sábado, 22 de agosto de 2009

Vereadora do PT pede "passagem molhada" para comunidades rurais de Alcântaras.


Para um pequeno público presente ontem na Câmara Municipal de Alcântaras, com clima menos tenso como é de costume naquela casa legislativa, projetos e requerimentos importantes foram aprovados e beneficiarão a população.

É uma situação lamentável o interesse da população apenas quando há escândalos políticos. Ontem mesmo foi aprovado na Câmara Municipal de Alcântaras, o (Projeto de Decreto Legislativo de n° 11/2009) Prêmio Alcântaras por uma Educação melhor, de autoria do vereador Antônio Marcos do PRP, que quando colocado em discussão foi aprovado por unanimidade

Ainda, a vereadora do PT Cleuvilandia Menezes Costa Machado (foto) apresentou três requerimentos de sua autoria. Sendo uma passagem molhada para a localidade de Algodões, outra para o sítio Cajueiro e outra para a localidade sítio Alegre. Colocados em discussão os requerimentos também foram aprovado por unanimidade, apenas o vereador José Maurício do PRP não votou pois não compareceu a seção.

Outros assuntos ainda foram discutidos na noite, como o à construção da sede própria da nova câmara municipal e ser construída do na avenida Antônio Rocha Freire, e outros assuntos lamentáveis como o suposto mau atendimento da Saúde por parte de funcionários do Hospital Municipal e do transporte hospitalar que não estaria chegando com eficiência nas comunidades do Maia e Bela Vista.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O clima deverá esquentar entre Sindicato dos Servidores Públicos e Prefeitura de Alcântaras


O Sindicato dos servidores Públicos de Alcântaras está convocando os seus filiados a se fazerem presentes amanhã sábado 22/08 no prédio do Kátia Social Clube na rua Antonio Cunha no centro de Alcântaras para uma Assembléia Geral Extraordinária.

Em primeira convocação às 14:00 horas com 2/3 dos associados; ou em segunda e ultima convocação no mesmo dia e local às 15:00 horas, com qualquer numero de presentes associados. Ainda , as deliberações serão tomadas por maioria simples dos presentes.

A diretoria do Sindican através do seu presidente Francisco Charles Moreira de Menezes e seus convocados, discutirão assuntos da ordem do dia, na palta:
I .Suspensão imediata da reposição dos dias paralisadas;
II. Piso Salarial Nacional do Magistério;
III. Paralisação das atividades;
IV. Outros informes de interesses dos associados;

O Sindican que neste ano travou uma queda de braço com a administração municipal , fazendo uma greve (foto) que durou cerca de 35 dias entre os meses de Abril, Maio e Junho. No final entraram em um consenso. Porem o clima deverá esquentar novamente entre o sindicato e prefeitura e um novo capítulo do movimento sindical deverá reacender.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aterros Sanitários,"Município de Alcântaras adere ao Consórcio Intermunicipal"


O Município de Alcântaras, através do Senhor Prefeito Raimundo Gomes Sobrinho (foto) assinou na manhã de quarta-feira 19/08 o Protocolo de Intenções que firma compromisso em participar do Consórcio Regional de Aterros Sanitários.

A assinatura aconteceu através do acompanhamento do assessor Jurídico Fernando Freitas do Instituto para Desenvolvimento de Consórcios (IDC), do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município Francisco Eneudo, e do Presidente da Câmara Municipal Antônio Marcos.

Ao todo no Estado do Ceará serão construídos 12 aterros sanitários consorciados. Um deles provavelmente será sediado em Sobral e tratará o lixo de 15 municípios da região: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha,Groaíras, Massapé, Graça, Meruoca, Moraújo ,Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, e Senador Sá.

Ainda outros 3 consórcios serão sediados na Zona Norte:Camocim, Viçosa do Ceará e São Benedito.

Influenza A (H1N1), Secretaria de Saúde de Alcântaras promove palestra


A Secretaria de Saúde de Alcântaras, realiza durante toda a manha de hoje 20/08 no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais palestra sobre a gripe A (H1N1).

A palestra proferida pela Secretaria de Saúde do município, visa esclarecer sobre as principais dúvidas a respeito do novo vírus que está assustando o mundo. Professores, diretores além de secretários e coordenadores escolares participam do evento, além de técnicos da saúde e da assistência social que tem um maior contato com muitas pessoas, principais crianças, idosos e gestantes que são os alvos principais da gripe.

O Palestrante é o Dr Carlos Eduardo, médico do Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro do Junco e também do Posto de Saúde do povoado de Rosápolis.

Aqui alguns sintomas da Gripe Comum e da Influenza A:

Febre: não chega a 39°. Início súbito a 39°.

Dor de cabeça: De menor intensidade. Intensa.

Calafrios: Esporádico. Freqüentes.

Dor de garganta: Acentuada. Leve.

Tosse: Menos intensa. Seca e contínua.

Muco (catarro): Forte e com congestão nasal. Pouco comum.

Dores musculares: Moderado. Intenso.

Ardor nos olhos: Leve. Intenso.

Foto: Blog olhos de Tigre

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia Mundial da Fotografia !


Hoje,19 de Agosto, é o dia mundial da fotografia; através de uma imagem fotográfica, o passado e o presente imortalizados para o futuro em um olhar único.

A magia da fotografia é uma só, seja, desde as primeiras surgidas, até as modernas maquinas digitais de hoje. O ansioso resultado após um clik, apenas encurtou, mas o encanto de fotografar apenas aumentou. Com uma imagem fotográfica, o que se passa por trás dela, é apenas fruto da imaginação de quem a vê, e a lembrança eterna de quem a fotografou.

Na Visão fotográfica de hoje, o Penhasco Talhado da Ventura (distrito). Um lugar encantado que toda vez vou a ele, é como se fosse a primeira vez.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Internet, "novo serviço na cidade deverá acirrar a concorrência"



Um novo provedor de Internet deverá acirrar a concorrência de serviço de Internet em Alcântaras.

Segundo um dos proprietários da nova empresa, o serviço está em fase experimental e brevemente irá disponibilizará Internet de alta qualidade e desempenho, sendo também com monitoramento de 24 horas.

Atualmente muitos usuários de Internet na cidade estão descontentes com os serviços prestados pela única empresa privada na cidade. Inclusive com brigas judiciais de clientes reclamando pelo suposto mau serviço prestado.

O modo de transmissão na nova empresa será via rádio e com limites de clientes instalados para que possa manter um desempenho e qualidade desejável.

Para mais Informações poderão obter pelo telefone 3640-1004. (Francisco Helton)

Alcântaras realizará a V Conferência Municipal de Assistência Social


O Conselho Municipal de Assistência Social de Alcântaras CMAS, promoverá a V Conferência Municipal. O Tema será “Participação e Controle Social no Suas”.

O evento que está marcado para iniciar as 8:00 da manhã no Centro Comunitário Luiza Távora terá duração de 8 horas e discutirá a problemática do Sistema Único de Assistência Social focalizando o trabalho e ações desenvolvidas no município de Alcântaras. Participarão do evento convidados representantes de todos os projetos desenvolvidos no município além de outros seguimentos e instituições da sociedade civil.

O evento será presidido pelo senhor Airton Freire Aguiar Presidente do CMAS. Será realizado com o apoio da prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação Social.

Instalação do Cinturão Digital vai começar na próxima terça-feira (25)


A implantação dos primeiros trechos ligará Morada Nova a Fortaleza e Fortaleza a Sobral.

O governador Cid Gomes acompanhou na manhã desta segunda-feira (17/08) os testes dos primeiros cabos de fibra ótica que formarão o Cinturão Digital do Ceará (CDC). No total, serão 2.205 quilômetros de cabos que ligarão todas as regiões do Estado, levando internet banda larga para 82% da população urbana cearense. Os trabalhos de instalação dos primeiros quilômetros de cabo começam na próxima terça-feira (25/08) em Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe.

Com o objetivo de verificar se os cabos de fibra ótica que chegaram para o Cinturão Digital do Ceará estão de acordo com o especificado no edital, o governador foi vistoriar os primeiros testes. "Os cabos precisam estar corretos para que este projeto, que poderá revolucionar as comunicações e o acesso à banda larga em nosso Estado, seja bem sucedido", afirmou Cid. Os testes, feitos com equipamentos modernos que captam a qualidade dos cabos, foram satisfatórios. "Já podemos iniciar a instalação", afirmou o governador, acompanhado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.

O projeto do Cinturão Digital do Ceará, que conta com investimento de R$ 49,2 milhões, formará um anel de mais de 2 mil quilômetros de fibras que terão como estações principais as cidades de Fortaleza, Crato (Cariri), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Banabuiú (Sertão Central) e Sobral (Região Norte). A partir dessa infraestrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, em cada município.

Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infraestrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps. Nessa primeira fase de implantação do CDC, duas frentes de trabalho estão montadas com duas equipes cada. Na próxima segunda-feira (24/08), as ações de instalação começarão no trecho que liga Morada Nova a Fortaleza e, em seguida, se iniciará a instalação do trecho que liga a Capital a Sobral.

Coordenadoria de Imprensa do Governo
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101-6247)

domingo, 16 de agosto de 2009

Comunidades Rurais de Canindé e Alcântaras trocam experiências.


Foi pensando no presente e no futuro em relação à sobrevivência do homem e natureza no semi-árido cearense; assim é o interesse e pensamento comum entre duas comunidades rurais do interior do Ceará. São Bento e Belém do eixo do Vale do Coreaú no município de Alcântaras e Iguaçú no Sertão de Canindé.

O encontro realizado no sábado 15/08, foi promovido pela Fundação de Saúde e Integração Social (CIS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O encontro, com o intuito de conhecer as obras do Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental (PRODHAM) realizados naquela comunidade de Canindé voltados para a preservação e recuperação de áreas degradadas, são projetos pilotos realizados em microbacias hidrográficas de municípios da região do semi-árido cearense.

No outro lado da situação, a fundação CIS, que desenvolve ações como o projeto dos micro-corredores ecológicos da Bacia do Vale do Coreaú, que vai de Alcântaras na serra da Meruoca até Ubajara no Planalto da Ibiapaba. Nas comunidades de São Bento e Belém onde a fundação CIS tem um projeto demonstrativo de convivência do semi-árido financiado pelo o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Assim essas comunidades organizaram esse encontro a fim de trocarem experiências e ações de que visam à recuperação de áreas degradas e assim manter uma boa relação entre homem e natureza a fim de preservar o meio ambiente de modo sustentável e equilibrado para que nem o homem e nem a natureza fiquem com prejuízo, afinal sem esse equilíbrio os dois são ameaçados, o homem e Meio Ambiente.

Em nome do PRODHAM o técnico da Secretaria de Recursos Hídricos Doutor Joaquim Favela, apresentou as experiências realizadas na comunidade, além do Senhor Napoleão representante da comunidade. Pela Fundação CIS, o Senhor Benedito Lourenço presidente da Fundação, o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras, Francisco Eneudo, e os agricultores do Belém e São Bento viam e ouviam atentamente as experiências, onde o senhor Araújo representando a comunidade de Alcântaras falou da problemática das dificuldades enfrentadas por eles em relação à agricultura e meio Ambientes.

Na foto Dr. Joaquim Favela, Francisco Eneudo e Benedito Lourenço.

Alcântaras do Mato Grosso ?




Laia a reportagem do Jornal Diário de Cuiabá 16/08/2009.

Tabaporã treme como cidade-líder do país.

Somente este ano, município, localizado no norte de MT registrou 10 tremores, semelhante à cidade de Alcântaras (CE), que mais tem abalos no Brasil.

A terra tremeu 10 vezes este ano no município de Tabaporã, a 630 quilômetros ao norte de Cuiabá. De acordo com dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, os tremores ocorridos neste município empataram com a cidade de Alcântaras, no Ceará, líder no ranking da sismologia brasileira. Tabaporã e Porto dos Gaúchos, esta a 645 quilômetros da Capital, registraram juntas 15 sismos só este ano.

Num único dia, 24 de julho, Tabaporã sentiu dois abalos no espaço de três horas. O primeiro aconteceu às 3h32, com intensidade de 2.7 na escala richter. O outro foi às 6h07 e veio com mais força, de 3.1 da mesma escala. Esse último tremor foi de longa duração se comparado às ocorrências sísmicas de 200 segundos ou mais de três.

No início deste mês, dia 1°, Tabaporã voltou a tremer por duas vezes consecutivas, ambas com magnitude de 2.1. Nos meses anteriores, os terremotos tiveram intensidades diversas, variando de 2.0 a 3.1, como mostra o Observatório.

Em 26 de junho, por exemplo, o abalo foi de 2.5. Quatro dias depois, o tremor ressurgiu com mais força, de 3.0, como aponta a lista “últimos terremotos brasileiros”, publicada no site oficial do Observatório.

Portos dos Gaúchos, que fica a 80 quilômetros de Tabaporã, é um município conhecido mundialmente entre os estudiosos de sismos por ter registrado o maior terremoto brasileiro, com 6.6 na escala richter em janeiro de 1955, época em que era desabitado.

Quarenta e três anos depois, em 1998, já com habitantes, a terra voltou a tremer forte assustando os moradores. O fenômeno se repetiu com potência de 5.2, em março de 2005, surpreendendo a população na madrugada, causando pequenas rachaduras em paredes e queda de objetos.

O monitoramente recente mantém a cidade em posição de destaque. Este ano, por exemplo, o observatório acompanhou três tremores em seqüência, no mês abril, nos dias 5, 6 e 7. A intensidade desses variou de 2.1 a 2.8.

Os terremotos dos dois municípios tiveram como epicentro (origem) um ponto a cerca de 40 quilômetros da área central das cidades.

O prefeito de Tabaporã, Edison Rosso, se surpreendeu ao tomar conhecimento, por meio do Diário, que seu município lidera as estatísticas de terremotos. Entretanto, Rosso confessou que sentiu a terra tremer, talvez no dia 24 de julho, quando a magnitude da onda sísmica chegou a 3.0.

Rosso disse que os eventos sismológicos são comentados na cidade e causam temor entre os moradores, embora não mudem a rotina da cidade. Conforme ele, a prefeitura não pensa em adotar ou debater esses fenômenos. No entendimento dele, divulgar essas informações poderia intimidar quem planeja transferir residência ou fazer investimento na cidade.

A telefonista da prefeitura, Edimara dos Santos Alves, disse que se recorda deu um tremor há mais de 10 anos, o único que realmente ela sentiu. Ela comentou achar engraçado e, ao mesmo tempo, assustador falar desse assunto. “As pessoas têm medo, principalmente porque desconhecem as causas e não sabem até onde vão os riscos de tremores”.

ALECY ALVES
Da Reportagem

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores