segunda-feira, 7 de abril de 2014

EXÉRCITO VAI PERFURAR MAIS 200 POÇOS NO CEARÁ. MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS ESTÁ ENTRE OS BENEFICIADOS

O Exército Brasileiro vai perfurar mais 200 poços profundos em 20 municípios cearenses. A perfuração dos poços faz parte da Operação Pipa, executada pelo Exército, nos Estados do Ceará e Piauí. No Ceará serão perfurados 200 poços profundos em 20 municípios. 

O investimento será de R$ 8,8 milhões, segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Coronel Claudemir Rangel. “A quantidade de municípios foi definida pelo Grupo de Trabalho (GT) de abastecimento d'água que temos aqui no Comitê da Seca para acompanhar essas demandas”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário e Coordenador do Colegiado, Nelson Martins. O GT é formado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Os municípios beneficiados são Crateús, Nova Russas, Quiterianópolis, Catunda, Ipaporanga, Alcântaras, Morrinhos, Irauçuba, Pereiro, Potiretama, Miraíma, Canindé, Palmácia, Piquet Carneiro, Pacoti, Mulungu, Aratuba, Pedra Branca, Itatira e Ererê. O Exército Brasileiro já perfurou 61 poços profundos no Estado do Ceará desde 2012.

Além do Exército, a Defesa Civil do Estado vai instalar mais 346 poços em 58 municípios, com 56 dessalinizadores e 290 chafarizes. Segundo o major Wagner Maia, Chefe da divisão de Engenharia do órgão, as Prefeituras Municipais devem encaminhar o Plano de Trabalho para que as obras sejam iniciadas.

De fevereiro a novembro de 2013, a Defesa Civil Estadual já limpou, bombeou e instalou 317 poços profundos, com 60 dessalinizadores e 257 chafarizes, tendo investido R$ 13,34 milhões. O secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador estadual do Comitê, Nelson Martins, agradeceu a contribuição do Exército Brasileiro, tanto na perfuração de poços profundos como na Operação Carro-Pipa. “Estamos contando com a importante colaboração do Exército Brasileiro nessas operações que são fundamentais para o atendimento emergencial das famílias que mais precisam”.

O secretário destacou ainda que o Programa Água para Todos e o projeto São José III são os programas que vão universalizar o abastecimento no Ceará até o final de 2014, atendendo a meta definida pelo Governo do Estado.

Da Assessoria de Comunicação da SDA (04.04.2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores