terça-feira, 4 de setembro de 2012

7 MIL AGRICULTORES NO CEARÁ VÃO RECEBER O PAGAMENTO DO GARANTIA-SAFRA

Foto: Arquivo, zona rural de Alcântaras (março de 2009)

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento referente ao Programa Garantia-Safra para 7.141 agricultores em cinco municípios cearenses: Meruoca, Morada Nova, Mucambo, Quixadá e Saboeiro. A Portaria 25 do Ministério, que prevê a liberação, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4).

O pagamento vem auxiliar produtores rurais que moram em municípios onde foram detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho devido a estiagem.  A indenização será paga em até seis parcelas mensais, a partir deste mês, por meio de cartões eletrônicos da Caixa Econômica Federal.

Emergência

No Ceará, dos 184 municípios, 178 já decretaram situação de emergência. As mais afetadas ficam nas regiões do Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana onde, segundo a Defesa Civil estadual, vivem cerca de 2,5 milhões pessoas. 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta promete ser a mais rigorosa seca enfrentada pelo Estado nos últimos 19 anos e a quinta pior da história. Para especialistas, a situação ainda vai piorar.

Pagamento

Além do Ceará, o Garantia-Safra também vai auxiliar mais de 180 municípios em oito estados brasileiros – Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O valor do garantia-safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo programa são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Do Diário do Nordeste/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores