sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

(AÇÕES CONTRA A ESTIAGEM) GOVERNADOR DEFINE LOCAIS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS ADUTORAS EMERGENCIAIS, ALCÂNTARAS ESTÁ NA LISTA

O governador Cid Gomes fez reunião na noite desta quinta-feira (13) para definir mais 8 adutoras emergenciais que serão construídas nos próximos meses para suprir o abastecimento de água de cidades do Interior que sofrem com os efeitos da estiagem. O Governador levará o planejamento para construção das novas adutoras a Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, em Brasília na próxima semana para viabilizar os recursos.

Os locais definidos foram Canindé, Crateús, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Potiretama e Maranguape. Do ano passado até agora foram 16 adutoras que já foram concretizadas ou estão fase final de construção com 225km no total. Durante a reunião, também foi atualizado o panorama de perfurações e instalações de poços pelo Governo do Estado que de Janeiro de 2013 até agora já superam 3 mil executados por Sohidra, SDA, Defesa Civil e Cagece.

A reunião contou com a presença do Presidente da Assembleia, José Albuquerque; os secretários Danilo Serpa, do Gabinete do Governador; Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário; os presidentes da Cogerh, Renes Frota; da Sohidra, Leão Montezuma; da Cagece, André Facó, além de técnicos da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos.

Adutoras emergenciais

O projeto de adutoras emergenciais foi concebido com a utilização de tubos fabricados em aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. O fabricante estima a durabilidade média dos tubos de 10 anos, portanto após esta crise, os equipamentos ficarão a disposição do Estado para ações emergenciais de abastecimento, pois os mesmos poderão ser reutilizados em locais distintos. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas. Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

Trabalhos da construção da Adutora Emergencial em Meruoca
Em 2013, o Governador, já tinha visto como medida emergencial, a possibilidade de levar água da Barragem Meruoca, para o município de Alcântaras. Agora é oficial. (As fotos são de blog Andarilho da Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores