sábado, 6 de maio de 2017

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2017 COMEÇAM NA SEGUNDA-FEIRA

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 começam às 10h desta segunda-feira (8) e terminam às 23h59 do dia 19 de maio, pelo site do Enem. A prova será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

A taxa de inscrição para o Enem 2017 é de R$ 82, que deve ser paga até o dia 24 de maio. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Da Agência Brasil

MAIS UM CAMINHÃO TOMBA NA CE-241, NO TRECHO ALCÂNTARAS - COREAÚ

Foto: Douglas Alcântara
Veículo que transportava carnes perdeu os freios em ladeira. Não houve feridos a PM de Alcântaras foi acionada para fazer a segurança da carga contra possível saqueamento. 

Veja histórico de acidentes na rodovia Clicando AQUI.

Apesar de pouco movimentada e do seu bom estado de conservação a Rodovia Iraudo Cristino ao longo dos últimos anos tem ficado conhecida pelo números de acidentes de trânsitos ocorridos principalmente em um trecho de aclive situado entre as cidades de Alcântaras e Coreaú.

Na manhã da última  sexta-feira(05/05), por volta das 10:30m, um novo acidente envolvendo transporte de cargas foi registrado na altura do Sitio Pai João, quando um veiculo de cargas acabou perdendo os freios e tombou na CE 241. De acordo com as informações colhidas pelo colaborador Douglas Alcântara, o carro pertencia a Distribuidora Minerva e tinha além do motorista um ajudante a bordo.

O ajudante contou ainda que o motorista perdeu o controle do veículo devido não reduzir a macha durante a descida e o carro que continha mais de 2 mil quilos de carne acabou capotando. Felizmente não houve feridos e a PM de Alcântaras foi acionada para fazer a segurança da carga contra possível saqueamento. Na Iraudo Cristino acidentes envolvendo capotamento de veículos de cargas são comuns.

Com Redação Online (Portal Jovem)

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS MOBILIZA MAIS DE DOIS MIL ESTUDANTES EM CRUZ

Cerca de três mil jovens, moradores e lideranças políticas do município de Cruz lotaram o ginásio poliesportivo Josino Bernardino da Silveira, no bairro Vila Olímpica, na manhã desta sexta-feira (05/05), para acompanhar a 15ª edição da campanha Ceará sem Drogas. A iniciativa, idealizada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), busca conscientizar jovens cearenses sobre os malefícios da dependência química.

Zezinho Albuquerque ressaltou o recente levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), segundo o qual 70% a 80% dos jovens se envolvem com drogas por causa da curiosidade. “Precisamos do envolvimento das famílias e das escolas, porque sem elas não se faz com sucesso esse projeto Ceará sem Drogas”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda os resultados do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência – desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo Zezinho Albuquerque, o relatório do Comitê mapeou o perfil dos jovens que praticam homicídios e também dos que são assassinados, além de identificar o contexto em que esses jovens estavam inseridos.

O prefeito de Cruz, Jonas Muniz, agradeceu ao deputado Zezinho Albuquerque pela oportunidade de discutir a temática no município e ressaltou a importância da prevenção no combate às drogas.

“Nada melhor do que prevenir a droga, porque nós sabemos, e vocês jovens também sabem, que aquele que entra e se envolve dificilmente consegue sair”, alertou. Ele lembrou ainda que as famílias também são atingidas pelo problema, e não apenas o usuário.

O ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande, durante a palestra sua experiência com as drogas, lembrou que hoje existem projetos que buscam esclarecer acerca dos riscos do uso dos entorpecentes, algo que, segundo ele, não existia antes.

“Hoje eu consigo ter uma rotina: faço academia todos os dias pela manhã, vou para a terapia à tarde, no final de semana vou ao teatro, cinema, bares… Isso eu consegui após a recuperação, mas, quando você está nas drogas, a droga pega você para ela, você não consegue fazer nada. Você põe em risco a sua posição, você põe em risco até a sua vida”, alertou.

Segundo a professora dos 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos, Jane Freitas, o momento é fundamental para conscientizar não apenas os jovens, mas também os adultos. “É muito importante receber uma pessoa que já passou por uma situação difícil e que hoje está recuperada e vem fazer esse depoimento, vem tentar sensibilizar nossos jovens”, disse.

Já para o estudante Edson Elias, 13 anos, a palestra serviu de alerta sobre os malefícios das drogas. “Foi interessante ouvir o Casagrande falar sobre as drogas e o usuário e também sobre como é importante não usar drogas e cuidar da própria vida”, avaliou.

A Campanha Ceará sem Drogas tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Já foram realizados 14 encontros nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral (duas edições), Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas edições), Acaraú, Crateús, Horizonte e Aracati.

Também participaram do evento o deputado estadual Manoel Duca (PDT); o vice-prefeito de Cruz, Glaydston Muniz; o presidente da Câmara Municipal de Cruz, Erlandson Muniz; e o prefeito de Santana do Acaraú, Marcelo Arcanjo.

Assessoria de Imprensa – AL/CE
Salomão de Castro. Foto: Edson Junior Pio

sexta-feira, 5 de maio de 2017

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL TERÁ GUARDA ARMADA

Medida vale a partir desta sexta-feira (5). Posição foi tomada depois de momentos vividos com relação à violência sofrida por profissionais da saúde que trabalham na entidade.

Resultado de imagem para Imagens da Santa Casa de Sobral. Depois de momentos vividos com relação à violência sofrida por profissionais da saúde que trabalham na Santa Casa o bispo Diocesano Dom Vasconcelos nunciou que a partir da próxima sexta-feira (5) a Santana Casa terá guarda armada par dar uma maior segurança pra os profissionais, como quem precisa dos serviços da mesma.

Com Blog Luís Carlos Silva 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEFINIRÁ O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA REGIÃO NORTE DO ESTADO

Encontro em Sobral definirá o Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Sertão de Sobral, Litoral Norte e Serra da Ibiapaba

Nesta sexta-feira, 5 de maio, a partir das 13h, no CED – Centro de Educação a Distância, acontece uma Audiência Pública para tratar sobre o Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Sertão de Sobral, Litoral Norte e Serra da Ibiapaba. O evento é aberto ao público.

A Defensoria Pública e o órgão mais democrático do Sistema de Justiça porque tem como função precípua a defesa dos hiposuficientes (pobre na forma da lei), dos Direitos Humanos e das minorias. Dai a importância da participação da Sociedade Civil para que possa ser decido como a Defensoria deve gastar o dinheiro do orçamento público.

Via Sobral em Revista

CHUVAS TEM OCORRIDO NA MADRUGADA NA CIDADE DE ALCÂNTARAS

Última chuva em Alcântaras foi de 8.6 milímetros. Chuva na madrugada tem pegado muitos de surpresa.

A  cidade tem recebido as últimas chuvas no período da madrugada. Na última e que ocorreu na noite entre quarta-feira feira (3) e quinta-feira (4), outros município da região também receberam precipitações: Em Massapê 16.3 mm. Camilos Meruoca 16.2 mm, na Meruoca (sede) 13.0 mm, Alcântaras (sede) 8.6 mm e no Sinhá Saboia em Sobral 1.1 mm, além da cidade de Coreaú 7.0 milímetros.

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS PRORROGA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA

Prefeitura de Alcântaras. (Foto:Arquivo Visão Norte)
Decreto abrange assessorias, coleta de lixo e do transporte escolar.

A Prefeitura de Alcântaras, zona norte do Ceará, publicou na edição 1684 do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará um decreto que prorroga por mais 60 dias a situação de Emergência Financeira no município no âmbito dos serviços de assessoramento contábil, de assessoria e consultoria na área de licitações e contratos públicos, da coleta e destinação final de resíduos sólidos e do transporte de escolares.

Para esta prorrogação o Decreto considera dentre outros fatores a necessidade contração de serviços de assessoria e consultoria em contabilidade pública; contratação de empresa para coleta e destinação de resíduos sólidos e a deficiência no transporte escolar.

Em janeiro deste ano, o município já havia decretado situação de emergência Financeira, posteriormente também decretou situação de emergência no âmbito do Sistema Municipal de Educação ficando apto a contratar serviços com a dispensa de  licitação. Em todo o Ceará diversas prefeituras decretaram no inicio da nova gestão situação de emergência financeira o que chamou atenção do Tribunal de Contas dos Municípios que fiscaliza as publicações.

Sobre a prorrogação da situação de emergência por conta da seca, mesmo vencido em 05 de abril passado o decreto anterior, a Prefeitura ainda não decretou "situação anormal causada pela estiagem" pelos próximos 90 dias e a cidade ainda continua a ser abastecida via adutora.

Redação Online (Portal Jovem)

CERCA DE 1.500 PESSOAS PARTICIPAM DA CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS EM ARACATI

A população de Aracati recebeu, na tarde desta quinta-feira (04/05), a campanha Ceará sem Drogas, projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, idealizado pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). Cerca de 1.500 pessoas, entre jovens, professores, lideranças comunitárias e políticas estiveram no Ginásio São Marcelino Champagnat, do Colégio Marista, e assistiram a palestra com o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira, Walter Casagrande, mediada pelo jornalista Fábio Pizzato.

O presidente Zezinho Albuquerque, ao abrir o evento, fez uma avaliação positiva da Campanha, que já percorreu 14 municípios desde 2014. De acordo com ele, uma pesquisa recente realizada pela equipe da campanha mostra que 70% a 80% dos jovens se envolvem com drogas por curiosidade. “Trazer uma figura de credibilidade como o Casagrande é importante para mostrar a esses jovens que esse caminho (das drogas) não vale a pena”, frisou.

Alunos de ensino fundamental e médio ouviram sobre a experiência de Casagrande, do início da carreira ao envolvimento com as drogas, também contada no livro “Casagrande e Seus Demônios”. O uso de entorpecentes levou o comentarista a uma pausa na carreira e a internação durante um ano. “Aos poucos, você vai perdendo a família, os amigos e a identidade. Há uma inversão de valores. E um dos pontos importantes na reabilitação de um dependente químico é ele ter um projeto de vida”, comentou, sobre o que o levou a superar o vício.

Casagrande também falou de episódios marcantes, como o dia em que sofreu overdose e foi socorrido pelo filho de 14 anos, com quem estava sozinho em casa. Sobre o tratamento, o ex-jogador contou que precisou passar seis meses isolado, sem qualquer contato com a família.

A titular da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Aline Bezerra, informou que o Estado possui mais de 300 vagas de acolhimento em comunidades terapêuticas, como o Centro de Referência da Secretaria, que fica no bairro Jacarecanga. “Lá o dependente é atendido por um profissional capacitado, psicólogo, assistente social, e pode ser encaminhado para rede pública, para acolhimento”, comentou.

Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: Bia Medeiros)

quinta-feira, 4 de maio de 2017

CEARÁ SPORTING CLUB É CAMPEÃO CEARENSE DE FUTEBOL 2017

Foto: Diário do Nordeste
Ao vencer o Ferroviário por 2 x 0 na noite de ontem no Castelão, o Ceará sagra-se campeão estadual pela 44ª vez. Os Gols foram marcados por Wallace e Raul.

Com o título, o Vozão volta a reinar no futebol cearense já que não vencia o estadual desde 2014, e o seu último título foi o Nordestão de 2015. Pelo vice-campeonato, o Ferroviário irá disputar o brasileirão série D em 2018, além da Copa do Brasil e Copa do Nordeste juntamente com o Ceará representando o estado.

DETRAN-CE REALIZA EM SOBRAL, LEILÃO DE 745 LOTES DE MOTOCICLETAS, CARROS E SUCATAS

Veículos foram apreendidos por circulação irregular na via pública. Foto: Cássio Albuquerque
Departamento de Trânsito do Ceará faz leilão com 745 lotes de motocicletas, carros e sucatas em Sobral. O leilão inicia sempre as 10 horas, no Centro de Convenções.

O Departamento de Trânsito do Ceará (Detran) realiza até sexta-feira (5), leilão de 745 lotes de motocicletas, carros e sucatas em Sobral, Região Norte do Ceará. O leilão inicia sempre as 10 horas, no Centro de Convenções de Sobral. Os veículos ofertados foram apreendidos pelo órgão por circulação irregular na via pública.

Dos 745 lotes, 545 são de motocicletas e 16 de carros. O restante é de sucatas de moto (148 lotes) e de carro (36 lotes). As sucatas são veículos que não podem voltar a circular, por isso somente suas peças podem ser aproveitadas.

O lance inicial das motos varia de R$ 500,00, que é o lote de número 149, referente a uma Honda CBX Twister 250, ano 2005/2005, até de R$ 4.500,00, que é o lote de número 391, referente a uma Honra XRE 300, ano 2012/2012.

Quem estiver interessado em carro, o valor do lance inicial varia de R$ 2.500,00, que é o lote de número 734, referente a uma Fiat Siena ELX 2001/2002; o preço médio dos lotes é de R$ 3.000,00; até R$ 15.000,00, referente a um Hyundai HB205 1.0 COMF, 2015/2015.

Confira as normas do leilão e a relação de todos os 745 lotes com o valor dos respectivos lances iniciais.

Do G1/CE

quarta-feira, 3 de maio de 2017

GOVERNADOR CAMILO SANTANA ANUNCIA CONCURSO DO DETRAN-CE COM 300 VAGAS

O governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta terça-feira (2), durante bate-papo com internautas no Facebook, a data e a quantidade de vagas para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).

Segundo o Chefe do Executivo, o certame será realizado ainda no segundo semestre deste ano e serão ofertadas 300 vagas. Camilo reforçou que apenas a burocracia dificultou o lançamento do concurso. “Quem estiver esperando, estude!”, comentou.

O último concurso público realizado para o órgão ocorreu em 2006. À época, foram ofertadas 200 vagas para agente de trânsito e fiscal de transportes.

Via Sobral em Revista

CEARÁ SEM DROGAS CHEGA AOS MUNICÍPIOS DE ARACATI E CRUZ

A iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará que busca conscientizar os cearenses sobre os malefícios do uso de entorpecentes, a campanha Ceará sem Drogas, chega aos municípios de Aracati, nesta quinta-feira (04/05), e Cruz, na sexta-feira (05/05). A caravana, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), percorre o Estado desde 2014.

A campanha já passou por 13 municípios, reunindo, a cada encontro, cerca de três mil jovens. A expectativa é que, com a passagem por Aracati e Cruz, o Ceará sem Drogas ultrapasse a marca de 45 mil jovens sensibilizados em todo o Ceará.

"A campanha Ceará sem Drogas é uma forma de a Assembleia Legislativa se aproximar dos jovens, alertando sobre as más consequências de se envolver com entorpecentes. O envolvimento de adolescentes nos nossos encontros mostra que estamos no caminho certo, fazendo uma ponte real de diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade cearense", afirmou Zezinho Albuquerque.

Além da presença do presidente da AL, idealizador do projeto, haverá uma conversa direta dos jovens com o comentarista esportivo e ex-jogador da seleção brasileira Walter Casagrande. Ele dará seu testemunho de vida e irá tirar dúvidas, a partir de sua experiência narrada no livro autobiográfico “Casagrande e seus demônios”.

Serviço: 
Campanha Ceará sem Drogas
Aracati – Dia 04/05, às 15h30min. Local: Ginásio São Marcelino Champagnat - Colégio Marista (Rua Agapito Dos Santos S/N, Centro)
Cruz – Dia 05/05, às 9h30min. Local: Ginásio Poliesportivo Josino Bernardino da Silveira - Vila Olímpica

Assessoria de Imprensa – AL/CEC
Salomão de Castro: 85.99611.8953

ECONOMIA: BOLETO VENCIDO PODERÁ SER PAGO EM QUALQUER BANCO A PARTIR DE JULHO

Imagem: Internet
Um novo sistema para pagamentos de boletos começa a funcionar em julho. Com o novo sistema, o boleto, mesmo vencido, poderá ser pago em qualquer banco. Além disso, o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apresentando o novo sistema para empresas e jornalistas em várias cidades. Hoje, foi a vez de Brasília. Na apresentação, o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu, lembrou que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado, devido ao elevado número de fraudes em boletos. “A Nova Plataforma vai trazer mais segurança”, disse Tadeu. Ele acrescentou que o sistema atual tem mais de 20 anos de existência.

Tadeu explicou que as informações de todos os boletos emitidos pelos bancos estarão na nova plataforma única, criada pela federação em parceria com a rede bancária. Na hora de pagar o boleto, os dados serão checados na plataforma. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado, e o consumidor só poderá pagar o boleto no banco que emitiu a cobrança, uma vez que somente essa instituição terá condições de conferir o que for necessário.

De acordo com a  Febraban, a nova plataforma vai reduzir fraudes na emissão de boletos de condomínios, escolas e seguradoras, por exemplo. A federação lembra que quadrilhas enviam boletos falsos às casas, que acabam sendo pagos como se fossem verdadeiros, gerando prejuízos. Há também casos de sites maliciosos que emitem “segundas vias” com informações fraudulentas, além de vírus instalados em computadores.

Walter Tadeu não soube dizer se os boletos emitidos com o novo sistema custarão mais caro para as empresas que contratam tal serviço dos bancos. Ele disse que, como se trata de uma polícia de cada banco, a Febraban não pode comentar sobre o assunto.

Cronograma

A implantação da nova plataforma seguirá um cronograma: a partir de 10 de julho, para boletos acima de R$ 50 mil; 11 de setembro, acima de R$ 2 mil; 13 de novembro, acima de R$ 200; e em 11 de dezembro, todos os boletos. Segundo Tadeu, esse cronograma é necessário para evitar falhas no sistema.

Da Agência Brasil

SE DERAM MAL: APÓS ASSALTO DUPLA É PRESA EM ALCÂNTARAS

Captura dos elementos na cidade de Alcântaras (Foto: reprodução)
Elementos teriam assaltado uma jovem na localidade de Floresta no município de Meruoca.

A Polícia Militar de Alcântaras, zona norte do Ceará, prendeu no final da tarde desta terça-feira(02/05) dois elementos que transitavam em uma moto CB 300 de cor amarela. 

Os dois indivíduos que já haviam praticado um assalto contra uma jovem na localidade de Floresta, no município de Meruoca, após a ação fugiram pela CE 241 em direção à Alcântaras onde foram capturados pelo efetivo da PM Local.

De acordo com o Subtenente Johnson o efetivo da Policia de Alcântaras iniciou as diligência para prender os dois suspeitos, após ser acionado pelo Destacamento de Meruoca. Os dois elementos foram presos no Bairro do Junco e levados para a cadeira pública da pequena cidade serrana para a tomada das medidas cabíveis.

Fonte: Redação Online (Portal Jovem)

COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA APRESENTA RECOMENDAÇÕES AOS PREFEITOS PARA REDUZIR MORTES

Foto: Máximo Moura
Representante da Aprece assinou ontem (2) carta com o compromisso de difundir as recomendações elaboradas pelo Comitê às prefeituras do Estado.

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência apresentou, nesta terça-feira (2), a um grupo de prefeitos do Ceará o relatório elaborado pelo colegiado, no ano passado, para prevenir o assassinato de jovens no Estado. Ao final do evento, que foi sediado no plenário da Assembleia Legislativa, o vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, assinou uma carta em que a entidade se compromete a difundir as 12 recomendações do Comitê aos 184 municípios cearenses.

Também compareceram ao encontro, além de prefeitos e deputados estaduais, a vice-governadora do Estado e coordenadora do programa Ceará Pacífico, Izolda Cela (PDT); a desembargadora Vilauba Lopes, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ); um dos coordenadores do Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, David Araújo; a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA), Mônica Gondim; o coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, Rui Aguiar; e a estudante Amanda Clécio Nascimento, do Movimento de Engajamento Político.

De 2011 a 2015, 4.470 adolescentes de 10 a 19 anos foram mortos no território cearense, número que supera a população do município de Guaramiranga. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), que presidiu a sessão, explicou que o colegiado foi instituído porque o Poder Legislativo reconhece a necessidade de se entender e analisar, de maneira profunda, o porquê de o Ceará figurar em destaque negativo no tocante à morte violenta de adolescentes.

O relator do Comitê, deputado Renato Roseno (PSOL), apresentou aos prefeitos um resumo dos dados e evidências do relatório. "Queremos reafirmar a ideia de que o adolescente não fez por onde (morrer). A morte começa no abandono e é preciso superar isso", ressaltou. Das 12 recomendações elaboradas pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, ao menos 10 estão relacionadas às competências das gestões municipais. 

Renato Roseno citou ainda o fenômeno de desconcentração da violência das grandes cidades para municípios de pequeno e médio porte. De acordo com o deputado, as prefeituras podem atuar - em diálogo com comunidade, jovens e conselhos - por meio de mecanismos das administrações municipais que já existem formalmente. "Toda a prevenção pode ser feita mobilizando a rede já existente. Não estamos propondo redes novas", destacou. "Prefeito, você tem a opção de ser o tempo da mudança, porque o novo sempre vem", concluiu, citando trecho da letra do músico cearense Belchior, que faleceu no último domingo (30/04).

A adolescente Amanda Clécia Nascimento, do Movimento de Engajamento Político, pediu ação efetiva dos representantes do poder público, ressaltando que não suporta mais vivenciar a perda de colegas e familiares por conta da violência. "Para mim, já se tornou normal cruzar com o assassino de um colega. Já perdi amigos, primos. Não podemos colocar mais esse relatório na gaveta, cada prefeito precisa fazer a mudança", reivindicou a jovem, em tom emocionado.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), comentou dados do relatório que evidenciam a relação entre mortes de adolescentes em locais que acumulam diversos fatores de vulnerabilidade social, como incidência de doenças graves e ausência de saneamento básico, por exemplo. O gestor detalha que estudos para a elaboração do Plano Fortaleza 2040 confirmam os dados levantados pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.

"O grande desafio - e eu tenho mais perguntas do que respostas - é concentrar essas iniciativas com a própria comunidade. E a segunda é pensar a abordagem para esses jovens que já perderam todos os laços com a família e com a comunidade", disse, referindo-se a ações culturais e esportivas, como incentivo a atividades relacionadas ao hip hop e capoeira, por exemplo.

A vice-governadora Izolda Cela, que já foi secretária da Educação do Ceará, reforçou que "só teremos alguma perspectiva de vitória se trabalharmos articulados". Ela apontou que a ação deve envolver diversas frentes levando em conta a gravidade do problema. "A Assembleia, no seu protagonismo, oferece um produto muito relevante. Um material como esse é rico para pautar o que deve ser a nossa sequência de ações", opinou.

Fique por dentro

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência foi instituído na Assembleia Legislativa para conhecer e investigar as razões pelo alarmante número de assassinatos de jovens no Estado, avaliando o problema com profundidade. Após ampla pesquisa de campo realizada em 2016, com participação de 24 pesquisadores, o Comitê apresentou denso relatório com exame minucioso da realidade no Estado. O colegiado traçou 12 recomendações para se reduzir o elevado número de mortes de adolescentes no Ceará, envolvendo participação da comunidade, escolas, famílias, instituições da sociedade civil e poder público.

Contato: Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência – 85.3277.2789/ 3277.2749

terça-feira, 2 de maio de 2017

EM BALANÇO PRELIMINAR, PRF REGISTRA 1.025 ACIDENTES E 77 MORTES EM RODOVIAS FEDERAIS NO FERIADO

O feriado prolongado do Dia do Trabalho deste ano teve menos acidentes nas rodovias federais que o do ano passado, segundo balanço preliminar divulgado hoje (2) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram registrados 1.025 acidentes de sexta-feira (28) até a meia-noite desta segunda-feifra (1º), 12% a menos que no mesmo período em 2016. Nesses acidentes, morreram 77 pessoas, 7% a menos que no mesmo período do ano passado.

Durante a operação, a PRF fiscalizou mais de 90 mil veículos. Também foram feitos mais de 39 mil testes de alcoolemia, com 936 autuações e 139 pessoas detidas por embriaguez ao volante.

A Polícia Rodoviária Federal também flagrou 47 mil condutores acima da velocidade máxima das vias e 4,6 mil foram flagrados realizando ultrapassagens proibidas.

MADRUGADA COM CHUVA EM ALCÂNTARAS. VEJA O RESUMO DO ÚLTIMO BOLETIM PLUVIOMÉTRICO DA FUNCEME

Forte chuva na cidade de Alcântaras ocorreu durante a madrugada desta terça-feira 02
Voltou a chover forte na cidade de Alcântaras, na última madrugada de segunda para terça-feira (02), embora rápida, a precipitação veio com grande intensidade. Ao todo, até o momento (Clique Aqui), a Funceme registrou chuvas em 45 municípios em todo o estado do Ceará,  A maior precipitação ocorreu na cidade de Trairi (Posto: Trairi): 64.0 milímetros. 

Veja os números das regiões Litoral Norte e Ibiapaba no período de 7:00 de 01/05/2017 às 7:00 de 02/05/2017.

Litoral Norte:

Itarema Itarema 62.0
Meruoca Meruoca 20.0
Cruz Cruz 19.0
Alcântaras Alcântaras 17.0
Camilos Meruoca 12.0
Camocim Camocim 10.0
Acarau Acaraú 7.4
Sinhá Saboia Sobral 7.0
Aranaú Acaraú 5.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 3.1

Ibiapaba:

Pacuja Pacujá 14.4
Flores Ipu 11.0
Sitio Urubu Coreaú 9.0
Graca Graça 7.0
Frecheirinha Frecheirinha 7.0
Ipueiras Ipueiras 5.4
Reriutaba Reriutaba 5.0
America Ipueiras 4.4
Picada Guaraciaba do Norte 4.0
São Benedito São Benedito 4.0
Carire Cariré 4.0
Groairas Groaíras 3.0
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 0.6

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(63 postos com chuva de 102 informados)

Trairi (Posto: Trairi) : 64.0 mm
Itarema (Posto: Itarema) : 62.0 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Siupe) : 58.0 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 53.2 mm
Maranguape (Posto: Itapebussu) : 52.0 mm
Paracuru (Posto: Jardim do Meio) : 40.0 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 33.0 mm
Jaguaretama (Posto: Fazenda Coque) : 30.0 mm
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 28.0 mm
Eusébio (Posto: Eusébio) : 24.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 63 de 102 postos informados
Total de municípios com chuva em todo o estado: 45
Dados extraídos às : 14:55 de 2/5/2017

segunda-feira, 1 de maio de 2017

SOBRE A MORTE DE BELCHIOR.

Charge Diário do Nordeste

01 DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR - HOMENAGEM GRENDENE


AS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ NAS ÚLTIMAS HORAS, SEGUNDO A FUNCEME

Tons coloridos indicam chuvas
A Funceme registrou chuvas em 47 dos 184 municípios do estado do estado do Ceará, atualizados até o momento (Clique Aqui). A maiores precipitações ocorreram em Piquet Carneiro (Posto: Açude São José Ii): 50.0 mm, seguido de Camocim (Posto: Camocim): 45.0 milímetros. 

Veja os números das regiões Litoral Norte e Ibiapaba no período de 7:00 de 30/04/2017 às 7:00 de 01/05/2017.

Litoral Norte:

Camocim Camocim 45.0
Camilos Meruoca 33.0
Aranau Acaraú 23.2
Pessoa Anta Granja 16.0
Chaval Chaval 15.0
Sambaíba Granja 9.2
Martinópole Martinópole 7.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 5.0
Acarau Acaraú 3.6

Em Alcântaras, ocorreram chuvas, mas estas até o momento não registradas pela Funceme.

Ibiapaba:

Mucambo Mucambo 23.0
Picada Guaraciaba do Norte 19.0
Ubajara Ubajara 18.8
Flores Ipu 15.0
Graça Graça 11.0
Frecheirinha Frecheirinha 10.0
Ibiapina Ibiapina 9.0
Ipueiras Ipueiras 8.0
Manhoso Viçosa do Ceará 4.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(67 postos com chuva de 75 informados)

Piquet Carneiro (Posto: Açude São José Ii) : 50.0 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 45.0 mm
Lavras da Mangabeira (Posto: Iborepi) : 40.0 mm
Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 38.0 mm
Meruoca (Posto: Camilos) : 33.0 mm
Barro (Posto: Engenho Velho) : 31.1 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 29.2 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Siupe) : 27.0 mm
Mombaça (Posto: Fazenda Iemem) : 27.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 23.2 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 67 de 75 postos informados
Total de municípios com chuva em todo o estado: 47
Dados extraídos às : 14:55 de 1/5/2017

domingo, 30 de abril de 2017

CANTOR E COMPOSITOR CEARENSE BELCHIOR MORRE NO RIO GRANDE DO SUL

O cantor e compositor Belchior morreu neste sábado, 29, em Santa Cruz do Rio Grande do Sul, aos 70 anos. Familiares confirmaram o falecimento, entretanto, não informaram a causa da morte. O corpo será trazido para o Ceará.

Segundo a família, Belchior teria feito um pequeno show na noite de sexta-feira na cidade onde morava no Interior do Rio Grande do Sul e teria voltado pra casa reclamando de dor nas costas. Ele dormiu e não acordou mais.

Belchior será velado em sobral, no Teatro São João. Após Sobral, o corpo do artista segue para Fortaleza. A família quer que o velório, em Fortaleza, seja aberto ao público, poderá ser no Dragão do Mar, Theatro José de Alencar ou Palácio da Abolição. Depois, Belchior deverá ser enterrado no cemitério Parque da Paz, no túmulo onde estão os pais dele.

O POVO apurou que vai mesmo ter velório do Belchior em Fortaleza. O Governo do Estado disponibilizou dois locais para a família: o Theatro José de Alencar ou o Palácio da Abolição. Segundo a Prefeitura de Sobral, o corpo do cantor deve chegar em sua terra natal por volta das 6h desta segunda-feira, 1º, onde ficará até às 11h. Artistas sobralenses farão, neste domingo, 30, homenagem ao cantor, a partir das 18h, em frente ao teatro São João.

Mais informações no O POVO clicando AQUI

FERIADÃO COMBINA COM PASSEIO, O PINGA EM ALCÂNTARAS É UMA DAS OPÇÕES

Final de semana, ou feriadão, aumenta o movimento de visitantes, banhistas ou mesmo pessoas que curtem o contato como clima ou paisagem mais natural. Muitos também aliam o contato com a natureza com prazer de o consumo bebidas e alimentos. 

Nesse quesito o município de Alcântaras oferece várias opções, boa parte concentrados próximos a região dos sítios Caldeirão, Laginha e região do Distrito de Ventura. Um desses locais de atração é o Balneário Pinga. O local que fica próxima a nascente do Riacho do mesmo nome é um dos pontos mais procurado nos finais desmana. Ultimamente recebeu várias melhorias que tem tornado o local mais atrativo.

No terceiro feriadão do mês de abril, que vai até está segunda-feira dia 1º de maio Dia do Trabalhador, eis aí uma boa opção.
Veja mais sobre o Pinga clicando AQUI.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores