terça-feira, 22 de outubro de 2013

PRIMEIRO SALTO DE PARAQUEDAS É COMEMORADO NA PÁGINA DO GOOGLE

Doodle do 216º aniversário do primeiro salto de paraquedas (Reprodução da internet)

O doodle desta terça-feira (22) é uma homenagem ao primeiro salto de paraquedas feito há 216 anos atrás. O pioneiro no paraquedismo foi André-Jacques Garnerin, um parisiense que também inventou o artefato. Ele nasceu na França em 1769 e era engenheiro. Seu primeiro salto de paraquedas foi realizado no dia 22 de outubro de 1797, utilizando um material confeccionado de seda.  Atualmente o paraquedas é feito com um tecido leve e forte de nylon.

A história da experiência com paraquedismo é bem curiosa. Garnerin foi capturado pelas tropas britânicas durante a primeira fase das guerras napoleônicas. Logo em seguida ele foi entregue aos austríacos. Depois de solto é o engenheiro fez sua primeira experiência com paraquedas. Ele saltou sobre o parque de Monceau, em Paris. Após uma descida de mil metros Garnerin aterrissou próximo a uma multidão que assistia o seu feito.

Quando Garnerin tinha 34 anos é que fez um voo mais longo em 1803. Na ocasião ele percorreu cerca de 395km entre Paris e Clausen.

O inventor do paraquedas morreu na capital francesa em 1823, enquanto construía um balão.

Hoje, o paraquedismo é praticado por esportistas que saltam de aeronaves ou lugares fixos, com um artefato que diminui a velocidade da queda, tornando possíveis saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores