segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FALECEU RAIMUNDO FREIRE ALCÂNTARA

Raimundo Freire Alcântara, era o primeiro filho do casal Antônio Guilherme de Alcântara e Ermilinda Freire Alcântara.

Raimundo Freire deixou a  vila de São José dos Alcântaras (hoje Alcântaras) ainda adolescente, cerca de 15 anos de idade, e foi morar com parentes no município de São Gonçalo do Amarante onde viveu a maior parte de sua vida.  Lá ele teria mais chances de exercer a sua vocação para o trabalho.

Alguns de seus parentes em São Gonçalo era os primos de seu pai, o casal Maria Dolores Alcântara e Silva e  José Waldemar Alcântara e Silva, ex-Senador e ex-Governador do Estado do Ceará.
      
Por ter passado muito tempo afastado de sua terra, era um dos menos conhecidos da família Freire Alcântara. Poucos também sabem que um de seus ideais era ver emancipado a sua terra natal no qual contribui para a fato em 1957. Raimundo Freire também era leitor e coleccionador de jornais, revistas e livros, além de outros objetos.

Infelizmente tornou-se conhecido em Alcântaras, não pela sua cultura, mas sim pela fortuna e outros bens que acumulou ao longo de sua vida trabalhando nos diversos cargos públicos na cidade de São Gonçalo do Amarante próximo a região metropolita na de Fortaleza.

Raimundo Freire não deixou filhos.

Faleceu aos 96 anos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral na tarde de sábado 13/11 e seu sepultamento aconteceu na manhã de domingo 14/11 no Cemitério São José em Alcântaras.

Na foto a igreja Matriz da cidade de São Gonçalo do Amarante, que junto de Alcântaras, era também uma de suas pátrias.

Foto do Blog São Gonçalo Notícias.

3 comentários:

  1. Igreja que ele ajudou a construir, foi o encarregado da obra, fiscal, mestre-de-obras., tudo. Tive o prazer e a honra de conhecê-lo e ser seu amigo. São Gonçalo perdeu muito com a sua partida.

    ResponderExcluir
  2. Por muitos anos ele foi correspondente do jornal O Povo em São Gonçalo do Amarante, até o dia que ele me escolheu, me apresentou ao jornal e a Associação dos Jornalista do Interior – Aceji, tive a honra de lhe substituir, mas sempre contei com sua colaboração.
    Então você é sobrinho dele, prazer.

    ResponderExcluir
  3. Sou sobrinha neta de Raimundo Freire,quando criança ouvi muito falar a seu respeito pois o seu irmão que é meu avô sempre falava do grandioso homem que ele era.So tive o prazer de conhecê-lo ha alguns anos,anos estes que foram o suficiente ñ só para mim mas para toda nossa família se apegar e adimirar aquele grande homem.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores