segunda-feira, 21 de outubro de 2013

LIVRO SOBRE O SÍTIO HISTÓRICO DE SOBRAL SERÁ LANÇADO DIA 22


Sítio Histórico de Sobral – Monumento Nacional

Fruto da tese de doutorado do arquiteto Romeu Duarte, a obra retrata a história e o patrimônio arquitetônico de Sobral, com ênfase nas administrações municipais de 1997-2000 e 2001-2004 (gestão Cid Gomes), 2005-2009 e 2009-2010 (Leônidas Cristino) e 2010 até hoje (Clodoveu Arruda). O sentimento de “sobralidade” e o processo de tombamento e gestão do sítio histórico, assim como as fotos de Leopoldo Kaswiner e o projeto gráfico de Henrique Baima são destaques do livro.

Sob a sombra generosa das copas das árvores da Praça São João, em Sobral, dois grupos de moradores se reúnem para um carteado, em flagrante do fotógrafo Leopoldo Kaswiner, no livro de autoria do arquiteto e pesquisador Romeu Duarte, Sítio Histórico de Sobral – Monumento Nacional. A cena, uma de tantas sobralidades retratadas no estudo, vem em página dupla, logo no início, como um convite para se desvelar, aos poucos, seu entorno e todo o processo de tombamento do Sítio Histórico da cidade. Esse é um dos múltiplos olhares da tese de doutorado que acabou virando livro e é, “antes de mais nada, uma homenagem a esta cidade e a seu povo”, como atesta o autor.  Publicado através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet, do Ministério da Cultura), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrocínio da Grendene, por ocasião de seus 20 anos de implantação em Sobral, e realização da Lumiar Comunicação e Consultoria, o livro será lançado no dia 22/10, às 19h, na Casa da Cultura (Av. Dom José, 881, Centro).

Os sabores de caminhar pelas praças, vielas, calçadas com cadeiras de balanço, igrejas, reisados, degustando fartes e torresmos, ouvindo conversas de pé de ouvido são o pano de fundo para um mergulho nos tesouros arquitetônicos e humanos de uma cidade, que conta sua própria história, em busca da recuperação e preservação de sua arquitetura. Esse esforço resultou no tombamento, ainda nos anos 90: “Trata-se de uma análise do processo de tombamento e gestão urbana do sítio histórico de Sobral, protegido pelo IPHAN, em 1999. Apresenta-se a história da cidade, algo das experiências nacionais e internacionais sobre preservação urbana, o processo de tombamento, a trajetória da gestão (com os projetos que foram concretizados) e o enfoque do sítio histórico como monumento, documento, empreendimento e instrumento – esta é a hipótese principal de minha pesquisa”, declara Romeu Duarte, que defendeu a tese do curso de doutorado interinstitucional (UFC e USP), em Arquitetura e Urbanismo em 2012, na FAU-USP. O estudo, feito entre os anos de 2008 a 2012, abrange o início da gestão de Cid Gomes como Prefeito Municipal de Sobral até os nossos dias.

O cotidiano dos sobralenses, suas igrejas, monumentos, prédios, paisagens e costumes, captado pelo olhar sensível do fotógrafo Leopoldo Kaswiner, é um espetáculo à parte, que enriquece a obra bilíngue e dá ao leitor a sensação de estar dentro de um passeio pela tradição e cultura de Sobral. Com projeto gráfico de Henrique Baima, texto, imagem parecem andar pelo Sítio Histórico, destrinchando o passado, o presente e o futuro de uma cidade, em sua formação e evolução urbana desafiadora. Para Alexandre Grendene, fundador da empresa que patrocinou a obra, “as diversas faces do Sítio Histórico de Sobral (...) tão fartamente expostas neste livro, são o alicerce para a construção de patrimônio urbano capaz de resguardar e reproduzir a história do povo local”. Na opinião do prefeito Clodoveu Arruda, “este livro, na verdade um poema escrito para uma cidade, é mais um capítulo na história que construímos, na história de uma Sobral que respeita o seu passado, mas que tem os olhos voltados para o futuro”, conclui.

Em seus dez capítulos, divididos em 300 páginas ricamente ilustradas em uma sofisticada edição, o livro é um roteiro para se conhecer e aprofundar nos encantos e peculiaridades de Sobral: sua memória, o poder local, a elite, o imaginário e a participação popular, o patrimônio cultural, o patrimônio imaterial, o processo de tombamento e a gestão urbana. Um roteiro para moradores e gestores de cidades históricas que devem “fortalece-las e revitalizá-las, integrando e equilibrando suas partes e, de modo especial, encontrando uma vocação sustentável para seus conjuntos urbanos tombados”, finaliza o pesquisador.

ROMEU DUARTE JUNIOR (Belo Horizonte/MG, 1959) é arquiteto e urbanista, professor da Universidade Federal do Ceará, ex-presidente nacional do Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil e ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará.

LEOPOLDO KASWINER (Fortaleza/ Ce, 1960) é fotógrafo, atua nas áreas de fotojornalismo, fotografia publicitária e arquitetônica, além de desenvolver trabalho autoral que resultou nas séries “Homens do Couro” e “Homens do mar”. Entre as diversas publicações, workshops e exposições das quais participou, destaca-se “Wilden Herzen – Fotografie aus Lateinamerika” (Coração Selvagem – Fotografia da América Latina, Munique, Alemanha, 1992) , em celebração aos 500 anos das Américas.
Lançamento:
Sítio Histórico de Sobral – Monumento Nacional, de autoria de Romeu Duarte Junior
Data: 22/10
Local: Casa da Cultura –Av. Dom José, 881, Centro
Contato: Lumiar Comunicação e Consultoria – Dora Freitas – (85) 31333500/99093139

-- 
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

Agradeço pelo 'aos convites' que foram enviados para o nosso contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores