musical já formou mais de 4 mil crianças e adolescentes, de seis a 16 anos, a maioria em situação de risco, e é conhecida por promover eventos em todo o Brasil e países da América Latina.

A Prefeitura de Tianguá foi procurada pela reportagem, mas até o horário de fechamento desta edição, não atendeu aos telefonemas, nem retornou as chamadas. (Diário do Nordeste Online)
Novembro de 2010, encontro de Bandas na cidade de Meruoca, onde a Filarmônica de Tianguá foi a grande sensação do evento. (Fotos Edilson Angelo)
As imagens de arquivo, foram registradas no encontro de Bandas realizado na cidade de Meruoca em novembro de 2010. Sobre esse encontro, que teve a participação do município de Alcântaras e outras orquestras dos estados do Ceará e Piauí, leia mais clicando nos links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores