sábado, 28 de junho de 2014

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO PEDRO EM LANCHINHA - ALCÂNTARAS, SEGUE HOJE 28/06 COM A REALIZAÇÃO DA ÚLTIMA NOVENA

Igreja de São Pedro em Lanchinha está interditada - Foto arquivo VN
A última novena da Festa de São Pedro acontece hoje, dia 28 de junho. Mas diferente de anos anteriores, toda a programação do festejo não está acontecendo na Capela local e sim em um estabelecimento particular.

Um desentendimento entre os doadores da igreja e a administração paroquial, levou a este fato, onde comunidade encontrou como solução a realização da festa bem ao centro do povoado, em um local que antes era reservado a realização de festas dançantes. As comemorações a Padroeira São Pedro em segue normalmente e bastante movimentada.

Dia de São Pedro (29 de junho)

Este pescador tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. Ele é "O porteiro do céu".

A tradição popular interpreta uma passagem bíblica, em que Jesus Cristo diz: "Eu te darei a chave do reino dos céus. A quem abrires será aberta. A quem fechares será fechada".

Assim como Santo Antônio, o dia em sua homenagem é o mesmo de sua morte, que aconteceu em Roma, em 64 d.C. Acredita-se que tenha sido viúvo, um dos motivos para a devoção das viúvas ao santo. Também é costume acender fogueiras e realizar procissões em sua homenagem no dia 29 de junho. Ritmos e danças típicas das festas juninas. (Do site Nordesteweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores