quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SOBRE A OBRA DE RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PINGA EM ALCÂNTARAS

Barragem receberá pavimentação (calçamento), além de vegetação apropriada. Após a obra, o reservatórios terá os padrões mínimos em segurança de barragens, de maneira a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências.

Após a análise da proposta de preços nº 20130006 e embasada em parecer da COGERH, no dia 15 de janeiro, a Comissão declarou como vencedora do certame licitatório a empresa C. MENEZES ENGENHARIA LTDA. com proposta de preços no valor global de R$ 222.576,80.

Apesar de realizado o processo em dez/2013, devido alguns procedimentos burocráticos ainda não foi possível o início da obra de recuperação do Açude Pinga. A barragem receberá além da restauração e compactação na parte da parede estragada pela ação da água, receberá também uma pavimentação em pedras na parte interna da parede, além de uma especie de grama (capim de burro) na área externa. Ainda dentro do Açude, será realizada uma drenagem, onde será escavada e retirados bancos de areias e parte das pedras.

Da justificativa da Obra

A Barragem Pinga, localiza-se no município de Alcântaras. Atualmente o reservatório é o principal responsável pelo abastecimento municipal. As obras para a construção da barragem tiveram sua conclusão em 1993, mesmo sendo considerada de baixo porte submete-se diretamente a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei N° 12.334/2010), onde devem ser observados os padrões mínimos em segurança de barragens, de maneira a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências. Os serviços de recuperação consistirão no desmatamento, destocamento e recomposição dos taludes, recobrimento com proteção vegetal no talude de jusante, execução de proteção com enrocamento no talude montante e execução de um dreno invertido no pé do talude de jusante, tendo em vista que a barragem não possui drenagem interna, e existem indícios de percolação na área a jusante da barragem.

Significado de Talude: (s.m. Terreno em declive; rampa, escarpa. Declive na superfície de uma parede, de um aterro ou de uma construção).

Atrasos

Apesar de licitada em dezembro (dia 10), devido férias de funcionários, o processo só teve continuidade em 15 de janeiro quando foi divulgado o resultado oficial. Os trabalhos começaram tão logo esteja assinada e liberada.
Clique na imagem para melhor visualisar
Informações Portal de Licitações do Governo do Estado do Ceará e C.MEMEZES
Sobre a C. Menezes Engenharia LTDA

A Empresa é especializada em Obras de Engenharia, Projetos em Geral, Engenharia de Avaliações e Consultoria, com experiência em obras públicas, sobre tudo com o Governo Federal, entre elas; na Universidade Federal do Piauí - IFPI em Teresina- PI, Embrapa- Sobral e no Ministérios da Agricultura em Fortaleza, e Consultoria para o BNB. Site (www.cmenezes.com.br.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores