quarta-feira, 15 de junho de 2022

UNIÃO EUROPEIA INVESTE EM PROJETO DO CAMPUS DE SOBRAL DO IFCE COM ENVIO DE PÊNDULO GRAVITACIONAL

O equipamento é utilizado para medir a aceleração da gravidade. Financiamento é do Programa Erasmus+, da União Europeia

A partir de uma cooperação internacional, o campus de Sobral do IFCE recebeu um pêndulo gravimétrico, equipamento utilizado para medir a aceleração da gravidade. A iniciativa faz parte do projeto World Pendulum Alliance (WP@ELAB), com financiamento do Programa Erasmus+, da União Europeia. O objetivo é instalar uma constelação de pêndulos em vários países ao redor do mundo, para compreender como a gravidade varia conforme as diferentes latitudes, compartilhando os dados gerados.

Com esses dados, é possível, por exemplo, analisar melhor a composição geográfica da Terra, explica André Brito, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFCE Sobral. Conforme o professor, a instalação do pêndulo no campus será útil também para os estudantes, principalmente os dos cursos de Física e de Mecatrônica Industrial. "Pode ser usado para ensinar análise de dados, trabalhar com erros experimentais, desenvolver equações, fazer modelagem computacional", cita.

Pretende-se ainda incentivar os alunos a utilizar os dados gerados pelo pêndulo em projetos de TCCs e dissertações, bem como realizar palestras com estudantes do ensino médio. O campus de Sobral é a primeira instituição de ensino do Ceará e uma das poucas da Região Nordeste a receber o pêndulo. Países como Chile, Colômbia, Espanha, França, Panamá, Portugal e República Tcheca, dentre outros, integram a iniciativa.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

comunicação.sobral@ifce.edu.br

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores