sábado, 11 de maio de 2013

ENEM 2013: INSCRIÇÕES COMEÇAM SEGUNDA-FEIRA DIA 13


O edital de abertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que prevê maior rigor na correção das redações está publicado na edição desta quinta-feira, 9, do Diário Oficial da União. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 13, e vão até o dia 27 de maio. 

A aplicação das provas ocorre nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O valor da inscrição é R$ 35.

A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, a partir das 10h do dia 13 de maio.

Uma das mudanças trazidas pelo edital do Enem é que a isenção de inscrição será concedida a estudantes com renda mensal per capta de até 1,5 salário mínimo. Antes, a isenção era concedida apenas aos alunos com renda de até um salário mínimo per capta. O edital determina que é preciso prestar informações exatas sobre a situação de carência socioeconômica e que o Instituto Nacional Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderá analisar a solicitação de isenção e exigir documentos comprobatórios.

A exemplo de edições anteriores, ficam isentos da taxa os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013. Para fazer a inscrição o estudante deve ter em mãos o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade.

As provas
O exame tem uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação com duração de cinco horas e 30 minutos.

Atendimento específico
O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não realizam atividades aos sábados, no período diurno.

Haverá ainda edital específico para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.

Redação
Nesta edição do Enem haverá mudanças na correção das redações. Os textos com inserções indevidas serão zerados. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos "escassos" desvios.

Outra mudança expressa no edital prevê que, quando houver uma discrepância de mais de 100 pontos entre as notas dos dois primeiros corretores da redação, o texto passará por um terceiro corretor. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhada a um terceiro avaliação.

Agência Brasil (Via O Povo Online)

AS ÚLTIMAS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ


Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 10/5/2013 às 7:00 de 11/5/2013. Total de municípios com chuva em todo o estado: 23.

Macro Região - 1 Litoral Norte:

Camilos (Meruoca) 9.6 mm, Meruoca 1.3 mm e Sinhá Sabóia Sobral 0.8 mm.

Macro Região 5 - Ibiapaba:
Flores (Ipu) 12.5 mm, América (Ipueiras) 9.8 mm, Pires Ferreira 5.6 mm e Ac. Forquilha 0.8 mm.

Legenda determinada pela chuva máxima no município. Dados extraídos automaticamente às: 17:20 de 11/5/2013.

De ontem para hoje houve precipitações de chuvas em Alcântaras. No mapa da Funceme, dados não informados no município.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PREFEITURA DE COREAÚ REALISA ACORDO COM SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E GARANTE ESTABILIDADE NAS FINANÇAS PÚBLICAS

A Prefeitura irá quitar os débitos com os servidores em 14 parcelas. Foi anunciado também a primeira parcela do 13º salário a ser pago no próximo mês de julho, além da regularidade e garantias de outros direitos.

A prefeita de Coreaú, Erika Frota Cristino, fechou acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais para pagamento dos débitos acumulados deixados pela administração anterior. Pelo acordo, a Prefeitura de Coreaú pagará os salários em atraso dos servidores efetivos em 14 parcelas, sem comprometer os compromissos financeiros já assumidos.

 Erika Cristino informou que a austeridade fiscal impressa nesses primeiros quatro meses à frente do Executivo, lhe deram margem para fazer essa justiça com os colaboradores efetivos. Também está garantido o pagamento em dia da folha, o reajuste para patamares dignos do piso salarial, pagamento de férias a quem de direito e ainda o pagamento da primeira parcela do 13º salário no próximo mês de julho.

Segundo a prefeita, ‘tudo isso é possível graças a um sacrifício que é de todos os coreauenses, que estão sabendo compreender a austeridade financeira imposta aos supérfluos’. ‘Em Coreaú temos uma folha de pessoal enxuta. Alguns poucos não souberam entender, mas a grande maioria está entendendo que o mais importante, que é o bem coletivo, está sendo mantido’, reiterou a prefeita.

DETALHE
Na manhã desta sexta-feira (10), o procurador geral do Município, Marden Fontenele, protocolou junto ao Ministério Público o acordo firmado entre a Prefeita e o Sindicato dos Servidores.

Reeditado por Visão Norte 
(com informações e imagem do Blog Sobral em Revista)

POTENGI-CE: JUSTIÇA DETERMINA PRISÃO PREVENTIVA DO PREFEITO ATENDENDO PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO


O desembargador Paulo Camelo Timbó determinou a prisão preventiva do prefeito de Potengi, Samuel Carlos Tenório Alves de Alencar, de servidores municipais e de empresários acusados de desviar verba pública de Potengi causando graves prejuízos  ao erário municipal. 

A decisão, que acata o pedido do Ministério Público do Estado do Ceará, também expediu mandados de afastamento do cargo dos gestores públicos por 180 dias e de busca e apreensão.

Além do prefeito, são acusados de participar do esquema a secretária de Educação, Elainy Cristina Guedes Cavalcante; o chefe do gabinete do prefeito, Francisco Elmano de Alcântara; o secretário de Saúde, Antônio Galvão de Alencar Alves; a presidente da Comissão de Licitação, Maria Alice Rodrigues Feitosa; e os empresários Roberta Antônia Almino Siebra, Joan Simões de Araújo, Cícero Hélio Inácio Sales, Adriano Soares de Matos e José Armando de Castro. 

 Na manhã de hoje (10), em Potengi, foram presos preventivamente Francisco Elmano de Alcântara e Maria Alice Rodrigues Feitosa. Em Juazeiro do Norte, foi preso o empresário Joan Simões. Os outros quatro mandados de prisão preventiva ainda não foram cumpridos. Informações apontam que o prefeito, a secretária de Educação e o secretário de Saúde estão em viagem para o Chile. Já a empresária Roberta Antônia Almino Siebra não foi localizada.
    
Também foram cumpridos nesta sexta-feira os mandados de busca e apreensão nas residências dos acusados e nas sedes das empresas Skada Construções Ltda e Simões Construtora Ltda. Na casa da presidente da Comissão de Licitação, foi encontrada merenda escolar. Por isso, além de Maria Alice, também acabou sendo preso em flagrante pelo crime de  peculato o seu esposo, José Normando, que é chefe do almoxarifado.

As investigações do MP apontam que o grupo criminoso atuava desde 2009, sob o comando do prefeito municipal, em um esquema contínuo de fraude na aplicação de recursos públicos. O desvio é estimado em R$ 779 mil, que seriam supostamente destinados ao pagamento de compromissos referentes à locações de veículos e outras despesas públicas. 

  Fonte: Ascom

JUSTIÇA DETERMINA QUE ‘DNOCS’ REGULARIZE MARGENS DE AÇUDES


Segundo o coordenador do Dnocs, o prazo dado pelo MPF é curto. Com a regularização, seis açudes irregulares serão beneficiados. Foto: Kiko Silva

 Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a justiça determinou que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) deverá, em até 90 dias, elaborar um plano que deve acabar com ocupações e construções irregulares nas margens de açudes que abastecem cidades do Estado do Ceará. As denúncias são de devastações em área de preservação ambiental, construções irregulares, inexistência de loteamento oficial ou lotes com dimensões inviáveis economicamente, entre outros problemas.

Segundo o coordenador estadual do Dnocs, José Falb Ferreira Gomes, providências já estão sendo tomadas para que tais regularizações sejam feitas, atendendo à decisão da Justiça. “Estamos enviando uma comissão nossa e da Polícia Federal para fazer um levantamento de quem encontra-se irregular nas margens dos açudes. Os irregulares, vamos fazer um novo contrato para regularizar a situação”, explica o coordenador.

Ainda segundo o coordenador, o prazo é muito curto para atender tais pedidos. “Esse prazo que nos foi dado não é suficiente para regularizar a situação, haja vista que tratam-se de 13 mil famílias no Estado que moram nas margens dos açudes. Vamos pedir a procuradoria que explique junto ao MPF que este procedimento é muito complexo”, finaliza.

Ainda segundo o MPF, o plano de trabalho deverá conter datas específicas para o cumprimento das medidas, que são: desocupação de imóveis, demolição de construções erguidas irregularmente, mapeamento oficial das áreas ocupadas e a suspensão total ou parcial de atividades não compatíveis com a cessão de uso.

Com o cumprimento dessas medidas, seis açudes que aparecem no Relatório dos Levantamentos das Situações de Ocupações e Construções Irregulares dos Açudes Públicos do Dnocs, serão beneficiados: Manoel Balbino (município de Caririaçu), Gomes (Mauriti), Quixabinha (Mauriti), Prazeres (Barro), Thomaz Osterne (Crato) e Poço da Pedra (Campos Sales).

Diário do Nordeste Online

ALCÂNTARAS E 127 MUNICÍPIOS REGISTRARAM CHUVAS NAS ÚLTIMAS 24H: VEJA BOLETIM DA FUNCEME

Ao todo 128 municípios registraram chuvas nas últimas 24 horas em todas as regiões do estado do Ceará. Hoje pela manhã, o clima em Alcântaras era de chuva, embora que, com fracas precipitações. Veja os números da FUNCEME nas Macro regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Chuvas Relativas ao Período: 7:00 de 9/5/2013 às 7:00 de 10/5/2013 

Macro Região 1 - Litoral Norte:

Sambaiba (Granja) 23.0 mm, Barroquinha  13.2 mm, Sinhá Saboia (Sobral) 13.2 mm, Icaraí de Amontada (Amontada) 9.0 mm, Alcântaras 9.0 mm, Senador Sá 8.4 mm, Granja 7.2 mm, Chaval 6.0 mm, Ac. Sobral 5.1 mm, Meruoca, 5.0 mm, Jericoacoara (Jijoca De Jericoacoara) 3.0 mm, Aranau 2.4 mm, Itarema 2.0 mm, Marco 1.0 mm, Morrinhos 1.0 mm, e Camocim 1.0 mm.

Macro Região 5 - Ibiapaba:

Ibiapina 80.0 mm, Forquilha 41.0 mm, Matriz (Ipueiras) 40.8 mm, Ac. Forquilha 35.0 mm, Guaraciaba do Norte 35.0 mm, Graça 34.0 mm, São Benedito 31.4 mm, Pacujá 27.0 mm, Cariré 27.0 mm, Reriutaba 27.0 mm, Nova Betânia (Nova Russas) 25.0 mm, America (Ipueiras) 24.0 mm, Ubajara 22.2 mm, Poranga 19.0 mm, Nova Russas 17.5 mm, Ipueiras 17.3 mm, Mucambo 15.0 mm, Tianguá 10.0 mm, Amanaiara (Reriutaba) 9.0 mm  Ipaporanga 9.0 mm, Sitio Vambira (Viçosa do Ceara) 7.8 mm, Manhoso Viçosa do Ceará 7.0 mm Carnaubal 6.2 mm, Croatá 5.3 mm, Hidrolândia 5.0 mm, Frecheirinha 5.0 mm Ubaúna (Coreaú) 3.0 mm Ipu 2.8 mm, Pires Ferreira 2.5 mm e Coreaú 2.5 mm.
Legenda determinada pela chuva máxima no município.Total de municípios com chuva em todo o estado: 128. Dados extraídos automaticamente às: 14:50 de 10/5/2013.

2ª RECICLARTE EM EXPOSIÇÃO NA CASA DA CULTURA DE SOBRAL


A Prefeitura de Sobral, a través da Secretaria da Cultura e do Turismo realiza, no período de 08 a 26 de maio de 2013, na Casa da Cultura, a 2ª Reciclarte, com exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos por instrutores e alunos da Escola de Artes e Ofícios de Sobral-EAOS através da reutilização de materiais de madeira, metal, papel e pneus.

A mostra traz esculturas em metal, brinquedos de madeira, bonecas de reaproveitamento de garrafa e papel, utensílios domésticos entre outras novidades apresentando, de forma ampla e qualitativa, as diversas experiências artísticas realizadas por artesãos de Sobral.

A equipe é composta pelos instrutores de Metalúrgica: Severino Ramos/Antônio Carlos; de Marcenaria e Pintura: Carlos Augusto/Márcio Melo; Reciclagem de Papel: Daniel Fernandes e de Artesanato: Ismeuda Ferreira.

Este é um excelente momento para refletirmos sobre reutilização de resíduos sólidos, arte-educação, atitudes sustentáveis e preservação do meio ambiente, oportunizando a alunos e professores participarem de oficinas na EAOS, a partir da visita à Exposição. Um profissional da EAOS permanecerá na Casa da Cultura, no período da Exposição, para realizar a pré-inscrição das pessoas interessadas.
Colaboração: José Lúcio Ribeiro

PROCURADORIA DE JUSTIÇA DO CEARÁ ENCERRA PRAZO PARA 62 VAGAS

Cargos são de nível médio e superior. Os salários são de R$ 2.400,96 e R$ 3.947,33, respectivamente.

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará encerra nesta sexta-feira (10) as inscrições do concurso público para 62 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 2.400,96 para nível médio e de R$ 3.947,33 para nível superior.

As 4 vagas de nível superior são para analista ministerial nas áreas de direito e ciências da computação (2 vagas para cada cargo).

As 58 vagas que exigem nível médio ou curso técnico equivalente são para técnico ministerial na área de apoio especializado.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa é de R$ 80 para nível médio e de R$ 100 para nível superior.

As provas serão aplicadas no dia 2 de junho, em Fortaleza. Ainda haverá prova discursiva (redação) para os cargos de nível superior. As provas serão no período da manhã para o cargo de nível médio e no da tarde para cargos de nível superior.

O concurso público terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Do G1/CE

quinta-feira, 9 de maio de 2013

CULTURA: TIANGUÁ PODERÁ PERDER ORQUESTRA

OAB-CE oficiou o Poder Municipal com o intuito de que os recursos para manter a iniciativa não sejam suspensos.

Fortaleza. A Orquestra Filarmônica Juvenil Doutor Edvaldo Moita de Tianguá corre o risco de encerrar suas atividades por falta de recursos. Para evitar que isso ocorra, a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, por meio de seu vice-presidente Ricardo Bacelar, oficiou ao prefeito e ao secretário de Cultura do município respectivamente, Jean Azevedo e Francisco Albery Nogueira Nunes, solicitando que seja mantido o apoio financeiro.

Segundo a presidente do Somut, Iolanda Moita, alguns ex-alunos se tornaram monitores e até estão no exterior, estudando música, através de intercâmbio

Há 12 anos, a Prefeitura repassa verbas à Sociedade Musical Tianguaense (Somut), que criou e mantém a orquestra. A atual gestão municipal, no entanto, não renovou o convênio no valor de R$ 7.800,00, o que comprometerá o trabalho social desenvolvido pela entidade. "O projeto é da maior importância para a região, pois trabalha com crianças carentes", observou Ricardo Bacelar, que tenta sensibilizar os gestores a continuarem apoiando a Somut, portanto, a orquestra filarmônica, apontada como um dos melhores projetos fundamentais na formação de cidadãos em todo o Estado.

Apoio de peso

O maestro e pianista João Carlos Martins se solidarizou e declarou apoio à iniciativa da OAB-CE para que retornem as verbas à Orquestra Filarmônica de Tianguá. No encontro com Ricardo Bacelar, o maestro declarou: "essa luta também é minha".

Fundada em 1985, a Sociedade Musical já formou mais de 4 mil crianças e adolescentes, de seis a 16 anos, a maioria em situação de risco, e é conhecida por promover eventos em todo o Brasil e países da América Latina.

A Prefeitura de Tianguá foi procurada pela reportagem, mas até o horário de fechamento desta edição, não atendeu aos telefonemas, nem retornou as chamadas. (Diário do Nordeste Online)
Novembro de 2010, encontro de Bandas na cidade de Meruoca, onde a Filarmônica de Tianguá foi a grande sensação do evento. (Fotos Edilson Angelo)
As imagens de arquivo, foram registradas no encontro de Bandas realizado na cidade de Meruoca em novembro de 2010. Sobre esse encontro, que teve a participação do município de Alcântaras e outras orquestras dos estados do Ceará e Piauí, leia mais clicando nos links abaixo:


FUNCEME: CHOVEU EM 88 MUNICÍPIO DE ONTEM PARA HOJE

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 8/5/2013 às 7:00 de 9/5/2013. Total de municípios com chuva em todo o estado: 88. Veja os números paras as macro regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Macro região 1 -Litoral Norte

Jericoacoara (Jijoca De Jericoacoara) 12.0 mm, Aranau (Acaraú) 10.4 mm, Camocim 8.0 mm, Sambaíba (Granja) 4.2mm, Meruoca 3.0 mm, e Amontada 1.4 mm.

Macro região 5 - Ibiapaba

Ibiapina 60.0 mm, Ubajara 57.0 mm Guaraciaba do Norte 39.0 mm, Tianguá 27.2 mm, Ipu 25.4 mm Pires Ferreira 20.2 mm, Flores (Ipu) 20.0 mm, Nova Russas 14.5 mm, Amanaiara (Reriutaba) 9.0 mm, Graça 7.0 mm, Sitio Vambira (Viçosa do Ceara) 5.0 mm, Mucambo 4.0 mm, Matriz (Ipueiras) 3.0 mm, Frecheirinha 3.0 mm, Ipueiras 1.0 mm, Poranga 1.0 mm, Manhoso (Viçosa Do Ceara) 1.0 mm.

 Legenda determinada pela chuva máxima no município.

OBS: Em Alcântaras amanheceu com uma pequena chuva, mas o registro da Funceme no mapa mostra como  "dados não informado".

MP E POLÍCIA CIVIL ENFRENTAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM SOBRAL


O Núcleo de Gênero Pró-Mulher da Comarca de Sobral promoveu na manhã desta terça-feira (7) o I Encontro dos promotores de Justiça, delegados e escrivães de Polícia Civil da Região Norte que atuam no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento ocorreu no auditório do Fórum Dr. José Sabóia de Albuquerque, na avenida Monsenhor Aloísio Pinto, 1300, bairro Dom Expedito.

Organizada pelas promotoras de Justiça do Núcleo de Gênero Pró-Mulher da Comarca de Sobral Juliana Cronemberger de Negreiros Moura, Maria Ivone Araújo Dias Cristino e Valeska Catunda Bastos, a abertura do encontro contou com a presença da procuradora de Justiça e coordenadora dos Núcleos de Gênero Pró-Mulher do MP-CE, Maria Magnólia Barbosa da Silva.

Em seguida, houve a palestra da juíza da Vara de Violência Doméstica de Sobral, Joyce Sampaio, que tratou acerca das “Implicações da concessão de fiança arbitrada pela autoridade policial nos casos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. O tema foi debatido pelas coordenadoras do Núcleo de Gênero Pro-Mulher de Sobral, Juliana Cronemberger de Negreiros Moura e Maria Ivone Araújo Dias Cristino. Na sequência, foi aberto o espaço para discussões e debates.

Mais informações com a Coordenação do Núcleo de Gênero Pró-Mulher de Sobral-CE: (88) 3613.1281 / 3613.1326.

Fonte: Ascom

GRIPE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA EM TODO O PAÍS


O ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta, a reforçar as ações para garantir cobertura ao grupo prioritário. 

A vacina contra a gripe será ofertada nos postos de saúde de todo país até esta sexta-feira (10). Quem pertence ao grupo prioritário (gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade) deve procurar os postos da rede pública em todo o Brasil. O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta, reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos.

Até o meio-dia desta terça-feira (07), mais de 26,3 milhões de integrantes do grupo prioritário foram vacinados, o que representa 84% da meta do público-alvo, formado por 31,3 milhões de pessoas. Deste total, ainda não se vacinaram cinco milhões. “A vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos protetores contra a influenza, portanto quanto mais cedo for vacinado, mais rápido estará protegido”, destaca a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

EFICÁCIA -Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

 A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

COMO SE PREVENIR -Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são  fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

PP PREPARA A 1ª CONVENÇÃO DA JUVENTUDE PROGRESSISTA SOBRALENSE

O Partido Progressista de Sobral promoverá no próximo dia 25 de maio a 1ª Convenção da Juventude Progressista, a ser realizada no auditório Plutão do Centro de Convenções.

 O presidente da sigla municipal, médico Dr. Vicente Carvalho, e os vereadores Dr. Estevão, Chico Jóia, Adauto Arruda, Zezão Ibiapina e Rogério Arruda estão empenhados em promover uma grande mobilização de jovens, que possam num futuro não muito distante, oxigenar e renovar as bases do PP em Sobral.

Maiores Informações com Manoel Alves - (88) 9641-3327 (José Lúcio Ribeiro)

INICIADA A VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM ALCÂNTARAS


Município deve imunizar cerca de 1,6 mil cabeças de gado em todas as regiões do município. Na imagem criação bovina na região do povoado de Carmolândia onde possui um dos maiores rebanhos da serra da Meruoca.

iniciou-se na última sexta-feira,03, a 1º etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará. Em todo o estado a meta é imunizar 93% de todo o rebanho bovino e bubalino até o final deste mês tornando assim o Ceará como zona livre com vacinação.Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI, embora o lançamento tenha acontecido  na ultima sexta feira, as revendas agropecuárias estariam autorizadas a vender a vacina desde o dia 1º de maio. 

No Estado a compra autorizada segue até o dia 30 deste mês e a dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. Para os criadores que não declararem a vacinação de seus animais até esta data a  multa será de R$ 15,20 por cabeça. Para regularizar o processo de vacinação do rebanho, os produtores deverão procurar as unidades locais da ADAGRI, as Secretarias Municipais de Agricultura o ainda os escritórios das EMATERCE para declarar a vacinação. 

Em Alcântaras, está autorizada a vender a vacina o estabelecimento: Casa do Campo, situado no centro da cidade. Em novembro de 2012, Alcântaras conseguiu atingir 94% de vacinação de todo o rebanho bovino existente, o que em números representa 1580 animais distribuídos em cerca de 216 criadores.

Na imagem criação de gato na região do povoado de Carmolândia. Historicamente o rebanho bovino em Alcântaras costuma ultrapassar mais de 2 mil cabeças dependendo da época mais favorável.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

AS CHUVAS DE ONTEM PARA HOJE, SEGUNDO A FUNCEME


As chuvas de ontem para hoje, macro regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Chuva Relativa ao período: 7:00 de 7/5/2013 às 7:00 de 8/5/2013.

Macro Região 1 - Litoral Norte

Campanário (Uruoca) 42.0 mm, Moraújo 30.0 mm, Sambaíba Granja 22.6 mm, Cruz 19.8 mm,  Meruoca 14.0 mm, Camocim 8.0 mm, Miraíma 7.9 mm, Morrinhos 4.0 mm, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 3.0 mm, Paracua (Uruoca) 2.2 mm,

Macro Região 5 - Ibiapaba

Ibiapina Ibiapina 7.0

OBS: Legenda determinada pela chuva máxima no município.

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS COMPLETA NOVE ANOS DE LUTAS

Sindicato surgiu após demissão de funcionários concursados da Prefeitura de Alcântaras, deste então já foram nove anos de existência e resistência. Nesse período foram 03 presidentes do Sindican. No mesmo período já são 06 Prefeitos e 06 presidentes de Câmara e a relação entre ambos os poderes geralmente não costuma ser amigáveis. De greves a batalhas judiciais, de conquistas  a reconquista de direitos. Veja um breve histórico divulgado hoje na página página oficial do Sindicato em memória ao seu 9º aniversário:

No início de 2001, em plena era do “terror e opressão”, cerca de 170 ( cento e setenta) pais de família, todos servidores do município de Alcântaras, inclusive concursados, foram demitidos sem nenhuma explicação pelo então prefeito da época, “ Joaquim Ximenes de Carvalho”. A partir desse momento, nasceu no meio dos servidores o desejo de lutar pela sobrevivência e pela dignidade como cidadão, mesmo sabendo que seria um grande desafio enfrentar as próprias limitações estruturais e financeiras contra as mazelas administrativas da época.

Assim nasceu o SINDICAN, a partir da iniciativa liderada por um grupo de professores e servidores que sentiram a necessidade construir e organizar uma entidade que construísse e elevasse a consciência política dos servidores, afim de que dessa forma todos se unificassem e lutassem por melhorias de condição de vida e trabalho, bem como, também podesse contribuir com uma Alcântaras mais justa, Humana e igualitária.

Desta forma, em 08 de maio de 2004 foi fundado o SINDICAN – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, em assembléia geral realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântaras. Na ocasião foi aprovado o estatuto social da nova entidade e eleita a Chapa única composta pela diretoria executiva, conselho fiscal, titulares e suplentes, para dirigir a entidade sindical no triênio de 08 de maio de 2004 a 08 de maio de 2007, tendo a frente a professora Cleonice Aguiar de Carvalho, eleita a primeira Presidente.

No entanto, a ata de fundação e o estatuto da entidade só foi registrado no cartório da cidade, no dia 07 de agosto de 2006. Em seguida a entidade foi inscrita na Receita Federal sob o nº 08.216..001/1000-80. Com toda a documentação regularizada, a partir daí foi encaminhada à secretaria municipal de finanças o termo de autorização assinado pelo servidor, para que fosse descontado 2% ( dois por cento) do salário base.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, SINDICAN, é a organização sindical representativa dos servidores municipais que se caracteriza pela defesa permanente dos interesses da categoria. Sua meta principal é defender condições de vida mais justas para seus filiados.

O SINDICAN congrega todos os segmentos do serviço publico municipal, com mais de 430 filiados. Em seus vários anos de luta sempre se caracterizou pela defesa permanente dos interesses da categoria. Inúmeras foram às mobilizações lideradas pelo SINDICAN para garantir remuneração mais justa e melhores condições de trabalho para todos os servidores municipais.

A participação nos movimentos sociais de interesse da categoria e de toda sociedade é outra marca da atuação do SINDICAN, participando ativamente com membro nos diversos conselhos sociais de regulação externa das políticas publicas. Nos últimos anos o SINDICAN tem redobrado seus esforços para fortalecer uma política de valorização efetiva da atuação dos servidores.

Defensor intransigente da Democracia, o SINDICAN repudia quaisquer iniciativas que tentem retirar a autonomia das ações e decisões dos servidores. O Sindicato também condena toda e qualquer medida que possa aumentar as diferenças sociais e agravar as condições de vida do povo Alcantarense. Defender os interesses dos servidores municipais é nossa meta principal. Defender condições de vida mais justa para todos os Alcantarenses é nosso dever de consciência.

Momentos como as datas comemorativas que marcam a nossa jornada histórica, servem para refletir sobre as escolhas e aprofundar as buscas. O conjunto de razões que nos guiam desde o início, antes mesmo do nome “SINDICAN” existir, é nossa bússola, incluindo desde o mais simples atendimento telefônico até a mais complexa negociação de direitos para os trabalhadores.

Este ano temos muitos frutos desse ideal para festejar. Como sabemos, os sindicatos assumem atualmente um papel primordial na nossa sociedade face às graves crises econômicas e políticas que assistimos; é vital no equilíbrio de duas forças: trabalho e capital. E faz tudo isso a partir da sua atuação na sociedade e nas negociações de direitos.

Portanto, o SINDICAN se considera vitorioso no âmbito das negociações individuais e coletivas, por fazer valer os direitos conquistados, quando necessário através das ações de cumprimento.

Como entidade sindical sabemos da necessidade de participar ativamente da sociedade e, ampliando nosso olhar, defender políticas públicas adequadas em todas as áreas, participando da construção de uma lógica social na qual nossas conquistas tenham de fato eficácia.

E é exatamente o aniversário deste ideal que comemoramos, o aniversário das lutas e, sobretudo das vitórias. Assim sendo, é claro que um sindicato faz aniversário, sim!

Hoje, 08 de Maio de 2013 é o nosso 9º Aniversário.


SOBRAL: MOTOCICLISTA MORRE AO CAIR DE VEÍCULO


Um total de 19 acidentes foram registrados até 7h da manhã desta quarta-feira (8).
  
Um motociclista morreu na terça-feira (7) após perder o controle e cair do veículo em acidente registrado no km 254 da BR-222, no município de Sobral.

A vítima, identificada como Antônio Neuton Alves, de 36 anos, não resistiu aos ferimentos causados pela queda, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As Polícias Rodoviárias Estadual e Federal registraram nas estradas cearenses, até 7h da manhã desta quarta-feira (8), um total de 19 acidentes, com 4 pessoas feridas e 1 morta.

Diário Online

terça-feira, 7 de maio de 2013

TRISTE ESTATÍSTICA DO CEARÁ

Ensina-se em tribunais de júri, as sessões da Justiça para punir acusados de assassinatos, que o cadáver é a prova mais irrefutável dentre todos os crimes. Porque não há como contestá-la

Pois os dados a seguir são mesmo a leitura incontestável, e devastadora, da violência nossa mais recente de cada dia. Entre janeiro e abril deste 2013, a marca de pessoas que já morreram assassinadas a bala em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) chegou a 873 registros. No mesmo período de apenas dois anos atrás, foram 537 homicídios a bala. No ano passado, janeiro a abril somou 751 mortes a bala. (Jornal O povo)

Em tempo: Em Sobral já se foram - a bala e a faca - 23 pessoas, nesse mesmo período.

Via Sobral de Prima

REGISTRO DE CHUVAS NAS ÚLTIMAS 24H NO CEARÁ


De ontem para hoje foram poucas as chuvas no Ceará e se concentraram basicamente no norte/noroeste do estado, como mostra no mapa da Funceme. Vejas os números das Macro Regiões 1 e 5.

Macro Região 1 - Litoral Norte
Senador Sá 21.2 mm, Bela Cruz 20.0 mm, Moraújo 19.0 mm, Meruoca 15.0 mm, Prata (Bela Cruz) 7.4 mm,Lagoa do Carneiro(Acaraú) 6.2 mm, Granja 3.4 mm, Massapê 3.1 mm, Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) 3.0 mm, Ac. Sobral  1.0 mm

Macro Região 5. Ibiapaba:

São Benedito 19.0 mm Guaraciaba do Norte 16.0 mm, Ipu 7.0 mm, Ararendá 5.0 mm, Coreaú 3.5 mm e Pacujá 0.3 mm.


Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 6/5/2013 às 7:00 de 7/5/2013. Legenda determinada pela chuva máxima no município.

MENSALINHO DE URUOCA: MP DENÚNCIA VEREADORES E SERVIDORES POR CORRUPÇÃO


O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça de Uruoca, propôs denúncia crime contra vereadores e servidores públicos municipais por corrupção e formação de quadrilha. 

Os vereadores Maria Aldebiza Silveira Carneiro, Antônio Eraldo Batista Lima, Elonio Sales, Evilaques Araujo da Silva; o ex-secretário João Lourenço Fontenele Filho; e o servidor da Câmara Municipal Antônio Carneiro Gomes Filho são acusados de receberem propina para aprovar projetos de lei de interesse do prefeito de Uruoca na época, Manoel Conrado. A ação foi assinada no último dia 24, pelo promotor de Justiça Irapuan da Silva Dionizio Junior. 

 Segundo as investigações, a prática ocorria desde o início da gestão do atual prefeito municipal, em janeiro de 2009. Foram cumpridos os mandados de busca e apreensão de documentos nas residencias dos implicados, na Câmara Municipal e na Prefeitura de Uruoca. Com isso, foi detectado que no período entre 2009 e 2011, foram desviados dos cofres públicos cerca de R$ 12 mil, por ano, para cada vereador envolvido.

O MP denunciou os vereadores pelos crimes de concussão, corrupção passiva e prevaricação. O secretário deve responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa. Já o servidor da casa legislativa foi acusado pelo MP por concussão e corrupção passiva. Além de responder individualmente pelos delitos descritos, os envolvidos ainda responderão por formação de quadrilha praticados em concurso material.
 
  Fonte: Ascom

segunda-feira, 6 de maio de 2013

SOBRE OS ÚLTIMOS TREMORES DE TERRA REGISTRADOS EM ALCÂNTARAS, MERUOCA E SOBRAL


Tremor foi registrado às 4h20 deste domingo (5). Maior tremor ocorrido na região foi em 2008, com 4,2 graus de magnitude. A atividade sísmica fica localizado entre os município de Alcântaras e Meruoca.

Um novo tremor de terra atingiu a região Sobral, no norte do Ceará, na madrugada deste domingo (5). O tremor foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo os especialistas, tremor foi registrado às 4h20 (horário local), de 2.1 graus de magnitude na escala Ritcher, que vai de 0 a 10.

De acordo com os registros, o tremor foi sentido com maior intensidade na localidade de Hilários, na divisa dos municípios de Meruoca e Alcântaras. Não houve danos materiais e ninguém ficou ferido.

A atividade sísmica na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Meruoca, Sobral e Alcântaras vem ocorrendo desde 2008, com períodos de maior ou menor intensidade, mas sempre presente. A atividade que ultimamente tem ocorrido com maior frequência a leste do epicentro magnitude 4.2 desta vez migrou para o oeste, no limite dos municípios de Meruoca e Alcântaras. Segundo Joaquim Ferreira, do Laboratório Sismológico, é impossível prever como a atividade sísmica na região vai evoluir.

Desde 2008, a atividade sísmica da região é monitorada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus, na escla Ritcher. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

De acordo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Escala Ritcher
Criada em 1935 pelo sismólogo americano Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste no ato de quantificar a energia liberada no foco do terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter. Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.

Com G1/CE

OBS: Além desse tremor registrado na madrugada de domingo para segunda-feira, um outro ocorreu na madrugada de sábado para domingo, cerca de 0h45 min , só que de menor intensidade. Além de que, outros micro-tremores que são comuns nas madrugadas.

POLÍCIA MILITAR ENCONTRA VASTO MATERIAL DURANTE VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA DE MASSAPÊ


Uma operação conjunta realizada na sexta-feira (03) entre policiais militares da Companhia de Massapê e do Destacamento de Uruoca culminou com a apreensão de vários materiais ilícitos, todos encontrados após uma vistoria no interior das celas da cadeia pública de Massapê.

As vistorias são realizadas periodicamente entre os policiais militares e os agentes prisionais da cadeia e visa apreender materiais ilícitos e garantir a disciplina, a ordem e a segurança na unidade prisional. Foram apreendidos cerca de 06 aparelhos celulares, 06 carregadores, cossocos, facas, fios e cobre etc.

Nenhum dos detentos assumiu a posse dos materiais apreendidos. Uma investigação será iniciada para identificar os proprietários dos materiais e tentar descobrir como ocorre a entrada desses objetos.  O policiamento  informará o fato ao juiz da comarca de Massapê para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
 Foram apreendidos cerca de 06 aparelhos celulares, 06 carregadores, cossocos, facas, fios e cobre etc. Fotos: Delegacia Municipal de Massapê.
Fonte: Camocim Polícia24HS



“CENTEC” E “SEDUC” ABREM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSORES


O Instituto CENTEC e a Secretaria da Educação - SEDUC, abrem Processo Seletivo Simplificado - PSS, em caráter emergencial, motivado pela inexistência de profissionais disponíveis no Cadastro de Reserva do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, para professores que atuarão no Eixo Profissional do Ensino Médio Integrado – EMI, nas Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP.

Confira os links abaixo para maiores informações e sobre as inscrições que se encerram dia 08 de maio:

AVISO DE SELEÇÃO do PSS. Clique AQUI;
Verifique o quadro de VAGAS DISPONÍVEIS - Clique AQUI;
Requisitos básicos exigidos - ANEXO II. Clique AQUI;
Endereços das CREDE. Clique AQUI;
Ficha de inscrição: clique AQUI  para baixar.

Com Sobral em Revista

CHOVEU EM 42 MUNICÍPIOS NAS ÚLTIMAS 24H: ALCÂNTARAS VOLTOU A CHOVER NA TARDE DE DOMINGO

Choveu de ontem para hoje em mais de 40 municípios cearenses. Em Alcântaras, repetindo a semana passada, voltou a registrar chuvas no período da tarde de domingo. Acompanhe os números registrados no postos distribuídos pelo municípios na macros regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Macro Região 1 - Litoral Norte:

Meruoca 23.0 mm, Chaval 12.0 mm, Alcântaras 11.0 mm, Moraújo 8.0 mm, Sobral 6.0 mm, Ac. Sobral 4.6 mm, Massapê 4.1 mm, Sinhá Saboia (Sobral) 2.3

Macro Região 5 - Ibiapaba:

Capim 1 (Groaíras) 54.0 mm, Sitio Vambira (Viçosa do Ceara) 44.0 mm, Tianguá 40.0 mm, Ubajara 35.4 mm, Groaíras 34.0 mm,Viçosa do Ceara 26.6 mm, Forquilha 23.0 mm, Ac. Forquilha 20.4 mm, São Benedito 12.8 mm, Carnaubal  11.0 mm, Manhoso (Viçosa do Ceara) 9.0 mm, Ipu 7.0 mm, Mucambo 4.0 mm, Pacujá 3.2 mm, Graça 2.0 mm, Coreaú 2.0 mm e Guaraciaba do Norte 2.0 mm.

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 5/5/2013 às 7:00 de 6/5/2013 (Legenda determinada pela chuva máxima no município).Funceme.



CIDADE DE ALCÂNTARAS ENFRENTA DIAS SEM ÁGUA NAS TORNEIRAS

Falta água nas torneiras das residencias de Alcântaras desde o último sábado 04 de maio.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, interrompeu o fornecimento de água nos últimos três dias, mas ainda não foi devido a situação do Açude Pinga, provavelmente um problema operacional da ETA (foto). Ontem uma chuva aliviou a situação que estava levando muitos usuários aos chafarizes públicos.

Aguardamos por um pronunciamento oficial da CAGECE de Alcântaras.

SOBRE ALGUNS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Imagine você possuindo dinheiro para comprar uma casa e no entanto resolve pagar um aluguel caríssimo no qual gradativamente vai consumir todo o seu dinheiro; é mais ou menos isso que ocorre com alugueis de veículos pela Prefeitura de Alcântaras para servir algumas Secretarias. O fato ganhou visibilidade após ser mostrada nos últimos dias pelo Perfil do PSOL no blogger.

Leia e entenda:

Na sessão da Câmara Municipal de Alcântaras do dia 19 de abril foi votado e rejeitado pelos vereadores de situação (maioria) um dos requerimento que pediam "- Relação dos veículos contratados pelo município de Alcântaras contendo: Placas, marca, ano, tipo de combustível, proprietário, motorista e sua carteira CNH, valor dos contratos e suas Secretarias Municipais nos quais estão locados. Caso seja terceirizado, o nome da empresa contratada com CNPJ, Secretaria vinculada, objeto e valor do contrato."

Sobre o pregão presencial nº 2901.01/2013, contrariando os ilustríssimos, ajudamos você a entender como ficou distribuído o contrato de locação:

Objeto/Lote: LOTE 1-GABINETE DO PREFEITO | Valor: R$ 75.900,00
Objeto/Lote: lote 2-SECRETARIA DE SAÚDE | Valor: R$ 418.165,00
Objeto/Lote: LOTE 3- SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, INFRAESTRUTURA E OBRAS | Valor: R$ 113.630,00
Objeto/Lote: LOTE 4 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - FME | Valor: R$ 183.920,00
Objeto/Lote: LOTE 5 - SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL | Valor: R$ 51.920,00. Totalizando R$ 843,535,00

Leia mais e entenda no artigo do PSOL, clicando na frase abaixo:


domingo, 5 de maio de 2013

MERUOCA TEM NOVO PREFEITO, DEU A LÓGICA E ARISTIDES VENCEU!


Eleição suplementar em Meruoca transcorreu com tranquilidade. Sem surpresas, Manuel Costa Gomes, o comerciante Aristides PT, foi eleito Prefeito do Município de Meruoca. Na foto Aristides (de amarelo) juntamente com Rubinho eleito vice-prefeito.

Os eleitores de Meruoca, município da região norte do Ceará, que fica a 277 quilômetros de Fortaleza, voltaram às urnas neste domingo, 5 de maio, para eleger o novo prefeito. Venceu o candidato Manuel Costa Gomes (PT), com 64,04% dos votos válidos, da coligação PT-PC do B-PRB-PDT-PMDB, que tem como vice-prefeito Rubens Lima Vasconcelos.

O novo prefeito Manuel Costa Gomes derrotou o candidato George Luiz Bernardo Martins (PHS), da chapa que tinha como candidato a vice-prefeito Francisco Edson Silva Costa e alcançou 35,96% dos votos válidos.

A eleição suplementar foi realizada porque o candidato a prefeito João Coutinho Aguiar Neto (PT), que obteve 58,91% dos votos válidos nas eleições municipais de 2012, teve o registro indeferido pelo TSE, enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.

Na eleição deste domingo, em Meruoca, compareceram às urnas 8.452 eleitores dos 10.295 aptos a votar, registrando uma abstenção de 17,90%. Houve ainda 4,64% de votos nulos e 7,57% de brancos. Os eleitores votaram em 33 seções com urnas espalhadas em 19 locais do município. Nenhuma das urnas apresentou problema e as eleições se desenrolaram com tranquilidade. A apuração foi concluída às 18h:12m, pouco mais de uma hora após o encerramento da votação.

O juiz da 106ª Zona Eleitoral, Rafael Lopes do Amaral, coordenou o pleito, tendo como chefe de cartório, Jeferson Maciel Pimentel, e, atuando como promotor eleitoral, Zenusto da Silva Cardoso. Os custos desta eleição suplementar, no município de Meruoca, foram orçados pela Justiça Eleitoral em R$ 14.980,00.

Informações site TRE/CE
Foto: Diego Marques (Via Sobral Online)

CEARÁ FAZ 3 A 0 NO FORTALEZA E ENCAMINHA VAGA À FINAL DO CEARENSE 2013

fOTO: FCO FONTENELE/O POVO
Para reverter quadro, Fortaleza precisa vencer por 4 gols de diferença na próxima partida.

Um passeio. O Ceará se aproveitou das falhas da defesa do Fortaleza, fez 3 a 0 e abriu vasta vantagem para o jogo de volta no próximo domingo (12). Os gols do Ceará foram marcados Mota, Rafael Vaz e Magno Alves.

Com o resultado, o Leão precisa vencer o Vovô por 4 gols de diferença na próxima semana para poder chegar à final. Na outra semifinal, o Guarany também abriu grande vantagem diante do Icasa com uma vitória por 3 a 0.

Vovô sai na frente

A primeira etapa foi de poucas chances no Estádio Presidente Vargas. Com a partida bastante equilibrada, o Ceará precisou de uma falha do Leão para conseguir abrir o placar. Aos 30 minutos, o volante Everton foi inverter a jogada e deixou Magno Alves livre. O atacante dominou, ficou frente a frente com João Carlos, esperou Mota, e, de calcanhar deixou o seu companheiro livre. O camisa 9 somente empurrou para o fundo das redes e abriu o placar no PV.

Após o gol, o Tricolor do Pici passou a pressionar o Vovô nos minutos finais do primeiro tempo, mas a defesa alvinegra manteve-se segura e o placar ficou inalterado.

Ceará cirúrgico

Precisando reverter o placar, o Fortaleza foi todo ao ataque na etapa final. O técnico Hélio dos Anjos, insatisfeito com a produção da equipe no primeiro tempo, fez duas mudanças: saíram os volantes Everton e Esley e entraram Jackson Caucaia e Jefferson.

O Vovô, mesmo com a vantagem no placar, foi mais presente ao ataque no início da etapa final, mas o Leão foi o autor do primeiro lance de perigo. O atacante Jussimar recebeu na esquerda e chutou cruzado, assustando o goleiro Fernando Henrique, mas a bola foi direto para a linha de fundo.

O Alvinegro, porém, não demorou a ampliar o placar. Aos 19, o lateral Vicente cruzou na área, Magno Alves se antecipou à zaga e cabeceou. O goleiro João Carlos fez a defesa parcial, deixando o zagueiro Rafael Vaz livre, que encheu o pé e fez 2 x 0 para o Vovô.

Cirúrgico, não demorou para o Ceará ampliar o placar. Aos 37, o jovem Luiz Henrique, que havia substituído Válber, achou Magno Alves livre. O experiente atacante bateu firme na bola e fez 3 a 0 para o Vovô, definindo o placar da partida.

Diário do Nordeste Online

GUARANY DE SOBRAL GOLEIA ICASA E FICA PRÓXIMO DA FINAL

Zagueiro Júnior Alves foi o destaque da partida, marcando 2 gols. Foto: Kiko Silva

O Guarany de Sobral largou na frente no duelo das equipes do inteiror por uma vaga na final do Campeonato Cearense 2013. Jogando no Junco, o Cacique do Vale fez 3x0 no Icasa, neste domingo (5).

O time sobralense abriu o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo. Luis Carlos cabeceou e, no rebote, o zagueiro Júnior Alves marcou. Ainda na primeira etapa, a equipe da casa ampliou o marcador novamente com o zagueiro Júnior Alves, de cabeça.

No segundo tempo, o jogo diminuiu o ritmo e o placar dava impressão de que permaneceria inalterado. Mas, aos 45 minutos o árbitro marcou pênalty para o Guarany. Luis Carlos bateu, o goleiro espalmou e, no rebote, o próprio imperador deu números finais à partida.

O jogo de volta acontece no próximo domingo às 16h no Romeirão. O Guarany pode perder por até 3 gols de diferença, desde que marque pelo menos um, que estará na final do Campeonato Cearense. Vitória do Icasa por 3x0 leva a decisão para os pênaltis. 

Quem passar no confronto interiorano encara, na final, o classificado do confronto entre Ceará e Fortaleza. No primeiro jogo, vitória alvinegra por 3x0.

Diário do Nordeste Online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores