quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA A OLHO NU NA MADRUGADA DESTA SEXTA, 12

 Imagem: Reprodução/Nasa/JPL
A chuva de meteoros poderá ser melhor vista ao Norte, à uma da madrugada, aproximadamente. O fenômeno conhecido como Perseidas acontece anualmente no mês de agosto.

Todos os anos, no mês de agosto, uma chuva de meteoros chamada Perseidas pode ser vista a olho nu. Estima-se que entre 60 e 80 estrelas cadentes passarão pelo céu por hora durante esta noite. A Nasa acredita que o fenômeno neste ano seja o mais brilhante em comparação com os anteriores mais recentes e que no ápice, a queda de 200 meteoros poderá ser admirada. A Perseidas acontecerá na madrugada de hoje, 11, para amanhã, 12. 

O melhor horário para ver a chuva de meteoros será por volta da uma da manhã. Mesmo com a poluição e a luminosidade diferenciada das “cidades grandes”, a chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu. Em vídeo divulgado pela NASA no YouTube, a cientista Riahnnon Blaauw, afirma que para ver bem o fenômeno, deve-se passar certo tempo observando o céu antes que aconteça, para que os olhos se adaptem à luminosidade. A Nasa afirma que 45 minutos seria um tempo ideal de antecipação. 

Para achar o norte, onde a chuva poderá ser vista com maior facilidade, aponte o braço esquerdo para o lado em que o Sol se põe (oeste) e o braço direito para o lado em que o Sol nasce (leste). A sua frente será o Norte. 

A Perseidas tem esse nome pois acredita-se que seus meteoros são provenientes da constelação de Perseus, que é a mais vísivel localizada ao norte. Apesar de popularmente serem chamadas de “estrelas cadentes”, as chuvas de meteoros acontecem devido à partículas do cometa Swift-Tuttle que entram na Terra em velocidade estimada em 59km por segundo e queimam, deixando um rastro luminoso.

 O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores