sábado, 27 de abril de 2013

OS EFEITOS DA SECA EM ALCÂNTARAS

Numero de comunidades atendidas pela “Operação Pipa” salta de 19 para 28.

A longa estiagem que assola o nordeste, tem causado grandes prejuízos em toda região. Na cidade de Alcântaras, Estado do Ceará a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil anunciou que mais nove comunidades solicitaram abastecimento por caminhão pipa. 

Até o mês de abril de 2013 cerca de 19 comunidades já estariam sendo abastecidas  a dez meses pela operação municipal, já a Estadual coordenada pelo Corpo de Bombeiros do Estado somente veio a se concretizar 11 meses após a solicitação e depois de várias denuncias sobre o descaso para com o município serrano. Parte da água que abastece comunidades rurais de Alcântaras está sendo trazida do SAAE de Sobral, enquanto outra parte gerenciada pelo município é captada em poços artesianos na sede do município. 

A situação é critica, pois o único reservatório de água superficial da cidade está com menos de 5% de sua capacidade e só poderá suprir o consumo da sede que é de 540m³ de água diários até o mês de junho, segundo informações da Cagece. As chuvas em Alcântaras estão 78% abaixo da média e até o momento apenas 58mm foram registrados em todo o mês de abril, o menor volume pluviométrico da região. A cidade tem aos poucos recebidos investimentos do Governo do Estado como as 1107 cisternas de polietileno e outras 200 de placa que serão instaladas no município, mas que só servirão para armazena água no próximo inverno. Segundo a COMDEC, Alcântaras também será contemplado com kits doados  pela Defesa Civil do Estado as vitimas afetadas pela seca no Estado.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores