sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PESQUISA O POVO/Datafolha: Com horário eleitoral, vantagem de Cid mais que dobra



Pesquisa realizada após primeira semana de propaganda política no rádio e na televisão mostra Cid Gomes ampliando vantagem sobre adversários e fortalecendo as chances de vitória já no primeiro turno

A primeira pesquisa O POVO/Datafolha realizada depois do início do horário eleitoral no rádio e na televisão mostra que o governador Cid Gomes (PSB) se distanciou ainda mais dos adversários. Desde julho, a vantagem de Cid para os outros candidatos mais que dobrou. A diferença, que era de 11 pontos em relação à soma dos demais competidores, agora é de 23 pontos percentuais. A perspectiva de vitória já no primeiro turno, que já era apontada na primeira pesquisa, amplia-se ainda mais. Para vencer já no primeiro turno, um candidato precisa ter mais votos que a soma dos demais concorrentes, ou seja, 50% mais um dos votos válidos.

Cid cresceu seis pontos desde a última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 20 e 23 de julho. Agora, ele chegou a 53% das intenções de voto. Seu adversário mais bem colocado, Lúcio Alcântara (PR), caiu sete pontos, de 26% para 19%. Marcos Cals (PSDB) cresceu dois pontos e tem agora 9%. Desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos, Cid tem 63% dos votos válidos.

A última pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto, terça e quarta-feira desta semana. Quando os pesquisadores foram às ruas, haviam sido exibidos três dias de horário eleitoral dos candidatos ao Governo. O último dia da pesquisa pegou ainda o quarto dia de propaganda dos candidatos na televisão e no rádio.

Francisco Gonzaga (PSTU) e Marcelo Silva (PV) aparecem, cada um, com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos, nulos e eleitores indecisos somam 6%. Os que não sabem em quem votariam na pesquisa estimulada - isso é, mesmo ao ver o nome dos candidatos em uma lista - são 12%.

Espontânea
O início do horário eleitoral reduziu o número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea - a consulta na qual os eleitores dizem em quem pretendem votar antes de ver a lista com o nome dos candidatos. Essa é a pesquisa que mostra o voto mais consolidado.

Os indecisos ainda são maioria, mas caíram significativamente no intervalo de um mês: de 63% para 43%.

Nessa pesquisa, Cid cresceu de 18% para 34%. Lúcio passou de 8% para 9%. Marcos Cals viu suas intenções de voto espontâneas dobrarem: 3% para 6%.

Outros números do Jornal o Povo clique AQUI

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SEGUNDO VOX POPULI, CID CAMINHA PARA SER ELEITO NO 1º TURNO

CID 51% - LÚCIO 20% - CALS 10%
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, venceria a eleição no primeiro turno com 51%, segundo pesquisa Vox Populi/iG desta quinta-feira (26). Lúcio Alcântara (PR) aparece com 20%, Marcos Cals (PSDB) com 10% e Marcelo Silva (PV) com 1%. 

Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos totalizaram 4% e indecisos 14%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o Vox Populi, 69% dos entrevistados disseram que não mudarão seus votos e 29% admitiram que ainda podem mudar. Cid Gomes é apontado como candidato com mais chance de vitória por 68% e Alcântara por 13%.

A rejeição ao governador é de 20%, a Alcântara 19% e a Cals 8%. Na pesquisa espontânea Cid tem 37% contra 12% de Alcântara. O senador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a disputa ao Senado com 31% seguido por Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), com 14%. Tarcísio Leitão (PCB), Alexandre Pereira (PPS) e Milene Torres (PSOL) marcaram 1%. Os brancos e nulos somam 7% e os indecisos 25%. 

Fonte: IG por Blog Camocim Online

GUGU LIBERATO EM SOBRAL

O apresentador da TV Record, GUGU LIBERATO, esteve quarta-feira 25/08 em Sobral.

Ele ficou sensibilizado com a carta enviada pela Sra. Neida Barroso ( foto) , contando a história da garotinha Jocélia ( foto) , que sofre de uma doença de envelhecimento precoce, e veio ver pessoalmente.

Neida e a garotinha Jocélia viajam sexta-feira com a produção da TV Record para SP, e deverão participar do programa do GUGU no Domingo. Vale a pena conferir.

Fonte: Blog do Vereador Zezão

ALERTA: Cajucultura, principal cultura agrícola em Alcântaras, poderá sumir em cinco anos


Dos 350 mil hectares de cajueiros existentes, 30% estão improdutivos. Cajucultura no CE pode sumir em cinco anos

O Ceará é hoje o maior produtor de castanha de caju do País, mas a cajucultura pode desaparecer em um prazo médio de cinco anos, caso não haja uma mudança radical nos tratos com a produção, destacando a valorização do pedúnculo e um maior interesse pela atividade por parte dos governos federal, estadual e municipal. 

A constatação é do engenheiro agrônomo e presidente do Sindicato dos Produtores de Caju do Ceará (Sincaju), Paulo de Tarso. De acordo com o agrônomo, existem hoje cerca de 350 mil hectares de caju, desse total, cerca de 30% estão totalmente improdutivos.

“A maior parte dos cajueiros possui mais de trinta anos e foi plantada sem nenhuma seleção. Além disso, a cultura extrativista prevalece, não há manejo adequado. Eu nunca vi você retirar algo do solo e não nutrir o solo. Existe ainda um grande desperdício do pedúnculo. Todos esses fatores contribuem para a exaustão da atividade. Já perdemos a cultura do algodão e, se continuarmos assim, perderemos a cajucultura também”, afirma Paulo de Tarso.

Ademais de todas as dificuldades, a produção o preço da castanha têm caído e a comercialização do produto, em muitos casos, não tem sido suficiente para cobrir os gastos dos produtores. “Já vi produtores cortando os galhos do cajueiro para vender como lenha, pois afirmam que isso está dando mais lucro que a comercialização da castanha”, diz o presidente do Sincaju, acrescentando que, atualmente, a atividade emprega cerca de 150 mil pessoas em todos os elos da cadeia produtiva. “Se perdermos a cajucultura, que vamos perder, infelizmente, todas essas pessoas irão inchar ainda mais os centros urbanos”, prevê.

Alcântaras

O município com apenas 138,60 km², é um dos principais produtores de castanha de cajú da região norte. A safra de castanha, que gira em torno de 1.200, 1.500 toneladas, ou até muito mais dependendo de uma safra extraordinária como em muitos anos aconteceram, há tempos está com uma produção inconstante e não consegue manter o padrão de produção ano a ano, e o que se vê realmente a a produção sumindo e diminuindo a cada ano que passa.

Algumas medidas já foram implementadas para tentar reverter a situação da cajucultura no município, como exemplo o troca do cajueiro gigante pelo anão, e também o enxerto. Essa última como uma excelente opção e mesmo assim muitos produtores se negam a mudar a forma do cultivo do cajueiro por técnicas tradicionais e já ineficazes.

Reportagem completa no Jornal o Estado

Foto: (Arquivo: sítio Laginha-Alcântaras)

RIO ACARAÚ ESTÁ POLUÍDO EM SOBRAL


A população que vive à margem do Rio Acaraú, no Município de Sobral, pede que os problemas do local sejam resolvidos

Urbanização das margens do rio, início de estiagem, a diminuição drástica das águas e a formação de bancos de areias, além da presença constante das lavadeiras, aliado ao lançamento de esgotos domésticos, têm sido fatores predominantes para a poluição do Rio Acaraú. As mudanças são visíveis não só para quem faz dele seu meio de sobrevivência, com é o caso dos canoeiros e das lavadeiras, mas também quem frequenta uma das áreas já urbanizadas, a margem esquerda do Rio Acaraú, nas proximidades das históricas Igrejas das Dores e da Matriz, ou para quem passa sobre as pontes Dr. José Euclides ou Othon de Alencar.

Do alto das pontes que cruzam o rio é possível notar o quanto o reservatório perdeu suas características. Há presença de plantas cobrindo o leito do rio, comprometendo seu espelho d´água, considerado principal cartão postal da cidade.

O canoeiro João Anastácio da Silva, 61 anos, lembra que antes era bom ir para o Rio Acaraú nem que fosse só para dar uma olhada nas correntezas. "Há cerca de dez anos, a água era limpinha que dava para ver o fundo do rio. Hoje, o nosso Acaraú está completamente sujo", contou o canoeiro, enquanto preparava a canoa para mais uma viagem. E voltou a reclamar: "O ruim é que ninguém faz nada".

Limpa e cheirosa

Outras pessoas, que também dependem diretamente do rio, são as lavadeiras. Caetana Ripardo de Sousa é uma delas. Ela conta que conheceu o rio quando tinha 11 anos de idade, levada pela mãe que também era lavadeira. Hoje, aos 43 anos, conta que naquele tempo a água do rio era limpa e cheirosa. "Hoje, a gente só lava a roupa de casa. As freguesas, que costumavam lavar no rio, deixaram por causa do fedor que ficava nas roupas", disse Caetana.

De acordo com uma das funcionárias da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (Sehabs), que preferiu não se identificar, as reclamações nesse sentido são muitas, mas, até agora, não foi traçado nenhum plano para limpeza do leito do rio. "Todos os pedidos e reclamações que chegam à Secretaria são encaminhados ao secretário e, posteriormente, ao setor de limpeza", disse a funcionária. O secretário adjunto da Sehabs, Carlos Augusto Linhares, contou que o prefeito, Leônidas Cristino, deverá, em breve, autorizar um mutirão de limpeza naquela área da cidade. "Esta é uma ação que depende de uma intervenção da Prefeitura, por isso estamos aguardando um sinal verde do prefeito Leônidas Cristino", disse o secretário Carlos Augusto.

Urbanização

No ano passado, a Prefeitura deu início à obra de urbanização da margem direita. Com 800 metros de extensão, a obra visa priorizar principalmente quem reside no Bairro Dom Expedito, localizado às margens do manancial. De acordo com estimativa da Prefeitura mais de cinco mil pessoas no local serão beneficiadas, além da construção e melhoria de 600 casas, escolas e postos de saúde.

A melhoria da margem direita do Rio Acaraú vai valorizar ainda mais os prédios públicos como a Biblioteca Municipal, o Museu e a Escola de Comunicação e Arte. Os investimentos, em parceria com o Governo do Estado, totalizam o valor em quase R$ 4 milhões.

O projeto que prevê a urbanização da margem direita do Rio Acaraú estava em estudo desde 2005. A obra tem, também, como principal finalidade, a melhoria do ecossistema local.

Segundo informação da Secretaria da Infra-Estrutura de Sobral, a participação, tanto do Governo Estadual quanto do Município, chega a quase 50%. Os principais problemas enfrentados na margem direita são existência de uma rede de esgoto, que desemboca no rio, e a manutenção do trabalho dos canoeiros, que está prevista na reforma.

Ação

"O mutirão de limpeza é uma ação que depende de uma intervenção da Prefeitura"
Carlos Augusto Linhares
Secretário adjunto da Sehabs

"Há cerca de dez anos, a água era limpinha que dava para ver o fundo do rio"
João Anastácio da Silva
Canoeiro

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental
Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro
(88) 3677.1160

Do Jornal Diário do Nordeste, 26 de Agosto de 2010

PESQUISA DATAFOLHA PARA PRESIDENTE: Vantagem de Dilma sobre Serra chega a 20 pontos



O levantamento mostra que Dilma passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Datafolha encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgada na madrugada desta quinta-feira, 26, mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto. Vinte pontos percentuais à frente de seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra, que aparece em segundo lugar, com 29%.

A candidata Marina Silva, do PV, está em terceiro, mantendo os 9%, e os demais candidatos não atingiram 1% da preferência do eleitorado. Os eleitores que ainda não sabem em quem votar ou não responderam permanecem em 8%, e os votos brancos e nulos, em 4%.

Essa é a segunda pesquisa Datafolha desde que começou a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Dilma tinha 47% na sondagem do dia 20 e foi a 49%. Serra estava com 30% e agora apresenta 29%. Os que assumiram ter visto a programação pelo menos uma vez somam 34% dos entrevistados.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Feito nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também mostra que Dilma lidera as intenções de votos em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Fonte: Agência Brasil por (Jornal O Povo)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PARTIU MAIS UM DA FAMÍLIA DOS "GREGÓRIOS" DE ALCÂNTARAS

Alguns dos homens da família Gregório, ou a geração de filhos de Gregório da Cunha Freire, se dedicaram a política, e outros filhos se dedicaram a agricultura. Hoje, mais um dos Gregórios partiu.

Pela madrugada de hoje (25/08), passou para a Vida Eterna, o Sr. Raimundo Cunha Freire, homem do campo, popularmente  conhecido como Sr. Raimundão Gregório. Seu corpo foi velado na Igreja São Vicente de Paulo, e no início da noite, foi levado para sepultamento no Cemitério São José.

Filho de família tradicional, teve como pai o Sr. Gregório Cunha Freire que foi o primeiro prefeito de Meruoca, líder que muito lutou pela emancipação política de Alcântaras. Na época, além de seu poder político, usava de seus patrimônios próprios e bens produzidos em favor dos outros.

Os Srs. Quinca Gregório (ex-prefeito de Alcântaras) e Geromão, ambos irmãos de Raimundão, ainda vivos, apresentam problemas de saúde.
Raimundão, deixa uma significativa quantidade de filhos, aproximadamente 30 filhos, dentre os quais, um deles é amigo em particular, Sérgio Freire, ao qual elevo meus sentimentos de pesar.

"Este é o busto em homenagem a um dos fundadores do município de Alcântaras, que se originou através do sítio São José na Serra da Meruoca. O monumento, fica localizado na Praça que também leva o seu nome: Gregório da Cunha Freire"

Com informações do Blog Alcântaras

CONCURSO DO INSS, SÓ EM 2011

Ministro garante que lançamento de concurso do INSS não passa de 2011

Ainda não há garantias de que, ainda este ano, seja lançado um novo edital de concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Ministério da Previdência Social, que gere o Instituto, já fez o pedido formal ao Ministério do Planejamento (que autoriza a liberação das vagas) e diz que fará todos os esforços para que o edital seja lançado, no máximo, em 2011.

“Eu quero aprovar, ainda este ano, um concurso para 2 mil vagas para analista e técnico. Nós vamos trabalhar para isso. Mas, não saindo este ano, tem que sair, de qualquer forma, no ano que vem, porque nós temos uma previsão de aposentadoria. Além disso, devemos inaugurar mais 320 agências e eu preciso de servidores”, pontuou o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, em entrevista ao portal Folha Dirigida.

O ministro comentou ainda que há carência de profissionais em todo País, especialmente em São Paulo, onde está concentrada a maior rede de agências do INSS. No entanto, Carlos Eduardo Gabas deu uma boa notícia aos aguardam vagas no Ceará.

“Há grande necessidade também de vagas no Nordeste, já que é que nessa região que serão instaladas grande parte das novas agências”, assegurou o ministro.

Conforme o INSS já definiu, só no Ceará serão instaladas 57 novas agências até o final do ano que vem.

AVISO

Caso o edital sai este ano, o ministro informou que as convocações começariam a partir de janeiro de 2011, já que o INSS tem urgência em admitir novos servidores.

ÚLTIMO CONCURSO 

No último concurso do INSS, lançado em 2008, o INSS lançou edital com 2 mil vagas, sendo que 1.400 eram para técnico e 600 para analista.
Na ocasião, os salários iniciais oferecidos  eram de R$ 1.989,87 para técnico e de R$ 2.243,78 para analista.

SERVIÇO


Fonte: Portal o Povo Online (foto:divulgação)

DE QUEM SERÁ A OUTRA VAGA DO CEARÁ PARA O SENADO FEDERAL?

Enquanto o senador Tasso Jereissati, candidato e reeleição lidera disparado na preferência do eleitor cearense, e já está praticamente com sua vaga garantida, resta aos demais candidatos, "cada um por si."

Charge do Jornal o Povo 25 de Agosto de 2010

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SOBRE A VISITA DO "DECON-CE" EM ALCÂNTARAS

O rebuliço ocorrido no centro de Alcântaras na primeira quinzena do mês de Agosto por ocasião da presença da equipe de fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CE/Decon), não foi um caso isolado ou denuncias locais.

No mesmo período, estabelecimentos comerciais de outros três municípios da Zona Norte também foram autuados; Sobral, Groaíras e Forquilha. Em Alcântaras foram autuados os seguintes estabelecimentos: Betinho Construções, Comercial Menezes e a Farmácia Mãe Rainha.

Leia mais:

Decon autua várias empresas em Sobral, Groaíras, Forquilha e Alcântaras (Site Grande Sobral 17/08/2010)

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da equipe de fiscais do DECON, autuou, nos dias 11 e 12, 11 estabelecimentos, sendo três em Forquilha (GLP), dois em Groaíras (GLP e Farmácia), três em Sobral (academia e farmácia) e mais três em Alcântaras (farmácias e GLP).

A principal causa das autuações de GLP, foi a falta de autorização da ANP, bem como a desobediência às condições mínimas de segurança, atentando contra a proteção da vida, saúde, segurança e bem estar dos consumidores.

As farmácias em Groaíras e Alcântaras foram autuadas por falta de inscrição no Conselho Regional de Farmácia, enquanto que a farmácia de Sobral estava sem profissional técnico inscrito junto ao referido Conselho.

Já a academia situada em Sobral, mesmo tendo sido interditada pelo Decon,  continuava funcionando sem registro da empresa e a anotação do profissional no Conselho Regional de Educação, visando a proteção da vida, saúde e segurança e bem-estar dos consumidores.

Eis a lista de estabelecimentos autuados:

Revendas de GLP
JOSÉ HORÁCO DE SOUZA. Nome fantasia: MERCEARIA HORÁCIO. Rua Dante Valério, S/N – FORQUILHA.
FRANCISCO DAS CHAGAS PRADO. Rua Criança Dante Valer, 148, Centro – FORQUILHA.
GALDINO FERREIRA DA PONTE. Nome fantasia: GALDINO. Rua Dante Valério, 143 – Centro. FORQUILHA.
MERCANTIL GROAÍRAS. Nome fantasia: CARLOS ALBERTO DE LIMA. Rua Epitácio Cruz – GROAÍRAS.
FRANCISCO GUALBERTO DA CUNHA NETO ME. NOME FANTASIA: BETINHOAv. Antonio Cunha, S/N. CENTRO – ALCANTARAS CONSTRUÇÕES.

Farmácias
PEDRO ANACLETO MACIEL ME. Nome fantasia: FARMÁCIA SÃO FRANCISCO. Trav. Madeira de Matos, 55 – Centro. GROAÍRAS.
K.C RODRIGUES FARMÁCIA – ME. NOME FANTASIA: FARMÁCIA CORDEIRO. Av. José Arimatéia, 772 -  Junco. SOBRAL
BENEDITA RAQUEL CAVALCANTE. NOME FANTASIA: FARMÁCIA MÃE RAINHA. Av. Antônio Cunha, 18 – ALCANTARAS.
ANTONIO MENEZES COSTA. NOME FANTASIA: ANTONIO MENEZES COSTA. Av. Antônio
Cunha, S/N ALCANTARAS– CENTRO.

Academias
MARIA DO SOCORRO DINIZ DA SILVA. NOME FANTASIA: VAMOS MALHAR ACADEMIA. Av. Diogo Gomes, 266 -  Centro. SOBRAL.

AVNEH VINNY DINIZ DA SILVA ARAGÃO. NOME FANTASIA: VAMOS MALHAR ACADEMIA. Av. Diogo Gomes, 266 -  Centro. SOBRAL.

"É bem verdade que o comércio de Alcântaras tem crescido e atraído investimentos comerciais vindos de outros municípios, e isso é bom. No entanto, muitos daqui de Alcântaras ainda não endenden como funciona a coisa, acham que pelo motivo da cidade ser pequena, é só colocar para vender e pronto. Alcântaras teve o mesmo número de autuações do que Sobral, e só não teve mais..."

Por Edilson Angelo

CASO IRMÃ SOCORRO: Pe. Edmilson Eugênio e Mons. Raimundo Nonato Timbó, divulgam nota de esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Santa Casa de Misericórdia, da Diocese de Sobral, através de sua Mesa Diretora, sente necessidade de prestar esclarecimentos ao público sobre as divulgadas notícias com relação ao Abrigo Sagrado Coração de Jesus.

1. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, desde 1977, é a mantenedora do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, por disposição legal.

2. A Coordenação das atividades do Abrigo Sagrado Coração de Jesus entregues, há anos, por Dom Jose Tupinambá da Frota, As Irmãs Filhas de Sant’Ana, ainda hoje continua sob a responsabilidade da mesma Congregação, a quem cabe indicar as religiosas responsáveis pela sua direção.

3. Nos últimos anos a Santa Casa de Misericórdia de Sobral no dever de manter o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, tem contado com a parceria de setores nos âmbitos público e privado.

4. Em razão de estatutos legais de apoio ao Idoso e das parcerias oficiais envolvidas na manutenção do Abrigo, especialmente com o advento do Estatuto do Idoso, houve a necessidade de alocação de profissionais com exercício no atendimento aos idosos, além de uma readequação administrativa nos procedimentos inerentes ao funcionamento do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, sobretudo, com relação ao uso adequado dos recursos a ele destinados, sejam por receitas próprias, transferidas, ou por doações.

5. Diante disso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu, no início de 2010, reunião com participação não só de seus administradores, em conjunto com a coordenação do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, bem como de representante da Cúria Diocesana, destacando-se a presença de profissionais da Saúde, Assistente Social e Assessores Contábeis e Jurídicos, como convidados.

6. Em visita recente ao Abrigo Sagrado Coração de Jesus, o Ministério Publico do Estado do Ceará constatou inadequações em alguns “itens” da vida administrativa do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, recomendando, como urgentes, algumas reformas, entre outras:

* Prestação de contas quanto ao uso das aposentadorias recebidas pelos idosos;
* Aplicação em conta corrente dos 70% dos benefícios recebidos para manutenção do Abrigo;
* Aplicação em conta bancaria própria dos 30% remanescentes para uso particular de cada idoso, tudo de acordo com as novas instruções legais (Art. 35 do Estatuto do Idoso).

7. Não obstante os esforços empreendidos pela direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral junto à coordenação do Abrigo Sagrado Coração de Jesus para a adequação dos procedimentos administrativos contábeis, conforme as orientações recebidas do Ministério Público Estadual, não houve acolhimento por parte da coordenação do Abrigo. Em face da responsabilidade da mantenedora, no caso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, foi sugerida a Congregação das Filhas de Sant’Ana a substituição da sua atual coordenadora.

Lamentando os equívocos, ou maliciosas interpretações, surgidos e divulgados ao público, com relação a mudança de coordenação do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, reafirmamos a disposição do melhor serviço e atendimento aos nossos idosos carentes, acolhidos no Abrigo, tanto por parte da Diocese de Sobral, da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e da Congregação das Filhas de Sant’Ana.

Sobral, 18 de Agosto de 2010.


Fonte: Site Grande Sobral

Entenda sobre esse assunto clicando AQUI

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MORRO ESTÁ HÁ TRÊS DIAS EM CHAMAS NA REGIÃO DE COREAÚ-MORAÚJO

O morro, que fica localizado entre as cidades de Coreaú e Moraújo, é uma região de matas e se configura como uma Área de Proteção Permanente (APP). O local há três dias está em chamas e nada foi feito resolver o problema.

Um morro que separa a cidade de Coreaú e Moraújo está em chamas a pelo menos 3 dias. Não se sabe a origem do fogo, alguns moradores de Coreaú relataram ao um  dos Blogs da cidade, que a causa é de queimadas que os agricultores da região fizeram em suas plantações secas. 

Outros dizem que é por causa da alta temperatura na cidade. Estipula-se que o fogo já se alastrou por cerca de 30% de toda a área do morro, provavelmente afastando e/ou matando seres vivos que por ali habitam.
 As informações são do Blog Coreaú na Mídia

"Muito complicado esses casos. O IBAMA quando chega, só resta aplicar uma multa, isso quando encontra os responsáveis. O corpo de bombeiro talvez resolveria e aí entra em ação prefeitura através do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), que eu não sei se existe em Coreaú."



Edilson Angelo

NOITE DE MUITO FORRÓ EM ALCÂNTARAS

Mesmo sendo em uma noite de domingo 22/08, uma multidão compareceu a Praça Senador Virgílio Távora, para assistir e dançar ao som da Bandas Solteirões do Forró, Comboy do Forró e Forró na Boa

O evento fez parte das comemorações de inauguração da nova Câmara Municipal de Alcântaras.

Não importa o dia e a noite, é sempre assim, além de vários municípios presentes o destaque fica mesmo por conta da população forrozeira de Sobral que não é de perder uma oportunidade como essa.

Por conta da rua recentemente fechada (Clique aqui) para a construção da nova Praça João Capistrano em frente e Igreja Matriz, a posição do palco para shows e eventos teve que mudar de local e assim não atrapalhar o transito de veículos e pessoas nas imediações do mercado público.

"O centro da Alcântaras está precisando mesmo e de abrir mais ruas, pois mesmo com a abertura da Avenida Virgílio Távora (Clique aqui), o espaço ainda muito limitado não só para a realização de eventos como esse, mas também para a circulação de veículos"


Edilson Angelo

domingo, 22 de agosto de 2010

DIA HISTÓRICO PARA A POLÍTICA DE ALCÂNTARAS: "NOVA CASA DO PODER LEGISLATIVO É INAUGURADA"

Inauguração Oficial do ED.Domingos Ximenes de Carvalho
Antônio Marcos e Raimundo Manduca
Entrega de Comenda ao Padre Edmilson
Vereadores da Câmara Municipal de Alcântaras 2009-2012
Padre Edmilson  (bênção da nova casa)

Vereadora Cleuvilândia
Asteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal
Depois de cinquenta e três anos de emancipação política, o Poder Legislativo de Alcântaras está totalmente independente do Poder Executivo municipal.

Histórico da Câmara Municipal

O município de Alcântaras, emancipado em 1957 e instalado em 1959, nunca teve uma sede própria do poder legislativo e quase sempre funcionou em prédio anexo a Prefeitura Municipal.

No mandato do ex-vereador e presidente da Câmara José Gomes do Nascimento (Zé Manduca) 1997 a 2000, a Câmara foi transferida para um prédio alugado localizado na Rua Monsenhor José Furtado no bairro Bela Vista, no entanto em 2001 retornou a prefeitura, pois embora alugado, não era legal funcionar em prédio privado, pois segundo a lei orgânica do município a câmara deveria funcionar em um prédio público.

Com o desentendimento do então presidente da Câmara Raimundo Nonato Ximenes Albuquerque e o Prefeito Joaquim Ximenes Carvalho em 2002, a Câmara foi despejada da prefeitura e posteriormente passou a realizar algumas sessões ao ar livres na praça pública João Capristano em frente à Igreja Matriz da cidade. Depois do ocorrido, a justiça determinou a volta da Câmara para seu devido lugar.

Raimundo Nonato que foi presidente da Câmara de 200-2004, deixou o terreno comprado na Avenida Antônio Rocha Freire e em Outubro de 2009, por Antônio Marcos Ximenes, foi dado o início da construção da nova Casa Legislativa de Alcântaras.

Dia de Festa e Homenagens a Políticos e Familiares

No discurso de Inauguração, o presidente da Câmara e Prefeito interino Antônio Marcos, relembrou alguns nomes que passaram pelo Legislativo de Alcântaras. Entre eles, Pedro Caetano Freire o primeiro presidente e Tarcísio Lopes Ximenes o último. O Plenário da Câmara recebeu o nome de um tio de Antônio Marcos, homenagem foi feita a Raimundo Nonato Albuquerque ex-prefeito e pai do ex-vereador Raimundo Nonato Ximenes Albuquerque.

O prédio da Câmara recebeu o nome de Domingos Ximenes de Carvalho, pai do ex-vereador e presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Alcântaras Joaquim Ximenes de Carvalho (Quinca Tibúrcio) e também de Antônio Alcântara Carvalho (Antônio Moceiro) ex-vice prefeito. Domingos também é avô dos primos e adversários políticos, os vereadores Joaquim Filho e Antônio Marcos que são filho de Quinca e de Antônio.

Além da população, autoridades e políticos de municípios da região norte também estiveram presentes ao Plenário Raimundo Nonato de Albuquerque, o presidente da Câmara Municipal Forquilha e demais vereadores do lugar, além de políticos de Meruoca e de Coreaú. 

Algumas autoridades locais foram homenageadas, entre eles o padre Edmilson  Pároco da Cidade, o ex-vice prefeito Antônio Moceiro, a vereadora Toinha Sergino, Benício vice-prefeito eleito, o próprio Antônio Marcos e Raimundo Gomes Sobrinho que foi chamado por Antônio Marcos como o verdadeiro prefeito eleito democraticamente pelo povo. Nesse momento houve uma grande aclamação e euforia por grande parte do povo presente em nome do prefeito. Antes Antônio Marcos esclarecera; Raimundo foi afastado por questões do pleito eleitoral e não por corrupção administrativa.
Toda a inauguração ocorreu tranquila e em tom festivos, todos os vereadores deram suas palavras agradecendo e comemorando o novo espaço. Todos foram convidados para um show da Banda Solteirões do Forró na Praça Senador Virgílio Távora. Afinal a festa é mesmo do Povo!

Três ou dois Ximenes ?

No final Antônio Marcos declarou foram dois Ximenes, um Ximenes construiu a Prefeitura Municipal, se referindo ao Roberto Ximenes de Aragão, e cinquenta anos outro Ximenes construiu a Câmara Municipal, se referindo a ele próprio.

"Na minha opinião, na verdade foram três Ximenes, pois a iniciativa de construir um prédio próprio da Câmara Municipal de Alcântaras foi de Nonato Ximenes quando comprou o terreno , mas não houve tempo para conclusão do projeto"

Escrito por Edilson Angelo

COMEÇA A FESTA DE SÃO JOSÉ DO DISTRITO DE VENTURA-ALCÂNTARAS

Começou no sábado 21 e segue até o dia 29 de Agosto a Festa de São José do Distrito de Ventura-Alcântaras

E comemoração religiosa em Ventura é uma das mais tradicionais da Serra da Meruoca. A sua tradição existe a mais de um século.

A capela de Ventura foi construída primeiro do que a antiga igreja Matriz de Alcântaras ( já demolida). Apesar das várias reformas, a igreja ainda é a primitiva.

O lugar fica entre 850 a 900 metros de Altitude, um dos mais altos da Serra e tem como principal ponto turístico o "Talhado de Ventura", um penhasco virado para a Serra Grande, Vale do Coreaú e litoral de Camocim. Um dos mais belos "Pôr do Sol" das serras do Ceará.

Ventura fica a 5 km da cidade de Alcântaras, onde, para se chegar a Ventura, tem que se aventurar pela sua inclinada estrada de calçamento.

Vá que vale a pena!


Mais sobre Ventura Clique AQUI

Escrito por Edilson Angelo

SOLTEIRÕES DO FORRÓ EM ALCÂNTARAS

É daqui a pouco, nesta noite de domingo 22 de Agosto, o Show da Banda Solteirões do Forró.

O evento faz parte das comemorações de inauguração da nova Câmara Municipal de Alcântaras

O local: Praça Senador Virgílio Távora, centro.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores