sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"SE A MODA PEGA": MP entra com ação contra a Cagece por falta de água em Umirim

Por conta das constantes interrupções nofornecimento de água no município de Umirim, distante 109 km de Fortaleza, oMinistério Público do Estado do Ceará (MP) entrou com uma ação civil pública contra a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo o órgão, desde 2009, a empresa vem sendo oficiada para solucionar o problema.

Cidade ficou quase por completo sem água por mais de 15 dias Foto: Fabiane de Paula

De acordo com o promotor de Justiça, Cláudio Feitosa Frota Guimarães, responsável pela ação, a companhia deve ser obrigada a implementar de imediato o Projeto Global de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na cidade. Além disso, a Cagece deve tomar medidas paliativas para restabelecer o abastecimento, como, por exemplo, disponibilizando gratuitamente pelo menos 10 caminhões pipa por dia no município.

Até o momento, conforme o MP, a empresa não tomou as providências necessárias para solucionar o problema de abastecimento, que por várias vezes parou quase por completo por mais de 15 dias.

O promotor Cláudio Feitosa afirma ainda que "todas as classes sociais vêm sendo atingidas" pela falta d´água na cidade e pede que seja autorizada aos moradores dos bairros Cruzeiro, Tancredo Neves e Preguiça a suspensão do pagamento das contas de água até que o fornecimento seja normalizado, ficando a empresa proibida de cortar o abastecimento em razão do não pagamento da tarifa.

Na ação, o MP solicita também à Justiça que condene a Cagece a apresentar, em um prazo máximo de 30 dias, a Licença de Operação (LO) da Estação de Tratamento de Água (ETA) e as análises físico-químicas e bacteriológicas da água fornecida à população.

A redação web do Diário do Nordeste entrou em contato com a Cagece e foi informada que, até o momento, não foi notificada formalmente do processo, mas que após a notificação, as medidas cabíveis serão tomadas.

Diário do Nordeste Online

Deste 2009/2010 quando iniciamos com o blog/site, foram inúmeras e mais vezes a falta de água em Alcântaras e por problemas (vários) da CAGECE. Várias vezes ao mês, vários meses por ano...Se for por falta de água no Açude Pinga este ano, será a primeira vez na história, mas que a coisa é complicado aqui, É!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores