sábado, 23 de maio de 2015

DEPUTADOS ESTADUAIS VISITAM OBRAS DO CINTURÃO DAS ÁGUAS

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), e uma comitiva formada por outros 11 deputados estaduais visitaram, na manhã desta sexta-feira (22/05), ao lado do governador Camilo Santana (PT), as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e da Barragem de Jati, que receberá as águas da transposição do rio São Francisco. Os parlamentares também conheceram o ponto de captação, sistema por meio do qual as águas do São Francisco entrarão no CAC, que fica localizado na cidade de Missão Velha.

Ao longo da visita, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, destacou a importância da visita dos deputados às obras. Para ele, o momento serve para mostrar que as obras não estão paradas, diferentemente do que afirmam algumas pessoas. “Hoje estamos vendo in loco essa gigantesca obra da qual muitos só vêm mostrando o lado negativo. O que podemos observar é que o trabalho está avançado e logo será resolvido o problema hídrico do estado do Ceará”, afirmou.
Ainda segundo Zezinho, após a visita, será feito um relatório sobre os pontos que mais chamaram a atenção da comissão.

Próximas etapas
O governador Camilo Santana explicou que as águas do São Francisco deverão chegar à barragem Jati até o segundo semestre de 2016. De acordo com o governador, com a chegada das águas à Barragem de Jati, dois terços da população cearense não enfrentarão mais problemas com a falta d’água.

“Vamos ver se a gente consegue pressionar para que o prazo seja cumprido. A transposição fará com que haja segurança hídrica para dois terços da população do Ceará. E vamos ver agora o trecho do Cinturão das Águas que levará água para o lado oeste do Estado através de túneis com tecnologia avançada. Para mim, a prioridade é a água chegar até o Riacho do Porto e Jati”, destacou.
Segundo o deputado Welington Landim (Pros), que por diversas vezes levou o assunto da transposição à tribuna da Casa, a visita serviu para alinhar a sociedade e os deputados com o que está acontecendo de verdade. “É a maior obra do Nordeste, e já estamos com mais de 50% concluída dentro do Estado”, comemorou.

Já o deputado Elmano Freitas (PT) afirmou que não conhecia a proporção da obra. Segundo ele, o projeto orgulha todo o povo cearense. “Tinha visto no papel, mas nada como ver a obra. É impressionante e orgulha qualquer nordestino. Aqueles que falam que a obra não existe, gostaria que viessem aqui. Mais importante ainda é o dia em que assistirmos a essa água correndo e resolvendo os problemas dos nossos irmãos cearenses”, pontuou.

Municípios beneficiados
O Cinturão das Águas, no trecho 1, vai atender diretamente as cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô. A obra busca dar maior sustentabilidade e segurança hídrica ao Estado.

Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões - enterrados e aéreos - para a travessia dos cursos de água, além dos túneis. Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis, que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.

Também participaram da visita os deputados Evandro Leitão (PDT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Zé Ailton Brasil (PP), Moisés Braz (PT), Odilon Aguiar (Pros), Robério Monteiro (Pros), Tin Gomes (PHS) e  Naumi Amorim (PSL), além do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.
Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará (Fotos: Edson Junior Pio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores