sábado, 13 de março de 2010

SOBRAL CONSOLIDA SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA, SEGUNDO O IBGE


A cidade de Sobral, juntamente com Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, subiu um nível na escala de influência e hierarquia nas cidades brasileiras. Sobral agora faz parte do seleto grupo de 70 cidades em todo o Brasil que compõe a categoria "Capital Regional", com área de abrangência de 162 elementos.


Segundo o IBGE, na nova hierarquia das cidades, Fortaleza, que é metrópole, amplia sua área de influencia direta até as extensões de Teresina, capital do Piauí e São Luís do Maranhão, e reassume a rede de Juazeiro do Norte, que fazia parte de São Paulo, que por sua vez, perdeu áreas tambem para Curitiba e Brasília.


São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as três únicas Grandes Metrópoles Nacionais, ao mesmo tempo que o Rio e São Paulo fazem parte das chamadas Cidades Globais, com área de influência que extrapola as fronteiras do país.


Juazeiro do Norte e Sobral

O Ceará possui uma Metrópole, Fortaleza e duas Capitais Regionais: Sobral, no norte e Juazeiro, no sul do Estado.


Exercendo forte influência sobre grandes áreas, as duas cidades interioranas faziam parte da categoria Centros Regionais, juntamente com Crato e Parnaíba, no Piauí.


No novo estudo do IBGE, a promoção das cidades cearenses deve-se a forte concentração de bens e serviços oferecidos pelas duas cidades cearenses, que subiram para o nível 2 na hierarquia nacional. Crato por sua vez desceu para o nível Centro Subregional A, onde tambem se encontram Iguatu, Quixadá, Crateús e Itapipoca. No entanto, na área de influência macro, Crato, Juazeiro e Barbalha são vistas como centros integrados Capital Regional C.


Juazeiro é capital regional de 27 cidades do Cariri cearense, 5 de Pernambuco e 1 (uma) da Paraíba. Maior cidade do Interior, com população estimada em 245 mil habitantes, Juazeiro do Norte tem concentrado cada vez mais a liderança na Região, deixando Crato, a apenas 10 quilômetros de distância, com menor atuação no Cariri. Indústrias, serviços e comércio são o forte da cidade, que há bem pouco tempo pertencia à rede de São Paulo, quando o IBGE classificou a cidade como Mesopólo, juntamente com Sobral e Iguatu. Hoje, Juazeiro está integrada à rede de Fortaleza.


Juazeiro ainda influencia um Centro de Zona B e suas cidades interligadas: Brejo Santo (com duas cidades em sua rede), no extremo Sul, chegando a 30 o número de cidades da rede de Juazeiro somente no Ceará.


De todas as cidades do Estado, excetuando a capital, foi Sobral que mais consolidou sua área de influência. Somente na cadeia direta, são 29 cidades que compõe a rede sobralense, além de 4 Centros de Zona B e suas confluenciadas: Camocim (rede: Chaval e Barroquinha), Guaraciaba do Norte (rede: Croatá), Ipu (rede: Pires Ferreira) e São Benedito (rede: Carnaubal).


As cidades da rede de Sobral são: Alcântaras (CE), Bela Cruz (CE), Cariré (CE), Coreaú (CE), Forquilha (CE), Frecheirinha (CE), Graça (CE), Granja (CE)
Groaíras (CE), Hidrolândia (CE), Ibiapina (CE), Ipueiras (CE), Marco (CE), Martinópole (CE), Massapê (CE), Meruoca (CE), Moraújo (CE), Morrinhos (CE), Mucambo (CE), Pacujá (CE)
Reriutaba (CE), Santana do Acaraú (CE), Santa Quitéria (CE), Senador Sá (CE), Tianguá (CE), Ubajara (CE), Uruoca (CE), Varjota (CE), Viçosa do Ceará (CE) e vilas do Piauí que fazem fronteira com o norte do Estado.


Com a ampliação de serviços e o fortalecimento do comércio, a cidade de Sobral - que pode tornar-se Região Metropolitana em projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa - já começa a exercer, ainda que de forma tênue e bastante tímida, alguma influência sobre a rede de Parnaíba, no litoral piauiense, que faz parte da rede de Fortaleza e é diretamente influenciada pela capital cearense, e em menor intensidade, Teresina, capital do Piauí.


Dono do maior PIB e maior centro universitário do interior do Estado, e uma população estimada em 200 mil habitantes, Sobral passou por um processo de modernização e transformaçõo verificados a partir da administração do ex-prefeito e atual governador Cid Gomes, da ampliação do ensino universitário e da instalação de indústrias, notadamente a Grendene, a grande propulsora da economia local.


Nesse contexto, ocorre uma modernização e uma expansão nos setores comercial e de serviços. O primeiro conhece um crescimento extraordinário que é descrito por Holanda:


"Em 1996, Sobral apresentou um quadro composto por 408 estabelecimentos econômicos, no período que compreende dez anos se ampliaram enormemente, totalizando em 2006 cerca de 3.724 estabelecimentos cadastrados junto ao setor de arrecadação do município e/ou Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). As atividades estão distribuídas da seguinte forma: 58,32% pertencem ao ramo comercial, 31,98% aos serviços e 9,69% ao ramo industrial". (HOLANDA, 2007, p. 134).


É justamente essa concentração das atividades de comércio e serviços que consolidou as relações interurbanas estabelecidas entre Sobral e os municípios da região, o que condiciona deslocamentos de grande parte da população dos mesmos. Sobral torna-se assim um ponto luminoso na Região Norte do Ceará.


Hierarquia - Nível 1 (classificação):

Metrópoles Nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Metrópoles: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

Capitais Regionais - Nível 2 (classificação):


a. Capital regional A – constituído por 11 cidades, com medianas de 955 mil habitantes e 487 relacionamentos;
b. Capital regional B – constituído por 20 cidades, com medianas de 435 mil habitantes e 406 relacionamentos; e
c. Capital regional C – constituído por 39 cidades com medianas de 250 mil habitantes e 162 relacionamentos.


Fonte: IBGE. Imagens: André Adeodato.(Grande Sobral)

6 comentários:

  1. Vemos o quanto Sobral cresceu e vem crescendo nos ultimos anos. Mas creio que Sobral exerça enorme influência sobre cidades como Acaraú, Itarema, Cruz, Jijoca, mesmo estanto um pouco longe!
    Ficarei feliz se for realmente consolidada a Região Metropolitana de Sobral!

    ResponderExcluir
  2. mesmo sobral tendo o maior pib do interior,juazeiro do norte continua sendo a maior cidade do interior exercendo a maior ifluencia atras de fortaleza,pois seu pib informal é altissimo,por conta de suas grandes romarias!

    ResponderExcluir
  3. É mas a historia mudou agora juazeiro do norte é cidade mais rica de todo interior do ceará,perdendo apenas para fortaleza e maracanaú(maior distrito industrial do estado),juazeiro ultrapassou caucaia na região metropolitana e sobral que era ate então cidade mais rica do interior mais que cresce apenas com investimentos do governo do estado e juazeiro ñ,cresce com suas proprias forças EX:expansão do cariri shopping(será o maior shopping do interior do nordeste),outro shopping em construção!,grandes empresas como wall mart com 45 lojas a âncora sendo o hiper bom preço,edificios em construção até 26 andares e alguns chegando a 35 milhoes de reias!e alem disso seu pib informal é muito alto!,tambem são mais de dois milhoes e meio de romeiros por ano,ñ ha o q duvidar juazeiro cidade mais poderoza do interior do ceará!

    ResponderExcluir
  4. O QUE ACONTECE É QUE VARIAS CIDADES DO CEARÁ ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO ACELERADO NO CASO DE SORRAL E JUAZEIRO , QUE SEMPRE FORAM CIDADES DE GRANDE INFLUENCIA NO ESTADO,ALGUMAS PERDERAM ÁREA DE INFLUÊNCIA COMO CRATO , ARACATI E CANINDÉ, E OUTRAS SE DESTACARAM COMO ITAPIPOCA E IGUATÚ, ITAPIPOCA QUE JÁ SOMA 120 MIL HABITANTES, VEM SURPREENDENDO POIS ATÉ ENTAUM NO POLICIAMENTO ERA DEPENDENTE DO 4ª BATALHÃO DE CANINDÉ E HOJE JÁ SEDE DO 9ª BATALHÃO, NA ÁEREA HOSPITALAR,NA AÉREA COMERCIAL DE ITAPIPOCA É QUE NOTAMOS SEU CRECENTE DESELVOLVIMENTO ,POIS ESTÃO INSTALADA NA CIDADE A MAIORIAS DAS FILIAIS DAS GRANDES REDES VAREJISTAS DO CEARÁ E ALGUAMAS NACIONAIS, ACREDITO EU QUE ITAPIPOCA JA SOME UMA ÁREA DE INFLUENCIA DE MAIS DE 20 MUNICIPIOS EM SEU ENTORNO NO RAIO DE 80 KM .

    ResponderExcluir
  5. Tianguá é a cidade de maior influência na Ibiapaba, porém não é mencionada nenhuma vez

    ResponderExcluir
  6. Tianguá é a cidade de maior influência na Ibiapaba, porém não é mencionada nenhuma vez

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores