sábado, 10 de outubro de 2009

JOVEM É RAPTADA EM SANTANA DO ACARAÚ


Os raptores telefonaram para a família da jovem pedindo para que a Polícia se afastasse do caso

Uma jovem de 22 anos foi mantida em cárcere privado na madrugada da última sexta-feira, 9, no município de Santana do Acaraú. De acordo com a polícia, por volta das 2 horas, quatro homens abordaram a vítima em sua residência. Em seguida, os raptores telefonaram para a família da jovem pedindo para que a polícia se afastasse do caso.
A polícia realizou várias diligências no município tentando localizar a quadrilha. A delegacia de polícia do município ainda acionou a Divisão Anti-Sequestro (DAS) em Fortaleza. Mas, durante a investigação, foi apurado que o caso não se tratava de um sequestro, mas uma possível vingança. Uma mulher já foi identificada como cúmplice no caso.

Depois de mais de 24 horas, a vítima foi deixada em Fortaleza, onde policiais da DAS a localizaram nas proximidades do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, no Bairro de Fátima. Ela foi levada para sua residência, no bairro Retiro, periferia de Santana do Acaraú.

Fonte: Redação O POVO Online

TCM INTENSIFICA AS FISCALIZAÇÕES, E MERUOCA TERÁ INSPEPEÇÃO ESPECIAL


Em algumas cidades, a fiscalização do Tribunal será feita em relação às obras públicas e em outras é sobre pessoal

Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE) voltam ao Interior, na próxima semana, para a realização de inspeção especial em cinco prefeituras. Em Maracanaú, Meruoca e Pires Ferreira as inspeções serão na área de engenharia e nas prefeituras de Poranga e de Pacatuba as investigações atingem a área de pessoal.

Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, é o primeiro grande município na relação dos que terão suas obras físicas fiscalizados. A Prefeitura de Fortaleza, por alguns dos seus órgãos, também já sofreu a nova modalidade de fiscalização do Tribunal de Contas.

Esta semana os técnicos do TCM ainda estão realizando inspeções ordinárias em 22 municípios. O presidente do Tribunal, conselheiro Ernesto Sabóia, informou ontem ao Diário do Nordeste que em outubro, novembro e dezembro o trabalho de inspeção ordinária será redobrado para que até 18 de dezembro todos os municípios cearenses tenham recebido a visita dos fiscais daquele Tribunal de Contas, notadamente na parte referente a obras públicas.

Ele garantiu que ainda este mês, provavelmente de 19 a 23, mais 22 municípios serão inspecionados. Os nomes dos municípios a serem visitados serão divulgados somente na quinta-feira anterior à semana de fiscalização, no encerramento da sessão semanal do pleno. As inspeções ordinárias começaram no dia 30 de março.

Ernesto Sabóia admite mandar fiscalização a todos os 184 municípios cearenses até o mês de dezembro

Fonte: Dário do Nordeste (Foto: Juliana Vasquez)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ACIDENTES DE TRÂNSITO EM ALCÂNTARAS


Acidente de carro com o ex-presidente da Câmara Municipal de Alcântaras é apenas mais um entre muitos ocorridos no município.

O Acidente de carro ocorrido no ultimo domingo dia 04/10 que tirou a vida do ex-presidente da câmara municipal de Alcântaras Tarcísio da Filó é apenas mais um dos muitos ocorridos nos últimos anos no município de Alcântaras e em que quase todos há no meio uma combinação perigosa entre álcool e direção.

Os acidentes de trânsito já viraram um preocupação nacional, tanto é que a campanha da fraternidade deste ano teve como o tema a “Segurança Pública” e um dos focos principais da campanha era a violência no transito.

O que não poderíamos imaginar é que no pequeno município de Alcântaras essa violência seria algo tão precoce e afetaria a população, afinal a violência no trânsito que teoricamente costuma ser um problema freqüente nas grandes e médias cidades brasileiras e não em municípios como Alcântaras com cerca de apenas onze mil habitantes.

Além do Álcool na direção, outro problema é o uso de veículos nas mãos de adolescentes que usam a motocicleta como se fosse um brinquedo e que na maioria das vezes tem a omissão e conivência dos pais. Esse brinquedo pode se tornar uma arma contra ele mesmo e o pior para toda uma população do lugar.

Povo sem educação e consciência no trânsito, na maioria das vezes os acidentes poderia ser evitados, é claro que alguns são fatalidades imprevisíveis, mas no caso de Alcântaras a grande maioria dos acidentes poderia ser evitada. Outro fato que ainda poderemos considerar é o aumento da frota de veículos circulando na cidade e principalmente o aumentado nos últimos anos; hoje são cerca de 1500 veículos registrados em Alcântaras, fora os não registrados no município, mas que são de proprietários locais, com isso esse número pode chegar perto de dois mil. Na grande maioria motocicletas, meios de transporte que não oferece muita segurança e pilotadas na maioria por pessoas sem habilitação para dirigir.

Uma coisa que poderia melhorar, além da consciência do povo seria o investimento dos órgãos públicos, principalmente do municipal na sinalização de algumas de nossas ruas principais. Ainda não temos casos graves de acidentes com mortes dentro do centro urbano, somente nas entradas da cidade, mas por isso mesmo já está mais do que no tempo de se pensar em fazer algo para evitar os próximos, pois o perigo nas ruas do centros e bairro Bela Vista é evidente e constante.

Enquanto isso algo não acontece, infelizmente qualquer um de nós continuará sendo um refém e poderá se tornar a próxima vítima.

MINISTÉRIO DE MÚSICA “ANJOS DE LUZ “ DA CIDADE DE COREAÚ ESTARÁ EM ALCÂNTARAS


O ministério de Música de Coreaú chamado anjos de luz, foi convidado a participar das comemorações dos festejos de Nossa Senhora do perpetuo socorro de Alcantâras, a participação do grupo será dia 23 de Outubro na penúltima novena da cidade, o ministério atualmente tem como integrantes, Jullierme na voz e violão, Romildo na voz e guitarra, Victor no teclado, Diohn na bateria, Jacqueline, Iara no vocal.

Fonte: Blog RM no Foco (Romildo Moura)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MUNICÍPIOS DEBATEM DISTRIBUIÇÃO DO ICMS



Educação, Saúde e Meio Ambiente determinam, juntos, os 25% dos recursos do ICMS aos municípios

Para tornar igualitária a distribuição dos recursos oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios do Ceará, cada gestor terá que trabalhar mais nas áreas de educação, saúde e, também, meio ambiente. Agora, serão os resultados das ações sociais que indicarão a remessa, ou não, dos valores para cada cidade. Só assim os municípios poderão concorrer em nível igual, mesmo apresentando diferenças com relação à quantidade de habitantes e os gastos com políticas públicas.

Os percentuais foram apresentados ontem, durante assembleia extraordinária na sede da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), em Fortaleza. De acordo com a diretora geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Eveline Barbosa Silva Carvalho, os novos percentuais serão mais justos. Atualmente, os percentuais obedecem à seguinte distribuição: dos 100% arrecadados com o ICMS, 75% do valor é destinado ao Estado e o restante, o que corresponde a 25%, é dos municípios. Deste último percentual, 75% é repassado aos municípios de acordo com a sua arrecadação correspondente, e os 25% restantes são divididos conforme os índices alcançados na educação, saúde e meio ambiente. Para cada um desses setores, o valor é diferenciado.

Eveline Barbosa explica que a educação é responsável pela maior fatia: 18% dos recursos, sendo este valor dividido ainda pelo índice de qualidade na educação da 4ª série (6%), e mais a avaliação da alfabetização (12%). Desta forma, resultados como o do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) também serão utilizados para apontar os índices e fazer com que o município receba mais recursos.

Os resultados obtidos com a melhoria da qualidade da saúde correspondem a 5% dos recursos destinados às cidades. E o 2% restantes serão destinados a partir dos índices de qualidade obtidos com os projetos do meio ambiente. "Se o prefeito quiser mais recursos, terá que trabalhar mais para conseguí-los", disse Eveline Barbosa, do Ipece. No setor do meio ambiente, a coordenadora de políticas ambientais do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Dias, informou que é preciso cumprir regras estabelecidas, como a implementação do sistema de gestão dos resíduos sólidos.

Para a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, a divisão dos percentuais vai priorizar os serviços básicos. Assim, os projetos em educação, saúde e meio ambiente contam com uma política peculiar de incentivos.

Mais informações:www.aprece.org.br
Fonte: Reportagem Maurício Vieira e Foto: Juliana Vasquez (Diário do Nordeste)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PESQUISA ELEITORAL, CID GOMES SERIA REELEITO COM 53 %


1ª pesquisa para 2010: Cid Gomes seria reeleito com 53% e prefeito de Maracanaú aparece atrás com 16%

Cautela ao ler os números: pesquisa não incluiu candidato do PSDB

Foi divulgada, nesta terça-feira (06), a primeira pesquisa eleitoral para governador do Estado em 2010. Publicada pelo Jornal do Cariri e realizada pelo Instituto Zaytec Brasil, a pesquisa acontece exatamente 1 ano antes das eleições, e ainda não apresenta candidatos formalmente, tendo em vista que os interessados têm até o próximo domingo (11) para decidir sobre uma possível filiação ou troca de partidos.

Surpresa na lista: prefeito de Maracanaú na disputa

Segundo a pesquisa de intenção de votos, se as eleições fossem hoje, o governador Cid Gomes (PSB) seria reeleito para um segundo mandato com 53,5%. Mesmo com a indefinição da oposição, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), receberia 16% dos votos em uma eventual disputa com Cid Gomes. Vale ressaltar que, caso Roberto Pessoa decida concorrer, ele teria que renunciar, até o dia 31 de março de 2010, ao mandato na Prefeitura, que vai até 31 de dezembro de 2012.

Outros candidatos menos expressivos também foram incluídos na pesquisa. Renato Roseno, do PSOL, aparece com 5,2% das intenções de votos, e Ilário Marques, do PT, ficaria com 2,3%. Dos entrevistados, 15,3% não quiserem ou souberam responder, enquanto 7,7% anulariam o voto ou votariam em branco.

A pesquisa do Instituto Zaytec Brasil foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro, ouviu 1.755 entrevistados em 57 municípios do Ceará, tem margem de erro de 2,34%.

Confira os números:

Cid Gomes (PSB) - 53,5%
Roberto Pessoa (PR) - 16%
Renato Roseno (PSOL) - 5,2%
Ilário Marques (PT) - 2,3%
Não souberam ou não responderam - 15,3%
Brancos ou nulos - 5,2%
Total de entrevistados - 1.755 pessoas

Fonte: Portal Verdes Mares

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FALECEU O SENHOR AMÉRICO, PAI DO VEREADOR PAULÃO (PV) DE SOBRAL


Tivemos a informação do falecimento do senhor Américo, pai do vereador de Sobral Vicente de Paulo Albuquerque, o Paulão do (PV).

Seu Américo era muito querido em toda a região serrana, e em especial no município de Alcântaras e regiões do entorno do sítio Bom Fim onde ele residia. Seu Américo morou durante muitos anos no bairro do Junco em Sobral.

Seu falecimento ocorreu por volta das 5: 00 da manhã em sua residência próxima a CE-241 no sítio Bom Fim zona rural de Alcântaras a cerca de 9,5 km da cidade. Segundo temos informações o motivo do óbito foi causado por uma parada cardíaca.

domingo, 4 de outubro de 2009

ACIDENTE DE TRÂNSITO MATA EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS


O acidente aconteceu por volta de 1:00 da tarde de domingo 04/10, Tarcísio Lopes Ximenes 57, ex- presidente da câmara municipal de Alcântaras no período de 2005 a 2008 sofreu acidente na CE-241 que liga a cidade de Alcântaras a Sobral no trecho conhecido como ladeira do Búzio.

Ainda não se sabe o motivo do carro ter saído da pista, que provavelmente estava em alta velocidade. há suspeitas de falha mecânica, e que para o caro não descer um barranco teria atravessado a outra mão da via e entrado no mato e batido em uma pedra.

Com o senhor Tarcísio da Filó, como era mais conhecido, estavam dois amigos, o senhor Francisco Iraldo Freire Rocha 36 e Antenor Martins dos Santos 47; este último teria sido jogado para fora do carro e sofreu uma batida muito forte em um poste no momento em que o automóvel bateu na pedra. O carro capotou e minutos depois pupulares de um time de futebol amador socorreu os feridos inclusive Tarcísio que se encontrava debaixo do autómovel.

Os dois foram encaminhados a Santa Casa se Misericórdia de Sobral, e estão gravemente feridos, enquanto Tarcísio que esboçou reações no local, mas não resistiu ao acidente e depois de confirmado sua morte foi encaminhado ao IML de Sobral.

Tarcisio Lopes Ximenes além de ex-vereador era muito conhecido não somente em Alcântaras, mas em muitos municípios cearenses e especialmente em Sobral onde morou alguns anos e trabalhava como corretor de automóveis.

O prefeito municipal de Alcântaras decretou luto de 03 dias e feriado municipal na segunda-feira 05 de Outubro. A população se encontra abalada pelo o ocorrido.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores