sexta-feira, 8 de maio de 2020

IFCE SOBRAL RECEBERÁ R$ 75 MIL DA VALE PARA PRODUZIR MAIS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO FACIAL

A iniciativa de produzir os equipamentos foi uma das soluções contempladas no Desafio Covid-19 da Vale. Materiais serão doados para unidades de saúde.

A iniciativa, do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE), de produzir máscaras de proteção facial (face shields) para doar a unidades de saúde da Região Metropolitana de Sobral foi contemplada no Desafio Covid-19 da Companhia Vale do Rio Doce, a Vale. A empresa de mineração está disponibilizando até USD 1 milhão, em colaboração com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, para escalar soluções de combate ao novo coronavírus.

O projeto do IFCE Sobral, liderado pelo professor do Eixo de Controle e Processos Industriais, Rafael Vitor e Silva, será contemplado com R$ 75 mil, o que permitirá aumentar a capacidade de produção de 250 para 625 face shields por semana, totalizando cinco mil unidades. O valor será usado para compra de equipamentos, como máquina de corte a laser e impressoras 3D. Toda a produção será doada para profissionais de saúde de unidades hospitalares, ampliando o número de municípios contemplados.

Desde o fim de março, o campus de Sobral do IFCE vem produzindo as máscaras de acetato a partir de uma central de impressões 3D montada no campus com a parceria de outras instituições e de empresas. O uso do protetor facial, classificado como um Equipamento de Proteção Indivisual (EPI), é indicado no combate ao novo coronavírus como complemento às máscaras do tipo N95. As peças protegem a região dos olhos e, assim, diminuem o risco de contágio. Os equipamentos seguem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao todo, a Vale recebeu 1.858 propostas de soluções para combate a Covid-19 de todo o País. Desse total, foram selecionadas oito iniciativas. "Ficamos muito felizes. Começamos o projeto motivados por essa preocupação com a falta de EPIs, uma demanda muito importante nesse momento. Estamos cumprindo nossa missão ao contribuir com isso, buscando financiamento para desenvolver soluções tecnológicas que beneficiem a sociedade", diz o professor Rafael, frisando ainda a importância do trabalho em equipe. "Temos uma equipe de servidores e colaboradores parceiros empenhados nessa e em outras ações", finaliza.
 Equipe de Comunicação (IFCE Campus Sobral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores