domingo, 9 de maio de 2010

CERVOS OU VEADOS, ESTÃO SENDO MORTOS EM ALCÂNTARAS


Agricultura em decadência, aumento das matas no município, e o reaparecimento frequente de animais considerados raros em nossa fauna, como a onça, e o veado e outros.

Animais são mortos e retirados na natureza são apresentados como um troféu. É comum na cidade a notícia de um ou outro caçador que tenha matado um veado a tiros de espingarda. Apesar de gostar a andar a noite, ao se sentir seguro o animal também é avistado durante o dia, e ao notar qualquer coisa diferente, levanta a cabeça e se mantém imóvel, com as orelhas em pé, pronto para a fuga, o que nem sempre é possível, pois apesar de muito veloz, o chumbo da espingarda é bem mais rápido. Muitas vezes o animal ferido vai cair em outro local.

A espécie é encontrada em Alcântaras, estamos falando do veado-campeiro, que além cervo-do-pantanal são as duas principais espécies das oito que ocorrem no Brasil.

Os veados, também chamados de cervos, são mamíferos considerados tímidos e praticamente indefesos e por isso são predados por quase todos os carnívoros, inclusive o homem principalmente por meio da destruição do seu habitat ou através da caça ilegal e indiscriminada. O que não podemos mais aceitar em nosso município de Alcântaras e em nenhum lugar, tem apenas uma cria de cada vez, o que dificulta ainda mais a sua multiplicação, e por isso a espécie está ameaçada de extinção.

Segundo o nosso blog apurou, a caça a esses animais em Alcântaras, são feitos principalmente por caçadores esportistas, ou seja, aqueles que embora utilizem a cerne para comer, mas são pessoas que não precisam da caça para sobreviver, e sim por pessoas assalariadas. E mesmo que não fosse não justificaria o crime.

Saiba mais:

Existem mais de 60 espécies de veados. Alguns tipos de veados vivem em desertos. Outros vivem em terras frias, em campos, pântanos, bosques ou florestas.

O veado-campeiro: Sua altura varia de 1,20m a 1,45 m, pesando de 30 a 40 kg. O comprimento do corpo com a cabeça varia de 1,1m a 1,3 m, e a cauda vai de 10 cm a 15 cm.

Escrito por Edilson Angelo
Imagem: Web, divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores