Raimundo Freire Alcântara, era o primeiro filho do casal Antônio Guilherme de Alcântara e Ermilinda Freire Alcântara.
Raimundo Freire deixou a vila de São José dos Alcântaras (hoje Alcântaras) ainda adolescente, cerca de 15 anos de idade, e foi morar com parentes no município de São Gonçalo do Amarante onde viveu a maior parte de sua vida. Lá ele teria mais chances de exercer a sua vocação para o trabalho.
Alguns de seus parentes em São Gonçalo era os primos de seu pai, o casal Maria Dolores Alcântara e Silva e José Waldemar Alcântara e Silva, ex-Senador e ex-Governador do Estado do Ceará.

Infelizmente tornou-se conhecido em Alcântaras, não pela sua cultura, mas sim pela fortuna e outros bens que acumulou ao longo de sua vida trabalhando nos diversos cargos públicos na cidade de São Gonçalo do Amarante próximo a região metropolita na de Fortaleza.
Raimundo Freire não deixou filhos.
Faleceu aos 96 anos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral na tarde de sábado 13/11 e seu sepultamento aconteceu na manhã de domingo 14/11 no Cemitério São José em Alcântaras.
Na foto a igreja Matriz da cidade de São Gonçalo do Amarante, que junto de Alcântaras, era também uma de suas pátrias.
Foto do Blog São Gonçalo Notícias.
Igreja que ele ajudou a construir, foi o encarregado da obra, fiscal, mestre-de-obras., tudo. Tive o prazer e a honra de conhecê-lo e ser seu amigo. São Gonçalo perdeu muito com a sua partida.
ResponderExcluirPor muitos anos ele foi correspondente do jornal O Povo em São Gonçalo do Amarante, até o dia que ele me escolheu, me apresentou ao jornal e a Associação dos Jornalista do Interior – Aceji, tive a honra de lhe substituir, mas sempre contei com sua colaboração.
ResponderExcluirEntão você é sobrinho dele, prazer.
Sou sobrinha neta de Raimundo Freire,quando criança ouvi muito falar a seu respeito pois o seu irmão que é meu avô sempre falava do grandioso homem que ele era.So tive o prazer de conhecê-lo ha alguns anos,anos estes que foram o suficiente ñ só para mim mas para toda nossa família se apegar e adimirar aquele grande homem.
ResponderExcluir