terça-feira, 16 de julho de 2013

EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO

Trabalho de artesanato para a comunidade de Carqueijo, em Mucambo, gerou documentário. Aos 16 anos, o artesão Gilmar Martins decidiu que essa era a profissão a seguir. (Foto: Wilson Gomes)

(Sobral) Amanhã, será lançado o primeiro DVD da Associação dos Artesãos de Carqueijo, distrito localizado no município de Mucambo. O documentário tem como tema Empreendedorismo Social e deve contar a importância do artesanato para a comunidade. O evento será às 19h no Centro de Artesanato Ana Sancho Martins.

De acordo com o presidente da associação, Gilmar Martins, o tema foi escolhido por ter sido praticado antes mesmo dos envolvidos aprenderem seu significado. O empreendedorismo social esteve presente na vida dos artesãos há mais de 15 anos. "Ele é justamente o que fazemos na comunidade: encontrar uma solução diante das dificuldades do nosso Interior", disse.

A diferença do empreendedorismo tradicional é a maior procura pela maximização de retornos sociais ao invés dos retornos financeiros. "Isso foi feito na comunidade desde 1996, quando começamos a buscar melhorias para todos", contou.

Antes, a associação trabalhava apenas com a rede de três panos, uma rede que levava até quatro dias para ficar pronta. Em um dia se tecia, nos outros dois ou três, trabalhavam-se os acabamentos. Para venda, ela custava de R$ 12 a R$ 15. O lucro era insuficiente e desestimulante principalmente para a geração mais jovem, que não acreditava conseguir melhorar de vida com o artesanato.

Com 16 anos, o artesão Gilmar Martins decidiu que essa era profissão que iria seguir. "Quando vi que não ia ter a altura necessária para servir a Marinha, meu sonho de criança, busquei me aperfeiçoar na profissão por meio de cursos, principalmente os levados pelo Sebrae e Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) para minha comunidade".

Leia a matéria no completa no Jornal Diário do Nordeste Online

Mais informações
Centro de Artesanato Ana Sancha Martins. Rua São Joaquim, S/N,
Carqueijo-Mucambo.
Telefone: ( 88) 3654 4013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores