segunda-feira, 22 de julho de 2013

SÓ COMPLEMENTANDO A PUBLICAÇÃO DO BLOG PORTAL JOVEM SOBRE 'NOSSAS CASTANHOLAS'

Dona de uma majestosa e inigualável sombra , a castanholeira foi introduzida em Alcântaras no final da década de oitenta, a cerca de 25 anos.

Estas arvores que foram colocadas em ruas do Centro e Praças de Alcântaras, pelo registro que temos, foi trazida pelo Sr. Antônio Rocha Freire, ex-prefeito falecido em 1989. Deste então, nenhuma espécie se adaptou-se tão bem ao nosso clima, e em contrapartida os habitantes se adaptaram muito bem a elas. Nelas, principalmente no verão e a partir das 5:15 ou 5:30 da tarde começa a abrigar os pardais (pássaros) para mais uma noite de sovo e vão até o mesmo horário, só que da manhã onde começam acordando com o mesmo barulho.

Estas árvores já podem ser consideradas como um dos símbolos da cidade, e infelizmente muitas já foram substituídas por árvores que proliferam pragas e também de estilo onde em curto prazo quebram tubulações de água e esgoto, além de passeios públicos (calçadas).
Antiga Praça João Capistrano (onde hoje existe um bonito calçadão em frente a igreja)

Um comentário:

  1. òtima postagem sobre a origem histórica de introdução das plantas em nosso municipio. Concordo com você que infelizmente elas não recebem o valor que merecerem. A retirada das que haviam na praça matriz e em ruas do proprio centro, comprovam isso.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores