quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DEPUTADO FEDERAL PADRE ZÉ HOMENAGEIA A DIOCESE DE SOBRAL NO PLENÁRIO DA CÂMARA

Pronunciamento proferido na Sessão Ordinária do dia 03 de dezembro de 2013, no Plenário da Câmara dos Deputados.

OSr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, em todo o curso de 2013, a cidade de Sobral, no meu querido Estado do Ceará, estará em festa. A sua Diocese completa 98 anos, criada que foi em desmembramento da Diocese de Fortaleza, no dia 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum, do Papa Bento XV.

A Diocese de Sobral tem hoje 37 paróquias e duas áreas pastorais, organizadas em seis regiões pastorais, congregando 55 sacerdotes. Dedica-se a fazer o bem, promover a fé católica, levar a Palavra do Evangelho, dar orientação espiritual e, por vezes, também, ajuda material aos mais necessitados. Atua dentro de um universo populacional, segundo dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de aproximadamente 760 mil habitantes, distribuídos entre as zonas urbana e rural. A Diocese tem sob sua tutela o maior hospital sobralense, a Santa Casa de Misericórdia.

Os católicos de todo o mundo vivem presentemente o Ano da Fé, proclamado em 11 de outubro pelo então Santo Padre Bento XVI, em comemoração aos 50 anos da abertura do Concilio Ecumênico Vaticano II e do 20.º aniversário do Catecismo da Igreja Católica. É, portanto, um momento cheio de significado para o mundo cristão.

Especialmente a Diocese de Sobral, às vésperas de celebrar o I Centenário, assume com fé, ardor e amor ao Pai a sua ação evangelizadora, conforme o Plano de Pastoral 2013-2015. E o faz inspirada no exemplo de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo e como parte da Igreja discípula, missionária, sábia, profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Santa Eucaristia. Dentro de uma realidade social que não pode ser esquecida, as ações assim empreendidas têm por objetivo preferencial assistir os carentes, levando-lhes não só a luz espiritual, mas condições materiais mínimas para a sobrevivência.

Que o trabalho dioceseano seja portanto o de promover a Igreja numa dimensão transformadora, a Igreja da Boa Nova em Novos Tempos.

Gostaria de saudar na pessoal do meu Bispo, Dom Odelir José Magri a todos os presbíteros, religiosos, seminaristas, lideranças, consagrados e leigos desejando sucesso nessa missão. Possa o resultado final ser o augúrio, realmente, de um grande futuro, em que reinem a paz, a harmonia e a justiça.
Parabéns a todos pelo aniversário de 98 anos da Diocese de Sobral.
Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores