sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS NO IFCE SOBRAL TERMINAM SEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO

São 245 vagas para sete cursos técnicos gratuitos.

As inscrições para os cursos técnicos do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) terminam na próxima sexta-feira, 20 de janeiro. O processo seletivo é para o semestre 2017.1. Ao todo, são ofertadas 245 vagas. As inscrições são exclusivamente pela internet.

As vagas são para sete cursos técnicos gratuitos: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. As aulas são no turno da noite, com exceção do curso de Segurança do Trabalho, que é ofertado à tarde. Cada curso conta com 35 vagas.

Para a inscrição, é cobrado o valor de R$ 40. A data de realização das provas - Redação e Conhecimentos Gerais - será 19 de fevereiro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br), onde poderá também consultar o edital para mais informações.

Serviço:
Inscrições no processo seletivo 2017.1
Quando: até 20 de janeiro
Cursos ofertados: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente,  Panificação e Segurança do Trabalho

Tiago Braga - Jornalista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DESTINAR ÁGUA DE CHUVA PARA A REDE DE ESGOTO PODE GERAR MULTA

Foto: Arquivo VN
Durante o período chuvoso, as águas pluviais que acabam sendo destinadas de forma inadequada para a rede coletora de esgoto prejudicam o bom funcionamento da rede. Diante disso, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) alerta à população que destinar águas pluviais para a rede de esgotamento, além de gerar problemas para a cidade, é infração passível de multa, conforme resolução da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR).

A companhia também alerta que, além de trazer danos ao sistema de esgotamento sanitário, esse ato compromete a saúde pública e o meio ambiente. Quando a água da chuva é lançada na rede coletora, o volume da água faz com que o esgoto volte para dentro das casas e também para a dos vizinhos. A ação também pode provocar o rompimento da tubulação, ocasionando transbordamentos nas ruas, danos a veículos por deslocamentos das tampas de ferro dos poços de visita e comprometimento da rede.

A Cagece orienta a população a fazer vistorias nos imóveis para verificar se as águas das chuvas estão sendo coletadas pelas calhas dos telhados e ralos dos pátios e quintais e conduzidas por tubulações independentes. Caso seja detectada irregularidade, devem ser construídos desvios para a galeria de águas pluviais.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Cagece pela central de atendimento (0800 275 0195), pelo chat online no site da companhia (www.cagece.com.br) ou pelo Cagece Mobile (aplicativo gratuito disponível para iOS e Android).

Saiba mais

A rede coletora de esgoto, de responsabilidade da Cagece, recolhe o esgotamento sanitário das residências e o direciona até uma rede de tratamento. Já a rede de drenagem, mantida pelo município, permite o escoamento direto das águas das chuvas para o mar, rios ou lagoas.

Quando a população desvia águas pluviais para a rede de esgoto, o Artigo 115 da Resolução 02/2006 da ACFOR prevê multa. Constatada a irregularidade, é emitido termo de ocorrência e, no prazo de 30 dias, caso o cliente não elimine a irregularidade, o valor da multa será implantada de acordo com a tarifa do cliente, com acréscimo de 50% em caso de repetição da infração.

Assessoria de Comunicação da Cagece (Via Site do Governo do Ceará)

IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE EXTENSÃO NA ÁREA MUSICAL

Serão ofertadas aulas de canto coral, clarinete e flauta doce, a partir de 20 de fevereiro.

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas, até o dia 16 de fevereiro, para as novas turmas dos cursos de extensão na área musical. Serão ofertadas aulas gratuitas de canto coral, clarinete e flauta doce.

O público-alvo são alunos, servidores e demais integrantes da comunidade acadêmica do campus de Sobral, além do público externo. Segundo a professora Marcilane Cruz, o projeto é "uma proposta de educação musical que abordará elementos da musicalização, apreciação e práticas coletivas, elucidando a importância da linguagem musical como instrumento de participação política, social e cultural".

No caso do canto coral, os candidatos serão submetidos a audições que ocorrerão nos dias 20 e 22 de fevereiro de 2017, de 15h30 às 17h30, no estúdio musical do IFCE Sobral.

As inscrições são por meio de formulário eletrônico (https://goo.gl/RuUFx2) e podem ser feitas até o dia 16 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia seguinte, 17 de fevereiro. As aulas iniciam no dia 20 de fevereiro e ocorrem no estúdio musical do IFCE Sobral. Mais informações pelo telefone (88) 3112.8056 ou pelo e-mail marcilanegc12@gmail.com.

SERVIÇO
Inscrições
- Formulário eletrônico para inscrição: https://goo.gl/RuUFx2
- Período: até 16 de fevereiro
Aulas
- Flauta doce: quartas-feiras, de 7h às 9 horas
- Clarinete: terças-feiras, de 14h30 às 17 horas
- Canto Coral: segundas e quartas-feiras, de 15h30 às 17h30

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Sobral -  Av. Dr. Guarani, 317, bairro Derby Clube, CEP: 62042-030

Tiago Braga - Jornalista

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

RESULTADO DO ENEM 2016 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje (18) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os cerca de 6 milhões de candidatos que fizeram as provas já podem conferir as notas na página do participante do Enem. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.

Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

Teoria da Resposta ao Item

A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais  pontos por aquele item.

As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior  privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com  mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, disse que desde a divulgação das notas, o site do Inep é atacado por hackers, o que dificulta o acesso dos estudantes. A página ficou fora do ar por diversos momentos. “Isso acontece todos os anos. Tomamos o cuidado de colocar um link externo à nossa página”, disse. O estudante pode acessar a nota, além do endereço do Inep (inep.gov.br), pela Página do Participante.

Da Agência Brasil

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TCM INICIA FISCALIZAÇÃO EM MUNICÍPIOS QUE DECRETARAM ESTADO DE EMERGÊNCIA

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) inicia nesta segunda-feira, 16, fiscalização de municípios que decretaram estado de emergência e, por conta disso, podem fazer contratações e compras sem licitação. O objetivo da operação especial, que ocorre em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), é exatamente avaliar a situação de cada cidade e averiguar se os princípios constitucionais estão sendo obedecidos.

Seis municípios serão visitados nesta semana por equipe técnica do TCM, acompanhada de promotores de Justiça e de membros da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). A operação deve durar até a metade do mês de fevereiro. Os critérios utilizados para a seleção dos municípios levam em consideração a matriz de risco da equipe de fiscalização do TCM, informações das prestações de contas, publicações oficiais, portais de transparência e dados do Ministério Público.

Estado de Emergência

Pelo menos 53 municípios do Estado já decretaram a situação de emergência este ano. Os prefeitos recém-empossados alegam terem encontrado as cidades desorganizadas administrativamente e com serviços básicos paralisados, como a coleta de lixo, transportes e ofertas de insumos para a área da Saúde. Foi o caso da prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira (PR), que recorreu ao recurso quatro dias após assumir mandato.

O presidente do TCM, Domingos Filho, explica que a fiscalização é necessária para que se averigue se todas as condições para o estado de emergência foram seguidas. Segundo ele, além da justificativa fundamentada, os gestores também têm de delimitar o objeto que vai ser contratado ou comprado sem licitação e que ele deve estar vinculado à situação calamitosa do município.

Não é permitido, portanto, que se contrate sem licitação serviços que não estavam sofrendo sucateamento e causando a emergência. “Não basta alegar a existência da emergência, é preciso demonstrar que a contratação se afigura como instrumento efetivo de atendimento a tais carências”, afirma.

Fonte: O Povo Online (Letícia Alves)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores