sábado, 15 de outubro de 2016

MENINOS DE 12 E 13 ANOS SERÃO VACINADOS CONTRA 'HPV' A PARTIR DE JANEIRO

Divulgação Internet
A partir de janeiro de 2017, meninos de 12 e 13 anos vão passar a receber a vacina contra o HPV. O anúncio foi feito esta semana pelo Ministério da Saúde. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero e garganta. Devem ser imunizados 3,6 milhões de meninos. Até 2020, a faixa etária deverá ser ampliada e passará a ser de 9 a 13 anos.

Em 2014, o governo federal iniciou a imunização gratuita contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos com a vacina quadrivalente. A faixa etária foi escolhida por apresentar maior benefício em razão da grande produção de anticorpos e por ter sido menos exposta ao vírus por meio de relações sexuais.

Confira abaixo definições e orientações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer e pelo Ministério da Saúde sobre a infecção por HPV, sua relação com diversos tipos de câncer e a importância da vacinação – inclusive para meninos.

Existe mais de um tipo de vacina?

Há duas vacinas contra o HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que estão comercialmente disponíveis no Brasil: a quadrivalente, usada na rede pública, que confere proteção contra os subtipos 6, 11, 16 e 18; e a bivalente, que protege contra os subtipos 16 e 18.

Como funciona o esquema vacinal para o HPV?

Este ano, o governo alterou o esquema vacinal do HPV para meninas, reduzindo de três para duas as doses necessárias (a segunda, seis meses após a primeira). Apenas mulheres entre 9 e 26 anos com HIV devem continuar recebendo as três doses, sendo a terceira cinco anos após a primeira.

O mesmo esquema vacinal será mantido pelo ministério para a imunização de meninos contra o HPV a partir de 2017 – inclusive a regra de três doses para os que vivem com HIV.

Quem pode ser vacinado?

Atualmente, meninas de 9 a 13 anos têm a vacina garantida no âmbito do Sistema Único de Saúde. A partir do ano que vem, meninos de 12 e 13 anos passarão a ter o mesmo direito. Outros grupos podem dispor da vacina em serviços privados.

Vale a pena vacinar homens contra o HPV?

A eficácia da vacina contra o HPV foi comprovada em homens para a prevenção de verrugas genitais e lesões precursoras de câncer de pênis e de ânus. Além disso, vacinar os homens contra o vírus é uma estratégia que acaba por proteger também as mulheres em razão da chamada imunidade indireta ou de rebanho, já que o vírus é sexualmente transmissível.

Por quanto tempo a vacina é eficaz?

A duração da eficácia da vacina contra o HPV foi comprovada até nove anos, mas ainda existem lacunas sobre a duração da imunidade a longo prazo e sobre a necessidade de doses de reforço (aplicação de novas doses da vacina no futuro na população já vacinada).

A vacina contra o HPV é segura?

A vacina contra o HPV é considerada segura e bem tolerada. Os eventos adversos mais observados após a imunização incluem dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, além de dor de cabeça de intensidade leve a moderada.

Existe contraindicação para a vacina?

A dose contra o HPV é contraindicada para gestantes, pacientes acometidos por doenças agudas e pessoas com hipersensibilidade aos componentes (princípios ativos ou excipientes).

Onde é possível ser vacinado?

A vacina para meninas de 9 a 13 anos está disponível nos postos de saúde da rede pública e em escolas que aderirem às campanhas de vacinação. A mesma estratégia deve ser adotada para a imunização de meninos a partir de janeiro de 2017.

Qual a relação entre o HPV e o câncer?

A infecção por HPV é bastante frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. Nos casos em que ela persiste, há risco de se desenvolver lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer – sobretudo no colo do útero, mas também na vagina, vulva, no ânus, pênis, na orofaringe e boca.

Quais os subtipos mais perigosos?

Existem mais de 150 subtipos de HPV e cerca de 40 deles podem infectar o trato ano-genital de homens e mulheres. Pelo menos 13 subtipos são considerados oncogênicos (com potencial para causar câncer) e apresentam maior risco de provocar infecções persistentes, além de estarem associados a lesões precursoras. Dentre eles, o 16 e o 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero registrados no mundo.

A pessoa infectada necessariamente apresenta sinais e sintomas?

A maioria das infecções por HPV é assintomática. Isso significa que tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados sem apresentar sintoma algum. Normalmente, a infecção se apresenta como lesões microscópicas ou sequer chega a produzir lesões. Portanto, mesmo quando não há lesões visíveis, não é possível garantir que o vírus não esteja presente.

Quais as principais manifestações da infecção?

Cerca de 5% das pessoas infectadas por HPV desenvolvem algum tipo de manifestação. As lesões clínicas se apresentam como verrugas, popularmente chamadas crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Têm aspecto de couve-flor e tamanho variável. Nas mulheres, elas podem aparecer no colo do útero, na vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e no ânus. Em homens, podem surgir no pênis (normalmente na glande), na bolsa escrotal, região pubiana, perianal e no ânus. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta em ambos os sexos.

Como o HPV é transmitido?

A transmissão do vírus se dá por contato direto com pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto. Não está comprovada, entretanto, a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.

Como homens e mulheres podem se prevenir?

Apesar de recomendado, o uso do preservativo durante o contato sexual, com ou sem penetração, não protege totalmente da infecção por HPV, já que a camisinha não cobre todas as áreas passíveis de serem infectadas. Na presença de infecção na vulva, região pubiana, perineal, perianal e bolsa escrotal, por exemplo, o vírus pode ser transmitido mesmo com o uso do preservativo. A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita de forma mais eficaz o contágio – desde que utilizada desde o início da relação sexual.

FALECEU O CRIADOR DO PERSONAGEM FOFÃO, ORIVAL PESSINI

Charge Clayton, para o Jornal O Povo em 15.10.2016
Ator Orival Pessini, criador dos personagens Fofão e Patropi, morreu na madrugada da última sexta-feira, aos 72 anos, em São Paulo.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MORTE DE PSICÓLOGA PEGOU ALCANTARENSES DE SURPRESA

A morte da Psicóloga Vólia Freire ocorrida na última quarta-feira (12) pegou muitos alcantarenses de surpresa, principalmente os amigos e ex-companheiros de trabalho.

Vólia trabalhou na Secretaria de Ação Social e CRAS de Alcântaras, não só prestou serviços como também residiu na cidade durante um bom período de tempo a partir de 2011, passando a possuir laços de amizades, inúmeros colegas e identificação com a cidade.

Em Alcântaras também atuou na educação superior particular, com formação de turmas de graduação de pós-graduação em diversas áreas de conhecimento. Na rede social, desde a trágica notícia, são diversas as manifestações de carinho e de pesar sobre a morte de Vólia Freire.
Imagens. Arquivo VN

GUARACIABA (CE): FESTA FOI CANCELADA APÓS NOTÍCIA DA MORTE DE JOVEM PSICOLOGA

Por volta de 12h e 13h, desta quarta-feira (12), a jovem psicologa Dra Vólia Freire foi encontrada morta em seu quarto. Ela era natural de Teresina (PI).

Vólia Freire era filha do empresário e radialista José Ronaldo do Jornal Guaracy e da professora Ana Freire. Recentemente, a jovem e a mãe trabalharam no município de Guaraciaba. A jovem também trabalhava como professora em uma faculdade privada no município de Ipu.

Nesta quarta-feira (12) aconteceria, na Praça da Rodoviária em Guaraciaba, uma festa em comemoração a vitória do prefeito eleito Dr Adail Machado que preferiu adiar o evento para uma data futura, em virtude o falecimento da jovem.

O corpo será velado e sepultado em Teresina (PI).

TCM ABRE CURSO SOBRE FUNDEB

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) está com inscrições abertas para curso a distância sobre o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O principal objetivo do curso é propiciar aos participantes o conhecimento do que pode ou não ser financiado com essa fonte e como deve ser feita a prestação de contas da aplicação dos recursos. O público-alvo engloba servidores de prefeituras, principalmente aqueles que atuam na área da Educação, membros de conselho de educação, profissionais da área contábil e administrativa.

“A troca de conhecimento acerca do Fundeb é necessária para que haja o repasse de conhecimentos sobre novos processos fiscalizatórios e normas vigentes”, relatou Sandra Valéria, diretora do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM).

As atribuições do conselho, composição, regimento interno, procedimento de contratação, como são aplicado os recursos, prestação de contas e fontes de receitas, são outros assuntos abordados no curso.

As inscrições vão até o dia 17 de outubro e as aulas acontecerão entre os dias 1º a 27 de novembro, com carga horária de 20h. São ofertadas 400 vagas.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

“SOBRAL CIDADE DAS ARTES” LANÇA NESTA TERÇA (11/10) NOVA PROGRAMAÇÃO CULTURAL COM PRESENÇA MARCANTE DE ARTISTAS LOCAIS E DARÁ INÍCIO AOS CURSOS DE FORMAÇÃO

A nova programação do Sobral Cidade das Artes contará com diversas atrações gratuitas de música, teatro, dança, hip-hop, atividades infantis e cinema. Os artistas da Região do Vale do Acaraú, selecionados pela Chamada Pública, terão oportunidade de mostrar o seu talento, dividindo os sete principais palcos da cidade com as atrações de grandes festivais parceiros. Serão meses de arte e diversão para crianças, adultos, famílias e grupos de amigos. E de formação para os moradores da região e fazedores artísticos locais se aperfeiçoarem profissionalmente na área cultural, criando um legado e fortalecendo ainda mais a cultura no interior do Ceará.

Entre os festivais parceiros confirmados na programação do Sobral Cidade das Artes estão: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, Bienal de Dança, Feira da Música, Festival Concreto, Festival de Folclore do Ceará e Festival de Circo do Ceará. Já no grupo de atrações locais confirmadas, que prometem mostrar o melhor da cultura da região, há nomes como Sinfonia Coral do IFCE, Chorando Baixinho e Soul Rock.

Iniciado em setembro, o Sobral Cidade das Artes oferece agora uma programação fixa de terça a domingo, com atrações diversas. Toda programação é gratuita e começa a semana com "Teatro da Terça" no Ecoa. Às quartas-feiras tem "Cine Cultura" na Casa da Cultura. Às quintas-feiras é a vez do "Som na Praça" na Praça São João e da “Quinta com Dança” no Ecoa. As sextas, com “Na Beira do Rio”, serão dedicadas à música no Largo das Dores e no Anfiteatro da Margem Esquerda. Já no sábado, o "Ecoa Hip Hop" e o "Ecoa Rock" se alternam a cada semana no mesmo palco do Ecoa. Já a criançada ganha no domingo a “Praça da Criança”, recheada de atividades lúdicas em diversas praças da cidade.

Cursos de Formação
Ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e fomentar talentos. O Sobral Cidade das Artes oferece também uma diversificada grade de cursos técnicos gratuitos para os moradores de Sobral e região vizinha, atendendo demandas da própria comunidade artística local. Já iniciam em outubro as aulas dos cursos de Áudio e Iluminação, Curso Livre de Roadie, Assessoria de Imprensa, Redes Sociais e Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais e Oficina Participativa na Estação da Juventude, que seguem até dezembro. Em breve, mais inscrições serão abertas para novos cursos de formação.

Projeto Sobral Cidade das Artes
Criação. Formação. Difusão. Esta é a base do projeto Cidade das Artes, uma iniciativa conjunta do Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), ECOA e Prefeitura de Sobral em prol da descentralização das políticas públicas de cultura. A ordem é potencializar saberes e fazeres artísticos do interior cearense, assim como dinamizar equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico, fortalecendo a arte e a cultura para o desenvolvimento social e econômico. Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto, que iniciou em setembro e segue até meados de dezembro de 2016.

Chamada Pública
Para compor a Programação Cultural do Sobral Cidade das Artes de outubro e novembro, o Instituto Dragão do Mar lançou, em setembro, a Chamada Pública por meio da qual uma curadoria selecionou projetos artísticos de Sobral e do Vale do Acaraú. Os artistas não selecionados continuarão com seus projetos inscritos no banco de dados para novas oportunidades.

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

DIA 11/10 (Terça) - TEATRO DA TERÇA
Teatro da ECOA – 20:00h
·        Grupo Gemialidades -  Lerigou: Uma Aventura Escaldante

DIA 12/10 (Quarta) - CINE CULTURA
Cine Ralb Rangel – 20:00h
·        Sobrou para Nós (Augusto Cesar dos Santos)
·        Os Últimos Cangaceiros (Wolney Oliveira)

DIA 13/10 (Quinta) - SOM NA PRAÇA
Praça São João – 19:00h
·        Sinfonia Coral do IFCE

DIA 13/10 (Quinta) - QUINTA COM DANÇA
Teatro da ECOA – 20:00h
·        Grupo Nós de Dança - Ubuntu

DIA 14/10 (Sexta) - NA BEIRA DO RIO
Anfiteatro do Largo das Dores – Feira da Música -  21:00h
·        Munthaku (DF)
·        Africania (BA)
·        Capotes Pretos na Terra do Marfim (CE)

DIA 15/10 (Sábado) - FEIRA DA MÚSICA
Escola de Música de Sobral – 16:00h
·        Palestra com Leonardo Salazar (PE) -  Música Tocando Negócio

DIA 15/10 (Sábado) - TIC
Teatro São João – 17:00h
·        Bricoleiros Teatro de Bonecos (CE) - Quatro Patas  
Praça São João – 18:00h
·        Cicatronic (Espanha) - Bóris, O Leão Robô
·        Cia Animée (PE) - As Levianinhas em Pocket Show para Crianças

DIA 15/10 (Sábado) - ECOA Hip-Hop
Pátio da ECOA – 21:00h
·        C. Magrão
·        Superkunk   

DIA 16/10 (Domingo) - PRAÇA DA CRIANÇA e TIC
Theatro São João – 17:00h
·        As Aventuras de João Sortudo – Cia Prisma de Artes (CE)

Praça São João – 17:00h
·        Brincando e Pintando
·        Boris, O Leão Robô – Cicatronic (Espanha).
·        Doidice que Dá – Paula Tesser e Natasha Faria (CE)

DIA 18/10 (Terça) - TEATRO DA TERÇA
Teatro da ECOA – 20:00h
·        Vocal UFC -  Canto de Porões e Alforrias

DIA 19/10 (Quarta) - CINE CULTURA
Cine Ralb Rangel – 20:00h
·        Opium (Davi Angêlo e Márcio Tibúrcio)
·        Elo (Davi Angêlo e Márcio Tibúrcio)
·        A Misteriosa Morte de Pérola (Guto Parente e Ticiana Augusto Lima)

DIA 20/10 (Quinta) - SOM NA PRAÇA
Praça São João – 19:00h
·        Lágrimas da PS

DIA 20/10 (Quinta) - QUINTA COM DANÇA
Teatro da ECOA – 20:00h
·        Germana Brito -  Maria João

DIA 21/10 (Sexta) - NA BEIRA DO RIO
Anfiteatro da Margem Esquerda-  21:00h
·        Rebel Lion
·        Toque Primitivo

DIA 21/10 (Sexta) - BIENAL DE DANÇA 
Theatro São João -  21:00h
·        Silvia Moura - Instalaformance III - Tangendo Sonhos

DIA 22/10 (Sábado) - ECOA Rock
Pátio da ECOA – 21:00h
·        Soul Rock
·        Trem do Futuro  

DIA 22/10 (Sábado) - BIENAL DE DANÇA 
Theatro São João - 17:00h
·        (Infantil) Airton Tomazzoni (RS) - Guia Improvável para Corpos Mutantes
Theatro São João - 20:00h 
·        Grupo Nós de Dança - Ubuntu

DIA 23/10 (Domingo) - PRAÇA DA CRIANÇA
Praça da Várzea – 17:00h
·        Costurando Histórias
·        Brincando e Pintando

DIA 23/10 (Domingo) - BIENAL DE DANÇA 
Theatro São João – 17:00
·        (Infantil) Cia. de Danças de Diadema (SP) - A Mão do Meio


DIA 25/10 (Terça) - TEATRO DA TERÇA
Teatro da ECOA – 20:00h
·        Cia. Primeiro Ato -  Solo Fértil

DIA 26/10 (Quarta) - CINE CULTURA
Cine Ralb Rangel – 20:00h
·        A Experiência (Mauricelio Rocha Ramos)
·        O Céu de Suely (Karim Ainouz)

DIA 27/10 (Quinta) - SOM NA PRAÇA
Praça São João – 19:00h
·        Chorando Baixinho

DIA 27/10 (Quinta) - BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 21:00h
·        (Percursos de Criação) Paracuru Cia. de Dança - Praia das Almas
·        (Trajetos EnCena) Edvan Monteiro - Arrastão

DIA 28/10 (Sexta) - NA BEIRA DO RIO
Anfiteatro do Largo das Dores  -  21:00h
·        Gleydson Frota
·        Vento Mareia

DIA 28/10 (Sexta) - BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 21:00h
·        Leonardo França (BA) - Ouriço

DIA 29/10 (Sábado) - ECOA Hip-Hop
Pátio da ECOA – 21:00h
·        Joel Mano Rap e Sigilo Beats
·        Flip Jay - Planeta Hip-Hop + Battle B Boys

DIA 29/10 (Sábado) - BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 17:00h
·        (Infantil) Inquieta Cia. de Teatros - Esconderijo de Gigantes

Teatro da ECOA – 20:00h
·        Andréia Pires - Vagabundos
   
DIA 30/10 (Domingo) - PRAÇA DA CRIANÇA
Praça Samuel Ponte – 17:00h
·        Liduína Marques - Alice no País das Maravilhas
·        Brincando e Pintando

DIA 30/10 (Domingo) - BIENAL DE DANÇA
Teatro da ECOA – 19:00h
Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre (RS) - Adágio e Salão Grená

Fonte: Assessoria de imprensa

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

MOSES RODRIGUES GARANTE APOIO PARA REFORMA E CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DA JUSTIÇA FEDERAL EM SOBRAL, JUAZEIRO DO NORTE E QUIXADÁ

O deputado federal Moses Rodrigues (PMDB-CE) recebeu nesta segunda-feira (10), em seu gabinete em Brasília, o juiz federal, diretor do Foro da seção judiciária do Ceará, Bruno Leonardo Câmara Carrá. 

Bruno Carrá solicitou ao deputado apoio na defesa de uma emenda de bancada no Orçamento Geral da União/2017, que contemple a reforma da unidade da Justiça Federal de Sobral e a construção de unidades da Justiça Federal em Juazeiro do Norte e Quixadá. De acordo com o juiz, a solicitação tem sobretudo a finalidade social. 

A unidade de Sobral, que funciona de forma precária, atende a todos os municípios da Zona Norte do Ceará. “As outras duas, em Juazeiro do Norte e Quixadá, funcionam também de forma bastante deficitária em casas e precisam de um local adequado para melhor atender a população mais carente”, defende o juiz federal, Bruno Carrá. 

Moses Rodrigues garantiu apoio, e frisou que vai defender esta emenda de grande relevância dentro da bancada do Ceará. “Precisamos oferecer os melhores recursos para que as pessoas tenham acesso à justiça. Precisamos também garantir aos profissionais da justiça melhores condições de trabalho para atender a população da melhor forma possível”, destacou o deputado.

Patrícia Kinoshita

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores