quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

INSTITUTO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DE CÂNCER NO ÚTERO E MAMA

No Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) faz um alerta para a prevenção do câncer do colo do útero e de mama. No IPC, são realizados em média 500 atendimentos por dia, desde consultas ginecológicas a pequenas cirurgias e mamografias a mulheres em tratamento ou suspeita da doença. Nesta quarta-feira (04), durante todo o dia, as pacientes receberam informações, orientações e atividades de educação para prevenção e controle das doenças.

O IPC, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi o primeiro serviço de prevenção do câncer no Ceará. Inicialmente realizava somente a prevenção do câncer genital feminino. Depois incorporou outros serviços, entre eles diagnóstico precoce do câncer de mama e pele. O acesso dos pacientes aos serviços ocorre através das centrais de marcação de consultas do Estado e do município de Fortaleza. Mesmo assim, ainda realiza atendimento primário em prevenção do câncer ginecológico por demandas espontâneas, gerando referência secundária interna, o que possibilita a capacitação de profissionais para pesquisas feitas no IPC.

Dentre todos os tipos de câncer, o do colo de útero, é o que apresenta um dos mais altos índices de cura, se diagnosticado precocemente. A prevenção da doença é feita através da realização regular de exames preventivos, sobretudo o Papanicolaou, que detecta a doença nos estágios iniciais, aumentando assim as chances de sucesso do tratamento. O exame é simples, e realizado com a coleta de material do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 64 anos devem fazer. Mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.

Mais informações clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores