sexta-feira, 25 de março de 2011

PROJETOS VOLTADOS PARA A SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS RECEBEM RECONHECIMENTO DO GOVERNO ESTADUAL

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, promovido pela SRH  - Secretaria dos Recursos Hídricos em Fortaleza nesta  última quarta-feira,23, representantes de várias instituições localizadas na 11 bacias hidrográficas do Ceará foram homenageados devido  a importante atuação em defesa dos recursos hídricos e meio ambiente do Estado, estando entre os homenageados o Presidente da Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, que recebeu certificado de reconhecimento devido o sucesso do Projeto Sabão Ecológico, que há um ano vêm sendo desenvolvido pela ECOS em Alcântaras.

Sustentabilidade dos Recursos Hídricos na SRH

Ação sustentável como sendo aquela que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades, foi ponto de vista comum entre o palestrante professor José Carlos Araújo, da Universidade Federal do Ceará, que falou sobre a “Sustentabilidade dos Recursos Hídricos”, e os debatedores, dirigentes e técnicos do Sistema SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e SOHIDRA-Superintendência de Obras Hidráulicas, além de usuários de água e diretores dos onze Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará.

O encontro cumpriu mais uma etapa da programação comemorativa da Semana da Água, promovida pelo Sistema SRH, em virtude do Dia Mundial da Água, transcorrido ontem. A reunião transcorreu durante toda a manhã de ontem, dia 23, ocupando o auditório do edifício-sede da SEINFRA/SRH, no Cambeba, sendo aberto pelo Secretário Cesar Augusto Pinheiro, oportunidade em que revelou ser meta do Governador Cid Gomes “universalizar a água tratada em todas as casas da mesma forma como universalizar a energia elétrica em todas as residências do Estado”.

Na parte da programação festiva, relativa à “Cidadania e Gestão das Águas”, ocorrida antes do final do encontro, o Sistema SRH prestou significativa homenagem a onze usuários de água das onze Bacias Hidrográficas que fazem o Estado, conferindo-lhes certificado de reconhecimento pela espontânea colaboração e esforços em defesa da água, com ensinamento dentro de suas comunidades sobre a importância dos recursos hídricos.

DEBATES

Importantes colocações, dentro do tema Sustentabilidade de Recursos Hídricos, foram complementadas, no encontro de ontem do Sistema SRH, pelos especialistas Hugo Estênio Rodrigues Bezerra, da COGERH, e Michele Mourão Matos, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza. Juntamente com o professor José Carlos Araújo os debatedores responderam a vários questionamentos levantados pelos técnicos e especialistas presentes.

Logo após os debates, o Secretário Cesar Pinheiro, a Secretária Executiva Rita de Cassia Rodrigues, presidente da COGERH, Francisco José Coelho Teixeira, superintendente da SOHIDRA, Leão Montezuma, fizeram a entrega de certificados de reconhecimento ´pelo mérito obtido por onze usuários de água dos onze Comitês de Bacias Hidrográficas em que se acha dividido o Estado do Ceará.

Portanto, foram homenageados Eliene Leite Araújo Brasileiro, representante do Projeto Cinturão Verde do Rio Curu, no município de General Sampaio, onde a homenageada é Prefeita Municipal; Francisco Freire Caetano Filho, da ONG ECOS-Entidade Cooperativa Sustentável – Projeto Sabão Ecológico da Bacia Hidrográfica do Rio Curu; Francisco Edson de Melo, membro titular do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiu; José Maurício Mapurunga Nogueira, do Projeto Agricultura Orgânica com Hidroponia, município de Viçosa do Ceará, da Bacia do Coreaú; Januário Ferreira Melo, agricultor responsável pelo Projeto Mandala – oásis de riqueza no seminário, município de Saboeiro, da bacia do Alto Jaguaribe; José Valderi de Almeida Pimenta, secretário do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais-STTR, município de Iracema, bacia do Médio Jaguaribe; Raimundo Nonato Rogério Leitão, coordenador do Conselho de Administração do DISTAR-Distrito do Projeto de Irrigação de Tabuleiro de Russas, do baixo Jaguaribe; Silvanar Soares Pereira, representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba, das Bacias Metropolitanas; Margarida Maria de Souza Pinheiro, sócia fundadora do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, município de Aracatiaçu e sertão central, da Bacia do Litoral; e Maria de Lourdes Lemos Soares Feitosa, da Associação de Mulheres do Sítio Vicente – Projeto Taboa a Vida – água e cidadania parceiras na qualidade de vida, município de Várzea Alegre, Bacia do Salgado.

Assessoria de Imprensa da SRH
Com Portal Jovem Sac

OBS: Na verdade o município de Alcântaras é bi-bacia, fazendo parte tanto da Bacia do Rio Coreaú, como também da Bacia do Rio Acaraú, e não do Rio Curu como mostrado na matéria do site do governo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: APROVEITE A OPORTUNIDADE !

Os cursos profissionalizantes, Profº Leunan Gomes - CPL, que tem parceria com a Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA, oferece os Cursos de Especialização em Alcântaras.

Os cursos de Especialização são: Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência  no Ensino Superior e Educação Inclusiva e suas Multi-especialidades com Docência no Ensino Superior. As aulas acontecerão na cidade de Alcântaras.

As inscrições estarão abertas nos dias 31/03 e 01/04 às 18:00 na Escola Municipal Inocência Alcântaras Freire, que fica localizada na Rua Monsenhor José Furtado s/n , Bela Vista.

Os certificados serão emitidos pela UVA, assim também como a equipe de professores dos cursos.

Você de Alcântaras ou de municípios vizinhos, não perca essa oportunidade!

Mais informações Vólia Freire 088-94041716, ou ainda 088-88554744, e 088-92659936

STDS REUNE O "PROJOVEM ADOLESCENTE" DE ALCÂNTARAS

Cerca de 180 pessoas, entre elas 140 jovens lotaram as dependências do Centro Comunitário Luiza Távora, sede da Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho de Ação Social de Alcântaras. O encontro serviu para reforçar o compromisso de proteção social com jovens e adolescentes do município de Alcântaras

O encontro (culminância) reuniu, além de adolescentes da cidade, também teve a presença dos jovens das comunidades de Carmolândia, Rosápolis e do distrito de ventura. Houve apresentação de grupos de dança e apresentação teatral que tinha como objetivo mostrar o ProJovem Adolescente. Na ocasião do encontro foram entregues os novos uniformes do programa.
Além dos monitores e coordenadora do projeto, também estavam presentes técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Secretária de Ação Social Vanderlí Aguiar e o prefeito em exercício Antônio Marcos, onde ambos deram suas mensagens aos jovens.  Antônio Marcos foi bastante aplaudido quando anunciou o deseja de criar em 2012 uma Secretaria  Municipal  voltada especificamente  para o desenvolvimento da juventude.

O que é o projeto ProJovem Adolescente?

O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pela Presidência da República.

A coordenação do ProJovem Adolescente destinada a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social - será de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O ProJovem Adolescente é um redesenho/reformulação do Agente Jovem, tomando como referência os resultados da pesquisa realizada no ano de 2006, bem como as diretrizes das Políticas de Juventude e de Assistência Social. O novo Serviço busca preservar os aspectos positivos detectados pela pesquisa e enfrentar seus principais desafios.

O ProJovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.

O Público do Projovem Adolescente são jovens de 15 a 17 anos:

• selecionados dentre as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (2/3);
• jovens em situação de risco, independentemente de renda, encaminhado pelo CREAS, Conselho Tutelar ou Ministério Público (egressos ou sob medida de proteção, sob medida socioeducativa em meio aberto ou egresso de medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, egressos do PETI ou de Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual).
• A seleção dos jovens deve prever a inclusão do jovem com deficiência.

Concepção:

O ProJovem Adolescente é um Serviço socioeducativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, entendido como direito.

• Afiança a segurança de convívio e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
• Favorece o protagonismo dos jovens.
• Tem como pilares a Matricialidade socio-familiar e territorialidade da oferta.

O Serviço deve ser ofertado no território de abrangência do CRAS e a ele referenciado. O trabalho com famílias dos jovens será de responsabilidade dos técnicos do CRAS assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Pré-Condições para a implantação do Projovem Adolescente:

• O município estar habilitado em gestão básica ou plena do SUAS;
• Demanda mínina de 40 jovens de 15 a 17 anos, de familias beneficiárias do PBF no CadÙnica;
• Ter o CRAS em funcionamento.
• Antes de iniciar a implantação, os municípios farão adesão ao ProJovem Adolescente, por meio de instrumento eletrônico disponibilizado pelo MDS no SUASWEB.

Mais informações no www.mds.gov.br

quarta-feira, 23 de março de 2011

CORREIOS LANÇAM EDITAL DO CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE 8.346 VAGAS

Agora vai!
Depois uma longa espera dos concurseiros, enfim os Correios lançaram o edital do concurso. A seleção vai oferecer 8.346 vagas imediatas + formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio. 

As oportunidades estão distribuídas nos cargos de atendente comercial (2.272 vagas), carteiro (5.060) e operador de triagem e transbordo (1.014). Do total de vagas, 20% são destinadas a portadores de deficiência

Salários

O salário base é de R$ 807,29.
Vale lembrar. Além do salário, os aprovados no concurso receberão ainda uma série de benefícios, como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.

Inscrição

E as inscrições já começaram nesta quarta-feira, dia 23 de março, a partir das 10 horas da manhã, e podem ser feitas no site da Cespe/UnB, organizadora da seleção.
O prazo final de inscrição termina no dia 5 de abril.
A taxa de inscrição é de R$ 32.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril.

A Seleção

No processo seletivo, todos os candidatos serão submetidos a prova escrita e objetiva, realizada em 345 municípios de todas as regiões do País, no dia 15 de maio. Para atendente comercial e operador de triagem e transbordo será no período da manhã e para carteiro, no período da tarde.

O teste terá duração de 3h30min. Quem concorrer ao cargo de carteiro e operador de triagem e transbordo terá que fazer também uma avaliação da capacidade física laboral (teste de barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria)

Como será a prova?

A prova objetiva vai ser composta de 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções de respostas para cada uma, havendo somente uma opção correta. E as disciplinas? Língua portuguesa, matemática e informática. Os locais e horários de prova estarão disponíveis a partir do dia 9 de maio, no site da organizadora do concurso.

Avalidade

O prazo de validade da seleção é de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Prazo esse que pode ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Serviço

CONFIRA AQUI O EDITAL DA SELEÇÃO

VEJA AQUI A PÁGINA COM INFORMAÇÕES GERAIS DA SELEÇÃO

ALCANTARENSES QUE ESTAVAM EM RONDÔNIA RETORNAM AO CEARÁ

Cerca de 15 trabalhadores de município de Alcântaras que estavam no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau em Rondônia, voltaram para casa. A chegada está prevista para hoje.

Após os dias de tensão, depois que seus alojamentos foram completamente destruídos, assim como quase todo o canteiro de obra da construtora Camargo Corrêa. Enfrentando perigo devido a  possíveis  ocorrências de  saques e ondas de vandalismos, e sem ter o que fazer em Rondônia, os trabalhadores foram enviados para suas residências aqui no Ceará. Não há uma definição de quanto tempo ficarão em casa, ou se até mesmo retornarão a Rondônia, mas enquanto aguarda por uma definição, o grupo de trabalhadores continuará recebendo seus salários normais.

José Aragão, um dos alcantarenses que estava em Jirau, viajou de avião e já está em casa desde domingo à noite, o restante que viajou de ônibus chega hoje quarta-feira 23/03 em Alcântaras onde são aguardados pelos familiares.

Segundo explicou, são cerca de 22 mil trabalhadores paralisados, ambos distribuídos por mais de 60 empresas terceirizadas. Todos estão voltando para suas casas, por enquanto lá não há nada o que fazer até que se reconstrua o canteiro de obras.
Destruição atingiu todos os tipos de instalações do canteiro de obras

MERUOCA: Secretaria de Cultura anuncia o projeto "Meruoca de Fibra"

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude e a Prefeitura de Meruoca, obtiveram êxito com o Projeto Meruoca de Fibra, apresentado a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e aprovado pelo VII Edital de  Incentivo as Artes do Governo do Ceará, contando com  a  parceria do SEBRAE/Sobral que desenvolve bons trabalhos como  forma de incentivar o empreededorismo.

O Projeto Meruoca de Fibra acontece em várias oficinas e esses cursos técnicos são voltados para o artesanato mais especificamente trabalhados com a palha da bananeira, no entanto o projeto vislumbra direcionar o artesanato local como um trabalho coletivo em parceria com a Associação Meruoca de Fibra, fomentando a importância e valores agregados  aos artigos produzidos em Meruoca como forma de identidade municipal, tornando os artesãos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, dando continuidade ao trabalho já existente e concretizando perspectivas de melhoria  vida, contribuindo para a geração de renda complementar e principal dos artesãos de Meruoca


Nos dias 25 e 26 acontecerá o lançamento e exposição do Projeto Meruoca de Fibra, no Centro de Feiras e Eventos de Meruoca, com a seguinte programação:

25 de Março

18:00h- Abertura da Exposição do Projeto Meruoca de Fibra;
19:00h-Lançamento do Livro " Caminho  das índias ";
20:00h-Inauguração da Sala do Empreendedor;
20h30min- Entrega das Carteiras dos Artesãos (CEART );
21:00h-Homenagem as Mulheres de Meruoca pelo Dia Internacional da Mulher;
21h20min- Música ao vivo

Dia 26 de Março

18:00h- Exposição do Projeto Meruoca de Fibra;
19:00h- Entrega dos equipamentos para a Associação Meruoca de Fibra

Realização: Prefeitura de Meruoca e Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.
Apoios: SEBRAE e SESC.
Apoio Cultural: SECULT-Secretaria de Cultura do Governo do Ceará

Do site da Prefeitura de Meruoca (Marcelo Marques)

MORAÚJO: MULHER É VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO "AÇUDE DOS BENÍCIOS"

Um corpo de uma mulher foi encontrado na  manhã de terça-feira (22), por volta das 8:00 hs no "açude dos Benícios" no município de Moraújo.

Trata-se de Antonia Ivoneide de Oliveira, 33 anos, natural de Uruoca e residia na rua Assembléia de Deus no centro de Moraújo.

Segundo informações repassadas pelo seu pai, a vítima sofria de deficiência mental e que havia saído de casa na tarde segunda (21) por volta das 5:00 hs da tarde.

O corpo foi encontrado por um grupo de mulheres que se reúnem diariamente naquele açude para lavar roupas. Uma delas viu um corpo "boiando" nas margens do açude. De imediato as mulheres acionaram  a PM comunicando o fato. Os policiais daquela cidade sob o comando do Sgt Barros foram até o local e constataram o relato. Após uma avaliação rápida no corpo, descobriu-se que se tratava da mulher já citada.
O Rabecão e Perícia foram solicitados para que se fizessem presentes no local. O corpo da vítima foi conduzido ao IML de Sobral para  procedimentos de praxe.

Do Camocim Polícia24hs (Colaboração: Sd Rodrigo)
Imagem: Web, apenas ilustração

segunda-feira, 21 de março de 2011

BELA VISTA ESPORTE CLUBE CONQUISTA MAIS UM CAMPEONATO ALCANTARENSE DE FUTEBOL

O Bela Vista Esporte Clube sagrou-se Campeão Alcantarense 2010-2011 ontem 20/03, ao vencer o seu principal rival, o Alcântaras Esport Club pelo placar de 2 x 0.

Esta foi o terceiro título alcantarense do BV, o segundo em cima do AEC. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo, Manoelzinho e Donizete fizeram a alegria da torcida do “Azulão da Serra”.

Logo após a partida, o Presidente da Liga Alcantarense de Desporto Fabiano Custódio, o vice-presidente Anastácio Moreira, Prefeito Antônio Marcos, além de alguns vereadores e Secretários Municipais presentes fizeram a entrega dos troféus de Campeão, Vice-campeão e terceiro colocado, além de premiação em dinheiro.

Do campo Gregórão, jogadores, comissão técnica e torcedores saíram em carreata onde ouve muita comemoração pelas ruas da cidade.

Com o novo título, o Bela Vista sagrou-se Tricampeão Alcantarense; as outras conquistas foram em 2007 e 2008.
foto do time blogalcantaras

GOVERNO ESTADUAL DO CEARÁ REALIZA EVENTO EM SOBRAL COM FOCO NO PROJETO SÃO JOSÉ III

O Prefeito Antônio Fonteles, de Meruoca, foi um dos gestores a receberem os benefícios entregues pelo governador Cid Gomes. Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda foi anfitrião
Foto Wilson Gomes

Presente em 177 dos 184 Municípios do Ceará, o Projeto São José prioriza os 40 com menor desenvolvimento social

Sobral. Este Município serviu, na manhã de ontem, como porta de entrada para a entrega de equipamentos de subprojetos de mecanização agrícola e de subprojetos de abastecimento de água para associações da região. O evento, que faz do Projeto São José III e que beneficiará 5.700 famílias, começou com três horas de atraso, sob um forte calor. Contou com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, deputados estaduais, prefeitos da região, lideranças rurais e vereadores de várias cidades. O auditório do Centro de Convenções ficou pequeno para o número de pessoas que comparecerem à solenidade.

Na chegada, o governador Cid Gomes teve que enfrentar um pequeno grupo de manifestantes, que solicitava uma intervenção junto a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e liberação de convênios para a universidade.

Agricultura familiar

Dentro do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Projeto São José trabalha no fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Além disso, atua no financiamento de projetos com foco nas cadeias produtivas prioritárias e emergentes, principalmente a piscicultura, a ovinocaprinocultura e a apicultura, totalizando R$ 9,2 milhões.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o Projeto São José está presente hoje em 177 dos 184 Municípios do Ceará, com prioridade para os 40 de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDS). "Apesar do Projeto São José já ter se encerrado em julho de 2009, o governador Cid Gomes, com recursos próprios do Estado, vem mantendo a liberação de projetos desde a época até os dias atuais. E nesse ano de 2011, mais duas regiões estão sendo beneficiadas: Cariri e região Norte", disse Nelson Martins.

Os investimentos são realizados a partir de demandas da própria comunidade que elege suas prioridades, participando da elaboração do subprojeto técnico. De 2007 a 2010, o São José realizou 1.362 assistências entre abastecimento d´água, eletrificação, mecanização agrícola, ações produtivas e sociais, beneficiando mais de 27 mil famílias e investindo cerca de R$ 100 milhões. Mas nem todas as associações foram contempladas com os recursos.

"Estamos há mais de oito anos lutando por recursos para a construção de uma barragem, que irá beneficiar mais 70 famílias. O projeto está na Superintendência de Obras Hidráulicas do Governo do Estado (Sohidra), aguardando liberação. E vamos cobrar por isso hoje", disse Marlou Júnior Rodrigues, presidente da Associação dos Assentados Lagoa do Mato, localizado no Distrito de Aracatiaçu, Município de Sobral.

"Vamos utilizar o trator hoje adquirido para preparar o roçado para o plantio, antes do inverno. Ao contrário do que acontece hoje, quando o inverno começa é que conseguimos preparar a terra com maquinário alugado", disse José Vagner de Albuquerque, presidente da Associação Jordão das Caraúbas, da Cidade de Quixeramobim, no Sertão Central, uma das comunidades beneficiadas com o projeto mecanização agrícolas.

Participação

Os recursos do Projeto São José III, são adquiridos com a participação de 90% do Governo do Estado, dos quais 15% do Tesouro do Estado e 75% de empréstimos contraídos junto ao Banco Mundial. A comunidade participa com 10% do custo do subprojeto, geralmente com mão de obra e materiais.

Durante a solenidade na Zona Norte, Cid Gomes fez a entrega de 94 veículos, 100 motocicletas, 475 computadores e 206 estações de trabalho que vão reforçar a estrutura de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar cearense.

A ação faz parte do Pacto Federativo - O Compromisso Mais Nordeste Mais Amazônia Legal, lançado no ano de 2008, que busca coordenar ações entre os três níveis de governo para reduzir desigualdades nas duas regiões.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado
Avenida Bezerra de Menezes, 1820, Fortaleza Telefone: (85) 3101.2473
 

ACIDENTE DE TRÂNSITO NA CE 085, ENTRE CAMOCIM E BARROQUINHA

Apesar da colisão não houve vítima fatal, o ferido foi encaminhado ao Hospital Murilo Aguiar da cidade de Camocim.

Neste do mingo (21), por volta das 2:20hs da tarde, um veículo Prisma, cor prata de placa NUY 8121, conduzido  por Leandro Ghelford  que vinha trafegando no sentido Barroquinha para Camocim colidiu com a traseira de uma moto Honda C100 Biz,  cor verde, placa HWU 2782, pilotada por Hidelbrando Rocha Filho, de 52 anos. O condutor do Prisma repassou para  os policiais (Cb Veras, Sds Gomes e Cardoso) que já próximo a Cerâmica Jatobá, foi surpreendido pela Biz que saiu repentinamente do acostamento e entrou na frente do seu veículo. Repassou também que ainda frenou, porém não pode evitar a colisão.

O Sr. Hidelbrando foi conduzido ao hospital Murilo Aguiar com uma forte pancada nas costelas e com escoriações leves pelo corpo. Já o Sr. Leandro teve somente danos materiais. Fotos: GCMC
Colaboração: Sd Roberto Luís

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores