sábado, 29 de dezembro de 2012

A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO


Durante o Império Romano, as lutas de gladiadores, corridas e encenações, serviram para desviar a atenção da população que habitava os domínios romanos. (Link da imagem).

Texto: Douglas Alcântara 

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA

No Império Romano quando o momento era de crise, tudo era escasso, quando o momento político não era bom, os imperadores da época, para o povo se acalmar e não reclamar, e não se revoltar contra o poder dominante da época, era implantada a Política do Pão e Circo. Ou seja, os dominadores da época realizavam festas, apresentações, e muitos espetáculos para as classes trabalhadoras e para o povo em geral, porque assim enquanto as festas acontecia o povo não reclamava dos problemas sociais. Ao patrocinarem a diversão e a comida gratuitamente ao povo, o mesmo se esquecia, momentaneamente, desses problemas.

Dessa forma, o povo de barriga cheia e diversão garantida ficava mais calmo, pacífico e voltava para as suas casas sem reclamar e protestar das injustiças sofridas, se sujeitando ainda mais aos desmandos dos Césares da época e reelegendo esses políticos sem participarem ativamente do processo.

Com tanto Pão e Circo, não é de se admirar que o povo vote naquele que mais espetáculo propiciar ao povo, ou à classe de trabalhadores que recebem migalhas do sistema político, naquele que fez mais promessas ou deu mais “pão”.

 (Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores