sábado, 3 de agosto de 2013

BELA VISTA FM 98,7 MHz DE ALCÂNTARAS COMPLETANDO 08 ANOS DE EXISTÊNCIA, E COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NESTE SÁBADO

A Rádio Comunitária Bela Vista FM 98,7 MHz da cidade de Alcântaras, está comemorando hoje 03/08/2013, 08 anos no 'Ar', e durante todo o dia, foi reservada uma programação especial com homenagens e distribuição de prêmios ou brindes aos ouvintes através de participações ao vivo no Ar.

Com um belo trabalho de dedicação comunitária, com músicas e informações, além da prestação de vários serviços de comunicação a população de Alcântaras e região. Ultimamente a rádio teve algumas perdas como os locutores Alexandro Albuquerque e Alberto Lourenço que viajaram à outros estados do país, além da perda inesperada e irreparável do saudoso comunicador Raimundo Silva. 

Por outro lado, a Bela Vista ganhou outros excelentes locutores, Edgar Silva e Carlos Andrade, além do experiente Radialista Miguel Gonçalo que vem diretamente da região de Coreaú/Moraújo para reforçar o 'time' da rádio que está não só em Alcântaras e região, mas sim em todo o Brasil e com ouvintes fora do país através da internet, onde fazemos questão de apoiá-la.
Filho Alves, Abel Silva, Edgar Silva, Miguel Gonçalo, e ao seu lado da primeira foto, o Sr. Joaquim Benício

Parabéns a todos os locutores que fazem a Rádio, destacando também o Diretor Benício Silva pelo Pioneirismo e dedicação ao trabalho realizado ao londo desses oito anos, e também aos que (fizeram) parte deste grupo.

Imagens Facebook Miguel Gonçalo

PREFEITO DE MERUOCA DESCARTA ROMPIMENTO POLÍTICO E FALA SOBRE A DEMISSÃO DA EX-SECRETÁRIA HERIK ZEDNIK

O prefeito de Meruoca, Aristides Gomes (PT) confirmou ao Blog na noite de quinta-feira (1°) por ocasião do Encontro do PT em Sobral, que não há rompimento político, entre o seu grupo e de João Coutinho (PT) com o PRB da Meruoca, devido a exoneração na noite de quarta-feira (31) da Secretária Herik Zednik (PRB). 

Mesmo reconhecendo os valores da Professora Herik (PRB) o prefeito falou que “da maneira que ela estava levando a Secretaria de Educação, sem ouvir o mesmo causou um mal estar na administração”. “Na parte pedagógica foi dada a ela (Herik) toda autonomia, mas na parte administrativa eu queria saber o que estava se passando, pois sou eu o prefeito”, disparou Aristides (PT) que chegou a ressaltar que o caso da exoneração da Secretária é um caso isolado, e que continuam na gestão os outros secretários do PRB e PMDB. Sobre os pré-acordos para campanha proporcional (deputado federal e estadual) em 2014, pela parte dele (Aristides) e do ex-prefeito João Coutinho (PT) continuam tudo acertado, assegura o prefeito serrano, que não há rompimentos. Do Sobral de Prima.

Ainda, segundo a imprensa de Sobral, desta vez no blog Wilson Gomes, a confusão em Meruoca era maior do que se imaginava, o Prefeito revelou que a ex-secretaria estava fazendo perseguição política e que ele e sua família não estava mais aguentando a situação e a falta de tranquilidade, e que ainda partiu dele a decisão da demissão.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SOBRE A SAÚDE PÚBLICA!

Por Blog do Amarildo

RECURSOS HÍDRICOS: MAIS DA METADE DOS AÇUDES DO CEARÁ TEM VOLUME INFERIOR A 30%

Para melhor visualizar, clique na imagem

Segundo dados da Cogerh e do Dnocs, os reservatórios armazenam 41,3% da capacidade. O percentual vem reduzindo desde 2012, ano em que a seca também atingiu o Estado

Mais da metade (51,3%) dos açudes públicos do Ceará está com volume de água inferior a 30%. O cálculo leva em conta os 144 açudes construídos pelos governos Estadual e Federal e monitorados diariamente pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). As bacias hidrográficas do Banabuiú e do Alto Jaguaribe são as mais afetadas, cada uma com 12 açudes na estatística.

Apenas três reservatórios estão com mais e 90% da capacidade. Em Baturité, o Tijuquinha está sangrando. O Gavião, em Pacatuba, e o Curral Velho, em Morada Nova, têm 92% e 93%, respectivamente. Cidades como Canindé, Antonina do Norte e Crateús possuem reservatórios com nível abaixo de 2%. O caso mais grave é no açude Carnaubal (0,1%), em Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza.

A situação se agravou com as poucas precipitações nos primeiros meses deste ano. O volume de chuvas entre janeiro e março de 2013 em relação ao mesmo período de 2012 teve queda de 36%. A esperança para algumas comunidades são obras emergenciais e a distribuição de água pelos carros-pipa, já que o segundo semestre costuma ser de poucas chuvas no Estado.

Atualmente, os reservatórios contêm 41,3% da capacidade total, tendo apenas 7,7 bilhões de metros cúbicos dos 18,3 bilhões que podem armazenar. O volume das águas atingia 69,8% da capacidade em março de 2012, ano também de seca. Já em março de 2013, o volume armazenado havia caído para 44%.

Até o fim de 2014, 18 municípios podem ter o abastecimento de água comprometido. Segundo Yuri Castro, assessor da presidência da Cogerh, Fortaleza não corre risco, mesmo que o ano seguinte continue com poucas chuvas. A Capital é abastecida pelo Castanhão (no município de Alto Santo), que pode armazenar mais de três bilhões de metros cúbicos. Hoje, está com 50,2% da capacidade.

Servem também a Capital os açudes Acarape do Meio (Redenção), Gavião (Pacatuba), Pacajus (Pacajus), Pacoti (Horizonte), Aracoiaba (Aracoiaba) e Riachão (Itaitinga). Conforme Castro, o sistema integrado das Bacias Metropolitana e do Médio Jaguaribe garante que não há riscos de falta de água em Fortaleza.

O POVO Online

EMPRESAS QUE REALIZAM 'VENDA PREMIADA' SÃO MULTADAS EM SOBRAL

As Empresas foram multadas pelo fato de o Ministério Público constatar práticas abusivas contra o consumidor. A decisão judicial ocorreu em julho passado.

Sobral. As empresas Eletrofácil - Comércio de Eletrodomésticos Ltda. e Eletromil - Comércio de Utilidades do Lar Ltda, ambas do Grupo Mil, foram multadas e interditadas após Ação Civil Pública proposta apelo Decon de Sobral. A decisão foi dada pelo juiz da Segunda Vara Cível da Comarca de Sobral Henrique Lacerda de Vasconcelos. A decisão judicial tomada no mês passado, determina a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis e valores das pessoas físicas e jurídicas, além da quebra de sigilo bancário e uma multa de R$50 mil reais a cada novo contrato.

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), em ação conjunta com o Decon Sobral, multou e interditou as empresas que têm unidades nos municípios de Sobral, Camocim, Itapipoca e Cruz. A decisão administrativa, assinada pela secretária-executiva do órgão, Ann Celly Sampaio Cavalcante, data do último dia dois e foi motivada por diversas reclamações recebidas pela Promotoria de Justiça de Sobral. As empresas foram interditadas nos dias quatro e cinco de julho.

Segundo a promotora de Justiça Juliana Cronemberguer de Negreiros Moura, coordenadora do Decon de Sobral, vários consumidores firmaram com essas empresas contratos que ferem a legislação. Elas estariam praticando a chamada venda premiada, que consiste na compra e venda parcelada com entrega futura, em que o consumidor paga mensalmente valor fixo e, ao ser sorteado, recebe o produto e fica exonerado das parcelas futuras.

O contrato tem como objeto a formação de um grupo de consumidores que visam à aquisição de um determinado produto como moto, geladeira, fogão e outros bens. A promotora explica que o alto número de reclamações contra as empresas tanto no Decon quanto no Juizado Especial Cível. Especula-se que milhares de consumidores tenham sido lesados. "Apesar do alto número de queixas registrado, esse valor não reflete a quantidade de consumidores atingidos".

Argumentos

Cláusulas abusivas e a ilegalidade da atividade foram alguns dos argumentos usados na ação. Juliana conta que os compradores são atraídos pelos baixos preços e a falsa sensação de estarem entrando em um consórcio, quando na verdade essa modalidade de venda não se encaixa no perfil de consórcio. "Apesar de ser muito parecida, alguns detalhes importantes mudam, como o fato de que os sorteios não possuem nenhum órgão que fiscalize", conta a promotora.

A inadimplência das parcelas causa a exclusão no sorteio, mantendo assim a adimplência alta. "Muitas pessoas privilegiavam o pagamento das parcelas acima de necessidades básicas com medo de perder o sorteio e os valores já pagos", fala. Apesar das sedes nos Municípios de Sobral, Cruz, Camocim e Itapipoca, Juliana aponta ainda que foram feitas denuncias de toda a Zona Norte, como Coreaú, Cariré e principalmente Massapê.

Em documento expedido pelo Decon, explica-se que o atrativo desse negócio é a possibilidade de os consumidores, normalmente pessoas de baixa renda, adquirirem produtos pelo preço bem abaixo daquele de mercado. "Sendo que, conforme constatado, a prática é notadamente uma fraude, decerto que a própria Secretaria de Acompanhamento Econômico da Receita Federal já advertiu quanto à inviabilidade financeira das referidas operações, pois, se o número de novos contratantes não for superior ao de consumidores contemplados, a lógica é que o negócio entre em declínio, resultando inevitavelmente no prejuízo dos demais integrantes do grupo", diz o documento. As empresas não possuem sequer cadastro junto ao Ministério da Fazenda, obrigação inerente aos exploradores desse mercado.

Do Diário do Nordeste (Jéssyca Rodrigues)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SOBRE O ROMPIMENTO POLÍTICO EM MERUOCA: Só Zezinho Albuquerque para salvar o casamento entre PT e PRB na Meruoca. Será?

Só tem um político no Ceará que tem trânsito livre para remontar o palanque na Meruoca, edificado pelo governador Cid Gomes, e que elegeu Aristides Gomes, prefeito do município serrano. Chama-se Zezinho Albuquerque, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e referência política para o novo prefeito da Meruoca.

A saída da professora Érika, demitida nesta quarta-feira (31) da secretaria da Educação, joga por terra um outro acordo costurado há época da montagem do palanque pró Aristides. Segundo o Blog Sobral de Prima, os dois grupos firmaram uma parceira para campanha eleitoral proporcional de deputado estadual e federal em 2014. Pelo acordo, o ‘grupo’ votaria unido em um candidato à Federal do PT, e em Oman Carneiro, do PRB, para Estadual. Ainda segundo o Blog do Armando Costa, somente Zezinho Albuquerque tem força para reatar o casório. 
Será?

Do blog Sobral em Revista

Se para aliados políticos históricos, a coisa não é fácil, imagine a situação em questão de Meruoca. Três meses, acho que durou foi muito, e quem acreditou nesta união "água e óleo" , já deve ter acreditado e muito!!! em Papai Noel.

POLÍTICA: ACABOU O CASAMENTO ENTRE 'PT E PRB' EM MERUOCA

Não duraram três meses o casamento entre PT e PRB em Meruoca. Na noite desta quarta feira, 31 de julho, o prefeito Aristides demitiu a secretária de Educação, Herik Zednik, a professora Erika.

Segundo informações obtidas pelo Blog Sobral em Revista, Erika estaria fazendo um governo paralelo na educação, inclusive não acatando solicitações vindas do gabinete do executivo. Pesou também a geral que a nova secretária teria dado no quadro de pessoal, afetando diretamente os petistas ligados ao ex-prefeito João Coutinho. A decisão, segundo essa mesma fonte, é em caráter irrevogável.

AGENTES COMUNITÁRIOS SÃO MOBILIZADOS NA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece de 1º a 8 de agosto. 

A Secretaria da Saúde do Estado reunirá na quinta-feira (01), às 8:30h, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Agentes Comunitários de Saúde, que no trabalho do dia a dia contribuem a manter elevados os índices de aleitamento materno exclusivo até os quatro meses de vida dos bebês. Em 2012, o índice foi de 69,85% no Ceará. Isso significa que de cada 100 crianças com até quatro meses de vida, quase 70 são alimentadas somente do leite materno. A abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno contará também com a participação de uma dupla de mães e bebês do Hospital Geral César Cals, e representantes dos bancos de leite e hospitais amigos da criança. “Amamentar vale ouro” é o slogan da campanha deste ano, em referência ao laço dourado, símbolo da luta pelo incentivo à amamentação.

Redução da mortalidade infantil

Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Além da mulher, toda a família pode apoiar a amamentação. Por isso, a campanha de aleitamento materno deste ano é direcionada também aos pais dos bebês, que devem incentivar e apoiar o aleitamento exclusivo até os quatro meses.

Dados da Secretaria da Saúde do Estado mostram que na proporção em que o índice de aleitamento aumenta, a mortalidade infantil é reduzida. Nos últimos anos, gira em torno de 70%  o percentual de bebês acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que são alimentados até quatro meses de vida só com o leite materno. Em 1997, quando o índice de aleitamento era de 47%, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) era de 32 por mil nascidos vivos. Em 2011, a TMI foi reduzida para 12,3. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais.  O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra doenças.

Na atividade dos agentes comunitários de saúde, o acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária de seu trabalho. Entre as ações de prevenção das doenças e promoção à saúde está o incentivo ao aleitamento materno. A homenagem que a Secretaria da Saúde do Estado vai fazer aos agentes de saúde é um reconhecimento pelo bom desempenho nas suas atividades, configurado nos índices de aleitamento materno exclusivo. Em abril de 2008, a Sesa incorporou à sua folha de pagamento 8.115 agentes de saúde que atuam nos municípios.

Assessoria de Comunicação da Sesa

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O ÍNDICE DE HOMICÍDIOS, E O NOVO IDH DO ESTADO DO CEARÁ

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 31/07/2013

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA GANHAM HOMENAGEM DURANTE O MÊS DE AGOSTO

Cultura, esporte, divertimento e motivação para o Enem são os principais componentes da programação que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), realiza durante o mês de agosto em homenagem aos estudantes.

A ideia é criar uma rede de mobilização dos alunos para marcar o compromisso com ampliação das oportunidades de sucesso acadêmico e profissional. A abertura será nesta quinta-feira (01), às 7 horas, na Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, com a presença da secretária Izolda Cela.

Com o tema “Ao GOSTO do Aluno”, as atividades acontecem durante quatro semanas nas escolas da rede estadual, integradas às 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Logo nos primeiros dias de agosto, 90 alunos participam do Festival de Música na Ibiapaba. Na semana seguinte, haverá uma aula motivacional com o professor Pachecão, conhecido nacionalmente por seu estilo diferenciado em sala de aula. O evento acontece nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixadá, Morada Nova e Fortaleza. Um total de 20 mil estudantes participam desse momento.

O esporte também está na agenda dos estudantes da rede estadual. Na Capital, de 7 a 16 de agosto, cerca de 800 alunos irão aos Estádios Presidente Vargas e Castelão para conferir os jogos entre Fortaleza x Cuiabá e Ceará x Atlético-Go, respectivamente. Na mesma semana, serão inauguradas 15 Academias Populares em escolas da rede estadual e autorizada a construção de dois campos de Futebol Society em escolas nos municípios de Caucaia e Crato.

De 19 a 23, haverá a Semana Voz do Estudante, espaço destinado ao protagonismo, compromisso e propostas dos alunos. Estão programados encontros dos Grêmios Escolares e uma Oficina, denominada Agenda 22 – Mobilização pela Cultura da Paz. Nos últimos dias do mês, durante a Semana da Cultura, cerca de dois mil alunos do Interior que ainda não conhecem a Capital, farão um passeio pelos principais pontos turísticos de Fortaleza. Os estudantes também terão acesso a peças teatrais no Centro Dragão do Mar, Cinema 3D e Festival de Fanfarras.

Serviço:
Abertura da Programação do Mês do Estudante
Data: 01/08/2013
Horário: 7 horas
Local: Escola José de Alencar – rua Veneza, 84, bairro Messejana

Assessoria de Imprensa da Seduc

LANÇAMENTO DOS JOGOS ESCOLARES DO CEARÁ 2013 ACONTECE NESTA QUINTA (01)

Contagem regressiva para a maior competição estudantil do Estado. O lançamento dos Jogos Escolares do Ceará 2013 - 12 a 14 anos - acontece nesta quinta-feira, 1º de agosto, às 14h, no Auditório Blanchard Girão, da Sesporte (Av. Alberto Craveiro 2775). A Secretaria do Esporte e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará convocam professores, técnicos, diretores e secretários municipais para participarem desse momento onde serão discutidos diversos assuntos referentes aos jogos.

As inscrições para os Jogos Escolares do Ceará já se encontram abertas no site da Secretaria do Esporte. Neste ano, os Jogos terão disputas em 15 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Os Jogos Escolares acontecem anualmente, proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem em torno de 20 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.

Jogos Escolares do Ceará

Organizados pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.

Núcleo dos Jogos Escolares na Sesporte
Contato: (85) 3101.4391.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado

MIRAGEM II: 'OPERAÇÃO EXECUTA 15 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA GESTORES PÚBLICOS E EMPRESÁRIOS NO CEARÁ'

Ação envolve 5 municípios com fraudes em licitações e documentos
  
Operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil cumpre 15 mandados de prisão temporária em 5 municípios cearenses na manhã desta quarta-feira (31). A operação "Miragem II" executa prisões de gestores públicos e empresários em Fortaleza, Maracanaú, Russas, Morada Nova e Quixadá. Eles são acusados de envolvimento em fraudes em licitações e adulteração de documentos durante a investigação criminal que já vinha acontecendo na "Operação Miragem I", ocorrida em junho.

Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados de prisões foram contra pessoas já envolvidas na 'Miragem I', já os de busca e apreensão têm novas pessoas envolvidas.

Até o momento, muitos não foram localizados. O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil seguem fazendo diligências pelo Estado para prender os envolvidos.

Diário do Nordeste Online
Imagem: Web

terça-feira, 30 de julho de 2013

CONVITE: "Procurando as pegadas de Jesus" Lançamento do Livro de Pe. João Batista

Recebi e repasso, obrigado pelo convite.

Local: Casa da Cultura de Sobral
Av. Dom José - Centro
Data: 31 de julho de 2013, às 19h.

OS NÚMEROS E A EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS COM BASE 2010


Entre 1991 e 2010:
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Alcântaras teve um incremento no seu IDHM de 110,53% nas últimas duas décadas, acima da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (68,40%). O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 44,06% entre 1991 e 2010.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Alcântaras é 0,600, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,262), seguida por Longevidade e por Renda. Já antes (entre 1991 e 2000), a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Longevidade (com crescimento de 0,140), seguida por Educação e por Renda.

Ranking
Alcântaras ocupa a 4144ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 4143 (74,45%) municípios estão em situação melhor e 1.422 (25,55%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 184 outros municípios de Ceará, Alcântaras ocupa a 133ª posição, sendo que 132 (71,74%) municípios estão em situação melhor e 52 (28,26%) municípios estão em situação pior ou igual.

Veja alguns números do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH Municipal e seus componentes - Alcântaras - CE, nas últimas duas décadas:
IDHM e componentes 1991 2000 2010
IDHM Educação 0,122       0,262 0,524
% de 18 anos ou mais com ensino fundamental completo 7,38     12,97 33,93
% de 5 a 6 anos frequentando a escola 47,62      93,48 98,59
% de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental  7,74    36,64 87,45
% de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo 4,26      15,20    45,46
% de 18 a 20 anos com ensino médio completo 3,09    3,23    29,25
IDHM Longevidade 0,490 0,630       0,751
Esperança de vida ao nascer (em anos) 54,39 62,80      70,07
IDHM Renda 0,386 0,456 0,549
Renda per capita (em R$)  88,52 136,44 243,73

O que é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.

Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo do IDH. Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda).

Fonte: http://www.pnud.org.br/

No Brasil, existem outros índices que medem o desenvolvimento com base em dados de municípios ou dados municipais, como por exemplo Firjan, que mede o desenvolvimento Municipal IDM e não IDH (humano). O índice Firjan de desenvolvimento municipal é divulgado anualmente. Já o IDH,  do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem outra metodologia e é divulgado a cada década.

IDHM NO CEARÁ: BAIXO ÍNDICE DE EDUCAÇÃO IMPEDE DESENVOLVIMENTO

Apesar de melhora, o setor puxa para baixo os indicadores; Salitre é município com o pior desempenho no Estado

Em 20 anos, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Fortaleza cresceu 38%. Entre 1991 e 2010, o valor passou de 0,546 para 0,754. Dessa forma, a classificação mudou de "baixo" para "alto". A Capital ocupa a 467ª posição, considerando os 5.565 municípios brasileiros. No Ceará, o crescimento foi de 68,3%, saltando de 0,405 em 1991, para 0,682 em 2010. O índice é maior que a média nacional, que subiu de 0,493 em 1991 para 0,727 em 2010, apresentando crescimento de 47,5%. A educação, no entanto, ainda é o fator que mais contribui para evitar que o IDHM no Estado do Ceará melhore.

Apesar de o indicador ter apresentado o melhor crescimento entre os avaliados pelo IDHM, subindo de 0,204 em 1991, para 0,615 em 2010 (201,4%), ele ainda é o menor dos apresentados pelo estudo. A média nacional, em 2010, foi de 0,637. Entre 1991 e 2010, a longevidade saltou de 0,613 para 0,793 (29,3%). A pesquisa foi divulgada, ontem, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

No Ceará, Salitre foi o município com pior desempenho no indicador educação (0,434), seguido de Potengi (0,441), General Sampaio (0,449), Granja (0,453), Araripe (0,459), Parambu (0,460), Itatira (0,463), Aiuaba (0,474), Viçosa (0,475) e Tambor (0,476).

Matéria completa no Diário do Nordeste

OPORTUNIDADE DE TRABALHO: VAGAS SÃO PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS EM SOBRAL

As áreas são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

NA ESCOLA MARIA JOSÉ SANTOS FERREIRA GOMES, localizada na Av. PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, Nº 200, BAIRRO D. JOSÉ II, FONE: (88)3611-8160, está  precisando de professores  FORMADOS nas áreas de LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA, para lecionar no ensino fundamental II (6º ao 8º ano), nos turnos manhã e tarde. Os interessados por gentileza procurar a escola, até o do dia 31 de julho, no horário de 7:00  às 11:00 e de 13:00 às 17:00 horas,  levando o seu currículo e participar de uma entrevista com  o núcleo gestor.

Inf: Sobral de Prima

EDUCAÇÃO: 83% DOS MUNICÍPIOS NO CEARÁ AINDA TÊM INDICADORES CLASSIFICADOS COMO 'BAIXO' OU 'MUITO BAIXO'

Apenas 30 cidades apresentaram indicadores considerados como 'médio'
  
O indicador de educação no Ceará presente no Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) cresceu 201% entre 1991 e 2010, levando o Estado a ocupar o 1º lugar no ranking do Nordeste, com 0,615. Apesar do avanço, 83% dos municípios cearenses ainda apresentam índices classificados como "baixo" ou "muito baixo". 

Índice é composto por três variáveis (educação, renda e longevidade) FOTO: TUNO VIEIRA

Em 1991, o indicador media 0,204. Enquanto em 2010, esse número saltou para 0,615. No Ceará, 154 cidades apresentaram índices menores que 0,600. Os municípios que não alcançam esse valor são considerados como "baixo" ou "muito baixo".

No topo da lista, está Fortaleza, com 0,695. Ou seja, considerando apenas a educação, nenhum município cearense foi classificado como "alto", com índice acima de 0,700.

Os dados constam no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado a partir de parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e divulgado nesta segunda-feira (29).

Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), esse índice é composto por três variáveis (educação, renda e longevidade) e o desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um.

Números do Ceará seguem tendência nacional

Embora seja o componente com pior marcação no Brasil, foi na educação que mais houve avanço nas duas últimas décadas, ressaltaram os pesquisadores. Em 1991, a educação tinha um IDHM 0,279, o que representa um salto de 128% se comparado à pontuação de 2010.

"Saímos de um patamar muito baixo e isso mostra o esforço que o País fez na área", avaliou Marco Aurélio Costa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um dos parceiros na realização do estudo. "A gente ainda não está bem, o IDHM educação é o que menos contribuiu e onde temos os maiores desafios para superar", concluiu.

Alan Barros/Agência Brasil (Diário do Nordeste)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PROGRAMA “CULTURA NAS FÉRIAS” NA CIDADE DE SOBRAL (TERÇA 30/07 E QUARTA 31/07)


Programação de Férias do Mês de Julho dias 30/07/13 (terça-feira) e 31/07/13 (quarta-feira).

30/07/13 (terça-feira) 
Visita ao Museu 
Local: Museu Dom José
Horários: 08h às 11h e 14h às 17h
Acesso: Gratuito 

Oficina de Musicalização Infantil - Marcília Ferreira
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil 
Horário: 09h às 11h30min
Acesso: Gratuito

Aulão de Sopros 
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil 
Horário: 09h às 11h30min
Acesso: Gratuito

Aulão de Cordas Friccionadas 
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil 
Horário: 17h às 18h30min
Acesso: Gratuito

31/07/13 (quarta-feira) 
Oficina de Musicalização Infantil - Marcília Ferreira
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil 
Horário: 09h às 11h30min
Acesso: Gratuito

31/07/13 (quarta-feira) 
Aulão de Sopros 
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil 
Horário: 09h às 11h30min
Acesso: Gratuito

Cine Falb Rangel
Férias no Cinema – Mostra Infantil
Animações infantis (A partir de 5 anos):
Calango Lengo – Morte e Vida sem ver Água (RJ, 2008, ani, 11’)
Dayane e Zé Firo (SP, 2009, ani, 11’)
Josué e o Pé de Macaxeira (RJ, 2009, ani, 12’)
Um Lugar Comum (SP, 2009, ani, 10’)
Mocó Jack (GO, 2007, ani, 11’)
Ornithophonia (RJ, 2009, ani, 6’)
Local: Casa da Cultura
Horário: 17h
Acesso: Gratuito

Aulão de Cordas Friccionadas 
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil 
Horário: 17h às 18h30min
Acesso: Gratuito

DESENVOLVIMENTO: 'IDHM' DO CEARÁ CRESCE 68,4% EM 20 ANOS, E É O SEGUNDO MELHOR DO NORDESTE

Entre 1991 e 2010, o IDH do Estado passou de 0,405 para 0,682, classificado como de médio desenvolvimento humano. A capital se mantém com o índice mais alto do Estado. 

O Ceará registrou crescimento de 68,4% em seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 20 anos. Entre 1991 e 2010, o IDH do Estado passou de 0,405, considerado muito baixo, para 0,682, classificado como de médio desenvolvimento humano. O  Estado possui o segundo melhor IDHM do Nordeste, atrás apenas do estado do Rio Grando do Norte.

Os dados constam no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado a partir de parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e divulgado nesta segunda-feira (29). Onde, o IDHM do Brasil avançou 47,5% em 20 anos, mas educação ainda é o principal desafio

Fortaleza possui maior IDH do Ceará

Fortaleza mantém-se como o município de mais alto IDH do Estado. Em 1991, era de 0,546, considerado de baixo desenvolvimento humano e passou a 0,754, em 2010, classificado como de alto desenvolvimento humano.

O Crato, que ocupava a segunda colocação em IDH no ano de 1991 (0,444), passou a ser o terceiro em 2010 (0,713), considerado também de alto desenvolvimento humano, mas atrás de Sobral (0,714), que era o sétimo no levantamento de 1991.

Salitre tem o pior índice

No Ceará, o município de pior IDH é o de Salitre, com 0,540 (baixo desenvolvimento humano). Apesar de ter evoluído em relação a 1991, quando o IDH era de apenas 0,189 (muito baixo desenvolvimento humano e inferior ao dos países mais pobres do mundo), o município caiu duas posições no ranking estadual. 

O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável [longevidade], ter acesso a conhecimento [educação] e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas [renda]. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Confira ranking do IDHM 2010 no Nordeste

1) Rio Grande do Norte - 0,684
2) Ceará - 0,682
3) Pernambuco - 0,673
4) Sergipe - 0,665
5) Bahia - 0,660
6) Paraíba - 0,658
7) Piauí - 0,646
8) Maranhão - 0,639
9) Alagoas - 0,631

Diego Borges (Diário do Nordeste)
Foto: Gustavo Pellizzon.

OS ALCANTARENSES NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013

Alcantarenses presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a espera do Papa Francisco na Praia de Copacabana.

No total dez jovens viajaram para a região Sudeste para participarem da 28ª vigésima oitava edição da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, onde também alguns foram a TV Canção Nova no interior de São Paulo. Durante a Jornada no Rio, o encontro com jovens do mundo inteiro, e com outros conterrâneos que atualmente moram na capital Fluminense. Na foto Monick Aguiar (casaco vinho) e ao lado Kaian Araújo (boné preto/mora no rio) Gleicy (vermelho), as irmãs Maitê Lopes (Preto) e Glória Mariel (listradas).

Ainda participaram e viajaram exclusivamente para da 28ª JMJ, Márcia Brandão, Douglas Alcântara, Jonas Cavalcante, Karlos Ruan, Fabio Rocha, e Mayara Alcântara.

Estes foram os jovens que trocaram o Festival de Quadrilhas pela jornada Mundial e o encontro com o Papa. Parabéns pelo exemplos de coragem e determinação.
Fotos: Facebook Monick e http://www.rio2013.com/ 

domingo, 28 de julho de 2013

FLOR DE MANDACARÚ DA CIDADE DE CARIRÉ VENCE O XVII FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS

Na noite deste último sábado,27, aconteceu em Alcântaras as ultimas apresentações juninas que consagrou a Quadrilha Flor de Mandacarú como campeã do XVII Festival de Alcântaras. 

O Colégio Inocência que ficou literalmente lotado no último dia do tradicional Festival de Quadrilhas, atraiu milhares de visitantes de toda a Zona Norte à cidade de Alcântaras que vieram curtir e prestigiar o evento considerado um dos maiores da região. Foi também na noite deste sábado, que a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará - FEQUAJUCE através da mesa julgadora deslocada até Alcântaras apresentou por volta das 1:40m da manhã a grande finalista desta edição, bem como a vice campeã e o terceiro lugar, além de melhor noivo, melhor noiva, melhor repertório, melhor casamento, melhor rainha, dentre outros quesitos de avaliação individual.

Sendo assim consagrou-se como a vencedora da competição junina em 2013 a Quadrilha Flor de Mandacarú de Cariré (Campeã), que obteve pontuação total de 178,6 pontos, seguido da Quadrilha Luar do Sertão de Sobral (Vice - Campeã) com pontuação total de 178,2 pontos e em terceiro lugar ficou o Arraiá Modelão de Forquilha com pontuação geral de 173,8. A Quadrilha Brasas da Serra do município de Alcântaras ocupou a 4º colocação geral da competição ficando com uma pontuação total de 172,9 pontos segundo a planilha  de resultado final fornecida pela FEQUAJUCE.
Reedição e imagens Visão Norte
Com post. Francisco Freire (Portal Jovem)

PREFEITURAS CEARENSES: 'EMPRESAS FAVORECEM A CORRUPÇÃO EM MUNICÍPIOS'

De acordo com órgãos de controle do Estado, a merenda e o transporte escolar lideram a lista de desvios de recursos. A presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Adriana Barbosa, reconhece que as prefeituras sofrem intenso assédio das empresas de fachadas. 

Pesquisa não-oficial realizada por analistas da Secretaria do Tesouro Nacional aponta desperdício de pelo menos 40% de recursos públicos direcionados à educação e aplicados no ensino fundamental nos municípios brasileiros. No Ceará, órgãos de fiscalização alegam que há alta incidência de desvios de verbas na rubrica destinada à educação, principalmente referentes à merenda e ao transporte escolar nas instituições públicas de ensino. As "empresas de fachada" são consideradas o principal impasse na gestão transparente do dinheiro público.

O levantamento feito pelos técnicos do Tesouro, vinculado ao Ministério da Fazenda, aponta a má gestão de recursos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e de outros programas. O estudo considera 4,9 mil municípios, que teriam destinado R$ 54 bilhões por ano ao ensino fundamental, entre 2007 e 2009. Desse valor, no mínimo R$ 21,9 bilhões podem ter sido desperdiçados por falhas na administração ou desvio de recursos.

O promotor de Justiça Eloilson Landim, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), pondera ser difícil mensurar o desvio desses recursos nas prefeituras cearenses, mas garante que um dos principais problemas a serem enfrentados é a situação do transporte escolar nessas localidades. Ele justifica que a qualidade dos veículos que transportam os alunos não condiz com o que consta nos contratos firmados com as prefeituras.

Na prática, afirma Eloilson, ocorrem as "subcontratações", quando as empresas utilizam transportes bem inferiores aos que registram nas licitações e "terceirizam" o serviço por um valor mais barato. Dessa forma, ao invés de garantirem conforto aos estudantes dessas localidades, as empresas oferecem carros sem segurança, pois são menos onerosos e propiciam o desvio de parte dos recursos previstos nos contratos.
Presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Adriana Barbosa  (Foto: JL Rosa)
Leia a matéria completa no Diário do Nordeste

100 VAGAS: ‘INSCRIÇÕES ATÉ AMANHÃ PARA AUDITOR DO TRABALHO’

O salário oferecido é de R$ 14.280. Candidatos devem ter nível superior em qualquer área. A distribuição das vagas será divulgada após homologação do resultado final

O prazo de inscrição para o concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) termina nesta segunda-feira (29). A seleção visa preencher 100 postos na carreira de auditor-fiscal do trabalho. O cargo exige diploma de nível superior em qualquer área. Do total, cinco postos são destinados aos portadores de deficiência.

O salário inicial oferecido é de R$ 14.280, além do auxílio-alimentação. A jornada semanal é de 40 horas.

A distribuição das vagas entre as unidades administrativas do MTE será divulgada após homologação do resultado final do concurso, mediante o levantamento das unidades prioritárias, podendo recair sobre as Gerências Regionais do Trabalho e Emprego (GRTE) ou Sede das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

Como participar

As inscrições devem ser feitas por meio do site do organizador do processo seletivo, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). A taxa cobrada é de R$ 130.

Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda poderá solicitar isenção da taxa, durante o mesmo prazo das inscrições, por meio do site da organizadora.

Processo seletivo

A seleção se dará por meio de provas objetivas, contendo perguntas de conhecimentos básicos e específicos; provas discursivas, que podem envolver questões, parecer técnico e dissertação sobre direitos humanos, economia do trabalho, direito constitucional, direito administrativo, gestão de projeto, direito do trabalho e segurança e saúde no trabalho; e sindicância de vida pregressa.

Os testes objetivos conterão 100 questões sobre conhecimentos básicos que serão aplicadas no período da manhã do dia 8 de setembro e mais 120 sobre conhecimentos específicos, estas no turno da tarde. Ambas as avaliações terão duração de 3h30.

A etapa discursiva está prevista para o dia 6 de outubro e também terá dois períodos. 

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores