sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CEARENSE ANDRÉ FIGUEIREDO É O NOVO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES

André Figueiredo (PDT) - Ministério das Comunicações
O ministro das comunicações é deputado federal pelo PDT do Ceará, eleito em 2014, mas já exerceu o cargo de 2003 a 2007 e de 2011 a 2015.

Natural de Fortaleza, é advogado e economista. Filiou-se ao PDT em 1984 e entrou na vida pública em 1994 como subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Ceará. Também foi secretário do Esporte e Juventude do estado de 2003 a 2004. No Ministério do Trabalho e Emprego, foi assessor especial em 2007 e secretário executivo de 2007 a 2010.

Veja abaixo a lista com os demais novos nomes e suas respectivas pastas:

Ricardo Berzoini (PT) - Secretaria de Governo
Miguel Rossetto (PT) - Ministério do Trabalho e Previdência Social
Nilma Lino Gomes - Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
Marcelo Castro (PMDB) - Ministério da Saúde
Aloizio Mercadante (PT) - Ministério da Educação
Jaques Wagner (PT) - Casa Civil
Aldo Rebelo (PCdoB) - Ministério da Defesa
Celso Pansera (PMDB) - Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação
Helder Barbalho (PMDB) - Ministério dos Portos

Ministérios que não sofreram alteração:

- Ministério das Cidades – Gilberto Kassab (PSD)
- Ministério da Cultura – Juca Ferreira (PT)
- Ministério do Desenvolvimento Agrário – Patrus Ananias (PT)
- Ministério do Desenvolvimento Social – Tereza Campello (PT)
- Ministério do Esporte – George Hilton (PRB)
- Ministério da  Fazenda – Joaquim Levy
- Ministério da Integração Nacional – Gilberto Occhi (PP)
- Ministério da Justiça – José Eduardo Cardozo (PT)
- Ministério do Meio Ambiente – Izabella Teixeira
- Ministério de Minas e Energia – Eduardo Braga (PMDB)
- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Nelson Barbosa
- Ministério das Relações Exteriores – Mauro Vieira
- Ministério dos Transportes – Antonio Carlos Rodrigues (PR)
- Ministério do Turismo – Henrique Eduardo Alves (PMDB)
- Secretaria de Aviação Civil – Eliseu Padilha (PMDB)
- Secretaria de Comunicação Social - Edinho Silva (PT)

Agência Brasil

(REFORMA POLÍTICA) SAIBA COMO FICOU A COMPOSIÇÃO DOS MINISTÉRIOS POR PARTIDOS

A nova configuração ministerial, anunciada hoje (2) pela presidenta Dilma Rousseff, levou em conta a influência política dos novos ministros no Congresso Nacional para fortalecer o governo na aprovação de medidas do ajuste fiscal.

No novo desenho da equipe, o PMDB teve ampliado de seis para sete o número de pastas. O partido passa a comandar o Ministério da Saúde, com o deputado Marcelo Castro (PI), e o da Ciência, Tecnologia e Inovação, com Celso Pansera (RJ).

Helder Barbalho deixa o Ministério da Pesca e Aquicultura – que será incorporado pelo o da Agricultura – e vai para o Ministério dos Portos. O partido mantém o comando das pastas de Minas e Energia (Eduardo Braga), Agricultura (Kátia Abreu), Turismo (Henrique Eduardo Alves) e Aviação Civil (Eliseu Padilha).

Na reforma, ministérios liderados pelo PT mudaram de comando. O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, deixa o cargo e retorna ao Ministério da Educação. Jaques Wagner, atual ministro da Defesa, assume a Casa Civil.

Os ministérios do Trabalho e da Previdência viraram um só e será comandado pelo petista Miguel Rossetto, que deixa a Secretaria-Geral da Presidência. O partido mantém o comando dos ministérios da Justiça (José Eduardo Cardozo), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Tereza Campello), do Desenvolvimento Agrário (Patrus Ananias), da Cultura (Juca Ferreira) e a Secretaria de Comunicação Social (Edinho Silva).

A Secretaria-Geral da Presidência foi extinta e em seu lugar foi criada a Secretaria de Governo, sob o comando do PT. O novo órgão vai reunir as secretarias de Relações Institucionais, da Micro e Pequena Empresa e o Gabinete de Segurança Institucional, e será comandado por Ricardo Berzoini, que deixa o Ministério das Comunicações.

A Secretaria de Micro e Pequena Empresa que era comandada por Guilherme Afif Domingos (PSD) perdeu o status de ministério. O PSD continua com o Ministério das Cidades, chefiado por Gilberto Kassab.

O PCdoB continua com um ministério: o da Defesa, sob o comando de Aldo Rebelo, que deixa o da Ciência e Tecnologia. O PDT também permanece com uma pasta, deixando o Ministério do Trabalho e vai assumir o Ministério das Comunicações, sob o comando do líder do partido na Câmara, André Figueiredo.

O PTB, o PRB, o PP e o PR continuam cada um com uma pasta: Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Armando Monteiro); Esporte (George Hilton); Integração Nacional (Gilberto Occhi) e Transportes (Antonio Carlos Rodrigues), respectivamente.

Oito pastas são comandadas por ministros sem filiação partidária: Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Alexandre Tombini (Banco Central), Valdir Simão (Controladoria-Geral da União), Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento, Orçamento e Gestão), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Nilma Lino Gomes (Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos).

Desde a semana passada, a presidenta se reuniu diversas vezes com ministros da articulação política do governo, com o vice-presidente Michel Temer, que também é presidente do PMDB, e lideranças do partido e de outras legendas em busca do melhor desenho para a nova equipe. Também teve reuniões com o ex-presidente Lula, que participou das discussões sobre a formação da nova equipe.

Da Agência Brasil

VEREADOR DE ALCÂNTARAS RÉGIS BARROS PEDE AO PREFEITO PARA MELHORAR A ESTRUTURA DE TRABALHO DOS CONSELHEIROS TUTELARES

Vereador e 1º Secretário Réges do Bomfim (Arquivo VN)
O vereador e 1º secretário da Câmara de Alcântaras, Réges do Bonfim, na Sessão Itinerante do distrito de Ventura-Alcântaras, ao usar a tribuna do legislativo, relatou o descaso da administração do prefeito Eliésio Fonteles, com a estrutura de trabalho dos conselheiros tutelares. Disse o edil que no local onde funciona o Conselho Tutelar, nem um telefone existe e muito menos computar ou internet. “Fazemos apelo ao prefeito que trate melhor os nossos conselheiros. Até bem pouco tempo, minha esposa (Gláucia) quando estava na administração, conseguiu dar uma estrutura de trabalhos a esse pessoal do conselho. Até um veículos eles tinham para trabalhar. Hoje o descaso é total e no local nem um telefone existe. Isso é lamentável”. Protestou o edil Régis do Bonfim.

Nesta sexta-feira (02), os edis estarão reunidos para mais uma Sessão Ordinária, no plenário Raimundo Nonato, e o edil Réges em nome da presidente, Cleuvilândia Menezes, convida os amigos para acompanharem os trabalhos dos vereadores alcantarenses.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL

Período de inscrições: 28/09/2015 a 01/11/2015
As inscrições para o concurso da Câmara de Sobral já estão disponíveis desde o dia 28 de setembro até o dia 01 de novembro. As provas estão previstas para acontecer dia 06 de dezembro de 2015.

Para os cargos que exigem apenas ensino fundamental estão disponíveis 60 oportunidades (incluídas as reservas), sendo 40 oportunidades para auxiliar de serviços gerais e 20 oportunidades para assistente administrativo. Todos com remuneração de R$ 1.230,03.

128 oportunidades (incluídas as reservas), são ofertadas para o nível médio, distribuídas entre os cargos Técnico Legislativo, área recepcionista, área secretário, e  Área Legislativa – Especialidade Transporte etc.

No nível superior são ofertadas 08 oportunidades (incluídas as reservas) para Procurador Jurídico, além de 04 oportunidades (incluídas as reservas) para área contábil e mais 04 oportunidades para área de Controle Interno.

Essa é a oportunidade de você mudar de vida e garantir sua independência financeira.

Importante: Você poderá se inscrever para mais de um cargo, desde que haja compatibilidade de horários de realização das provas. Aproveite!!

Inscrições no site do Instituto Cidades clicando AQUI.

(NACIONAL) DILMA ANUNCIA REFORMA MINISTERIAL NESTA SEXTA-FEIRA

A presidenta Dilma Rousseff vai anunciar mudanças em seu ministério nesta sexta-feira (2), às 10h30. A declaração à imprensa foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Prometida no mês passado pelo governo, a reforma administrativa tem o objetivo de cortar dez dos 39 ministérios.

Seguindo conselhos de assessores, a própria presidenta fará o anúncio. Desde a semana passada, ela tem conversado com lideranças de partidos da sua coalizão, em especial com o PMDB, com o intuito de receber e avaliar indicações para a nova equipe. Nos últimos dias, foram anunciadas as exonerações dos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Na tarde de hoje, a presidenta Dilma conversou por mais de três horas, no Palácio da Alvorada, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças petistas, na tentativa de fechar os detalhes das trocas que pretende fazer na equipe. Pela manhã, ela se reuniu, no Palácio do Planalto, com o vice-presidente da República, Michel Temer, que é presidente nacional do PMDB.

Embora tenha avisado à presidente que não pretende indicar nomes do partido para a nova equipe ministerial, Temer tem se reunido com ela quase que diariamente desde se iniciaram as negociações sobre a reforma administrativa. Nessa quarta-feira (30), ele se encontrou rapidamente com o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), cotado para assumir o ministério da Saúde no lugar do petista Arthur Chioro.

Da Agência Brasil

STDS DE ALCÂNTARAS, COMEMOROU A "SEMANA DO IDOSO" COM VASTA PROGRAMAÇÃO

Foi realizado na noite da última quinta, o encerramento da "Semana do Idoso" 2015. Programação contou com vasta programação durante a semana

As comemorações tiveram início na última segunda-feira (28),e entre as diversas atividades, contou ainda com o desfiles e escolha de Rei e Rainha da Terceira Idade. A festa de encerramento contou com uma grande baile com direito a forró pé de serra e valsa, além do Parabéns aos idosos.

A promoção foi da Secretaria de Assistência Social do município.
Rei e Rainha da Terceira Idade

TÊM INÍCIO HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2016.1 DA UVA

Imagem: Sobral online

A Universidade Estadual Vale do Acaraú lançou o edital nº 14/2015, o qual disciplina e orienta a realização do vestibular 2016.1. O vestibular visa preencher 896 vagas em 25 cursos de graduação.

Os candidatos deverão efetuar a sua inscrição de 02 a 23 de outubro através do site, clique (AQUI). Quem desejar pedir isenção deverá efetuar a sua inscrição de 02 a 09 de outubro, de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas.

Pode se candidatar a uma das vagas qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio, ou estudos equivalentes, até os dias 15 e 16 de fevereiro de 2016, data da matrícula dos aprovados.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Alunos de escola pública que fizerem o pedido de isenção no devido prazo pagarão apenas R$ 50,00 através de boleto bancário, o qual deverá ser pago até o dia 26 de outubro de 2015. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 16 de outubro no site da Universidade.

Alunos de escolas públicas deverão levar fotocópia e original do histórico escolar constando as escolas em que cursou as três séries do Ensino Médio. Tais documentos deverão ser entregues à CEPS. Para estudantes que estão cursando o segundo semestre do 3º ano do ensino médio serão necessários declaração da escola de que o estudante está no segundo semestre do 3º ano e histórico escolar em que conste a escola pública em que o estudante cursou o 1º e o 2º anos.

Portadores de deficiência deverão levar atestado médico em que conste o CID - 10 da deficiência do candidato.

As provas do vestibular serão aplicadas no dia 29 de novembro do corrente ano. A divulgação dos resultados será no dia 08 de janeiro de 2016, no site da instituição.

Via Sobral em Revista

ESCOLA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS DESENVOLVE PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO CONSUMO DE DROGAS

Mobilização pela cidade, faz parte das ações de projeto sobre a importância do enfrentamento contra as drogas no município.

Uma das principais instituições da rede pública de ensino do município, A Escola Municipal Inocência Alcântara, realizou na quinta-feira dia 01 de outubro uma importante mobilização na cidade que tem como principal objetivo a conscientização sobre o perigo do uso das Drogas. A ação faz faz de um conjunto de ações do Projeto "Alcântaras sem Drogas" desenvolvido pelo escola.

O Projeto com ainda com o apoio de diversas instituições do município entre elas; Igreja, Secretarias Municipais, Conselho Tutelar e Segurança Pública através da Polícia Militar.
Imagens: Divulgação Facebook

74 PREFEITOS ESTÃO GASTANDO ACIMA DO QUE A LEI PERMITE COM SERVIDORES

Pelo menos 74 prefeitos cearenses estão desrespeitando a lei gastando mais do que o permitido para o pagamento de servidores. Eles atribuem o peso excessivo da folha de pagamento nas receitas à queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com medo de não fecharem o caixa e serem enquadrados como “fichas sujas”, gestores estão demitindo diversos servidores e promovendo cortes em convênios e contratos.

A informação é de levantamento do Jornal O Povo com base em relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com os documentos, em 74 municípios os gastos com a folha ultrapassam 54% das receitas totais - limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Outros 66 municípios estão em estágio de “alerta”, entre 50% e 54%, o que impossibilita a criação de cargos. Apenas 44 gestões são consideradas regulares, abaixo de 40%. Como gastos com terceirizados não são incluídos como despesas de pessoal, o número de irregulares pode ser ainda maior.
(O Povo, via Blog Sobral em Revista)

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

(LAVA JATO/POLÍTICA NACIONAL) SUÍÇA ENVIA AO BRASIL INVESTIGAÇÃO SOBRE SUPOSTA CONTA DE EDUARDO CUNHA

Imagem: Divulgação internet
O Ministério Público da Suíça encontrou contas bancárias em nome do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de parentes dele naquele país. A informação foi confirmada hoje (30) pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com a identificação das contas, o Ministério Público da Suíça remeteu para a PGR a investigação aberta contra Cunha, que passará a ser investigado no Brasil por suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção e suposto recebimento de propina no âmbito da Operação Lava Jato. "As informações do MP da Suíça relatam contas bancárias em nome de Cunha e familiares. As investigações lá iniciaram-se em abril deste ano, e houve bloqueio de valores", informa a procuradoria.

A quantia bloqueada não foi divulgada. De acordo com a procuradoria, a transferência da investigação para o Brasil, por meio de acordo de cooperação, vai permitir a efetividade das apurações, sendo que Cunha, como brasileiro, não pode ser extraditado para outro país.

Mais cedo, após tomar conhecimento da transferência da investigação para o Brasil, Eduardo Cunha disse que não comentaria o caso. O advogado Antonio Fernando Souza, que representa o parlamentar, foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.

Na denúncia apresentada ao Supremo no mês passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que Cunha recebeu US$ 5 milhões para viabilizar a contratação, em 2006 e 2007, de dois navios-sonda pela Petrobras com o estaleiro Samsung Heavy Industries. O negócio foi formalizado sem licitação e ocorreu por intermediação do empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, que está preso há nove meses em Curitiba. Após a análise das acusações pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no STF, caberá ao plenário do tribunal decidir se abre ação penal contra o presidente da Câmara.

Da Agência Brasil

APÓS SOLICITAÇÃO DO COMDEMA, SEINFRA DE ALCÂNTARAS REALIZOU REPAROS DE SENSORES EM ILUMINAÇÃO DE PRAÇA

Depois de mais de nove meses gerando desperdício de energia e ônus para parte da população que paga a CIP em Alcântaras, Zona Norte do Ceará, as luzes de alguns dos potes de iluminação da Praça João Capistrano foram apagadas no inicio desta semana.

Por meio do oficio nº 013/2015 enviado a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Obras de Alcântaras/CE o COMDEMA solicitou que fosse providenciado os reparos nos relês fotoelétricos de alguns postes instalados ao longo da Praça João Capistrano e  arredores da Igreja Matriz. 

No mesmo documento o Conselho informou ainda que  luzes destes equipamentos permaneceriam acesas mesmo durante o dia o que  estaria gerando desperdício de energia elétrica e em contradição com as normas de desenvolvimento sustentável, essenciais para a qualidade de vida dos munícipes que ora também seriam responsáveis pelo pagamento do ônus da CIP (Contribuição de Iluminação Publica) instituída mediante a Lei Municipal  nº 472/2005  em seu Art.65, Inciso III. A Seinfra que prontamente atendeu a solicitação do órgão colegiado além dos reparos nos relês realizou manutenção nos demais postes do logradouro publico.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

(ALCÂNTARAS) COBERTURA METÁLICA DA QUADRA POLIESPORTIVA DE CARMOLÂNDIA CEDEU

Imagem Daniel Diogo
Um dos mais importantes equipamentos públicos já construídos no Povoado de Carmolândia, em Alcântaras, deverá ser interditado nos próximos dias. No inicio da noite desta Terça-Feira,29, a informação de que parte da cobertura metálica da Quadra Poliesportiva Artidor Elias Albuquerque circulou pelas redes sociais e mais tarde foi confirmada por imagens compartilhadas entre usuários do WatsApp e Facebook. 

A obra iniciada no ano de 2010 na gestão do ex-prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, começou a ser executada pela Integra Serviços de Eventos e Construções LTDA e teve financiamento da ordem de R$ 204.571,91 financiados por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Esporte, porém somente foi  inaugurada três anos mais tarde na segunda gestão do então Prefeito de Alcântaras, Eliésio Fonteles. 

Palco de festas dançantes, seminários e espaço de lazer para a juventude de Carmolândia e regiões adjacentes o equipamento deverá ser isolado para utilização, até que uma vistoria feita pela SEINFRA constate os motivos do desabamento. 

Ainda no município, por conta de falhas estruturais na planta de cobertura um outro equipamento público teve teto desabado ainda durante a quadra chuvosa desde ano, quando o telhado do auditório em construção na Creche Maria Raulino veio ao chão, apesar dos riscos para a segurança dos usuários em nenhum dos casos houve registro de acidentes e vitimas, porém devem ser considerados para uma maior fiscalização dos órgãos competentes, uma vez que é dever do município fiscalizar, advertir e multa os responsáveis por toda e qualquer obras em desacordo com os projetos de engenharia apresentados durante as licitações. 

Ainda na mesma tocante a Lei maior do Código de Postura do Município elenca prerrogativas que validam a tese de responsabilidade em obras e construções realizadas no município.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

CID GOMES ADMITE DISPUTAR VAGA DE VEREADOR EM SOBRAL

O ex-governador Cid Gomes (Pros) admitiu, durante entrevista coletiva, nessa terça-feira à noite, na Câmara Municipal de Sobral (Zona Norte), que pode disputar vaga de vereador em sua terra natal. Ele disse que não postulará mais cargo que já tenha assumido em sua trajetória política e que seria uma boa experiência assumir uma tarefa diferente.

Cid afirmou que não seria nenhum demérito para quem já foi governador, ministro, prefeito e deputado postular como vereador. Ele pegou como exemplo a França, onde “é tradição todas as pessoas que vão encerrar a carreira política, mesmo tendo sido governador ou presidente, encerrar a carreira sendo vereador do seu município.”

Cid Gomes está visitando Sobral, nesses dias, onde seu irmão, o deputado estadual Ivo Gomes (Pros), já está como pré-candidato a prefeito. A possível ida de Cid para a peleja seria, na prática, um reforço ao irmão, num cenário eleitoral que promete ser dos mais acirrados.

Há o fato também de que a gestão do prefeito Clodoveu Arruda (PT) sofre o desgaste do seu partido e do Governo Dilma Rousseff.

Fonte: Blog Eliomar de Lima

EM SALA DE AULA, ESTUDANTES DA UVA SÃO VÍTIMAS DE ARRASTÃO

Centro de Ciências Humanas - CCH - UVA 
Cinco homens teriam cometido o crime durante aula do curso de Ciências Sociais.

Estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, foram assaltados em plena sala de aula, por volta das 20h dessa terça-feira, 29.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UVA, José Osmar Fonteles, cinco pessoas, algumas encapuzadas, invadiram a sala de aula durante apresentações de trabalhos dos alunos. Com armas de fogo, elas levaram diversos pertences dos estudantes, embora não tenham revistado-os, conta José Osmar. "Levaram uma mochila, levaram materiais didáticos, mas não levaram dinheiro", contou o diretor do CCH.

José Osmar ainda conta que o "arrastão" ocorreu no andar superior do campus; na parte inferior do prédio, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) motivaram a ida de várias pessoas ao campus do Junco da UVA. "Quem estava na parte inferior, ouviu barulhos, gente gritando e, só depois, viu o pessoal (criminosos) correndo", conta José Osmar.

Um vigilante do campus afirmou que estudantes da Escola Jarbas Passarinho, localizada próxima à UVA, também foram assaltados, pouco antes do arrastão no campus da universidade.

José Osmar conta que pedirá posicionamento da reitoria da UVA com relação a providências por mais segurança no campus. "Foi a primeira vez que uma ação do tipo (arrastão em pela sala de aula) ocorreu (na UVA), mas já haviam entrado (no campus) algumas vezes", diz o diretor, contando de furtos já ocorridos no CCH.

Fonte: Redação O POVO Online

terça-feira, 29 de setembro de 2015

PREFEITURAS DO CEARÁ RECEBERÃO DIFERENÇAS DO FUNDEB AINDA NESTE ANO DE 2015

Até o final de dezembro de 2015, a União vai depositar 85% da Complementação do Fundeb para 10 Estados brasileiros. E até o final de janeiro de 2016, tem que depositar os 15% que faltam.

Segundo informações da CMN - Confederação Nacional dos Municípios e FNDE, os Estados do Nordeste estarão recebendo esta diferença. Tudo em conformidade com o previsto no artigo 6º, parágrafo 1º, da Lei do Fundeb, Lei Federal nº 11494/2007. 60% dessas verbas têm que ser utilizadas para pagamento de remuneração dos profissionais do magistério. SUGERE-SE QUE PRIORITARIAMENTE DEVA SER UTILIZADO PARA: I- Reajustar o piso 2015 de todas as classes em 22,97%, conforme artigo 5º, da Lei do Piso, sendo o piso inicial da carreira, para 40 horas semanais, nível médio, no valor mínimo de RS 2.086,77; II- Utilizar para conceder progressões na carreira; III- Implementar anuênios vencidos; IV- Comprar licenças prêmios vencidas e V- Utilizar para rateio como forma de valorizar o professor.

Confira quanto alguns municípios cearenses da Região Norte ou Noroeste receberão do FUNDEB.

Alcântaras- R$ 226.094,43;
Barroquinha-R$ 323.643,42;
Camocim-R$ 1.069,284,37;
Cariré-R$ 305.954,20;
Chaval-R$ 254.045,88;
Forquilha-R$ 360.286,61;
Frecheirinha-R$ 263.532,17;
Granja-R$ 1.121.808,33;
Graça- R$ 163.999,42;
Groaíras-R$ 180.401,67;
Massapê-R$ 683.588,19;
Meruoca-R$ 256.276,59;
Mucambo-R$ 274.963,58;
Pacujá-R$ 110.555,67;
Reriutaba-R$ 348.708,13;
Santana do Acaraú-R$ 564.145,02;
Senador Sá-R$ 145.320,14;
Sobral- R$ 2.798.541,55. 

(Via Blog Política em Evidência)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

(MERUOCA) PARÓQUIA DE N.S DA CONCEIÇÃO CELEBRA ANO JUBILAR DE MONSENHOR JOSÉ FURTADO

Monsenhor Furtado em procissão em ruas de Alcântaras
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebrou há cerca de dez dias o início do ano jubilar do centenário de um dos mais importantes missionários religiosos da Serra da Meruoca. 

Natural de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, nascido em 19 de setembro de 1916 Pe. José Furtado de Cavalcanti, como era conhecido popularmente, dedicou cinquenta anos de seu sacerdócio à Paróquia de Meruoca, onde permaneceu do ano de 25 de janeiro de 1948 até o dia do seu falecimento ocorrido em 11 de março de 1988. 

Vigário influente e altamente respeitado pelos católicos de toda a região serrana, o sacerdote  foi o maior benfeitor religioso das cidades de Alcântaras e Meruoca, sendo responsável pela construção de importantes obras patrimoniais e do crescimento da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Nesta última foi ainda no ano de sua chegada que o Monsenhor Furtado fundou a Confraria de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, irmandade existente até os dias atuais na Paróquia de mesmo nome, bem como esteve a frente da criação  das capelas de Palestina do Norte, Santo Antônio dos Fernandes, Santo Antônio dos Camilos em Meruoca e Rosápoles, Carmolândia e Prata em Alcântaras. 

Em Meruoca o ano jubilar em alusão ao centenário do ícone religioso ocorreu no último dia 19 de setembro e deve seguir com uma programação extensa até o inicio do segundo semestre do ano que vem. Já em Alcântaras, apesar de bem quisto e recordado pela população a Paróquia não haveria divulgado até o momento nenhuma evento em alusão ao centenário de Monsenhor Furtado.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

OS HOMENAGEADOS COM O TROFÉU DOM JOSÉ

Na última sexta-feira, 25, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) e outros homenageados receberam na Câmara Municipal de Vereadores de Sobral, o Troféu Dom José. A comenda, promoção do Centro Cultural Dom José, faz parte do “Setembro Dom José”, período em que são prestadas homenagens ao religioso.

“Estou feliz por ser homenageado com essa comenda, principalmente, porque esse é um título que faz referência a um dos homens mais importantes da história de nossa querida Sobral. Dom José fez muito pela educação da cidade e foi responsável por promover o desenvolvimento de nossa região Norte”, destacou Moses Rodrigues. Além do parlamentar, outras autoridades foram homenageadas.

Homenageados
José Crisóstomo Barroso Ibiapina – Presidente da Câmara
Moses Rodrigues – Deputado Federal
Antônio Lourenço Tomas Arcanjo
Hermes José Corrêa
Francisco José Vasconcelos Cavalcante
Rosina Lúcia Frota Aragão

PRÓXIMO DOMINGO TEM O PASSEIO CICLÍSTICO DO SEST SENAT DE SOBRAL

Sobral está na rota do primeiro passeio ciclístico nacional do SEST SENAT, que acontecerá no próximo dia 4 de outubro, com largada as 7h da manhã, da Margem Esquerda do Rio Acaraú, onde também acontece a chegada. 

As inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro, através do site ahttp://pedalando.sestsenat.org.br, ou nas sedes do órgão: na BR 222, próximo a Policia Rodoviária Federal, ou na Rua Oriano Mendes, 250 - por trás do Sebrae.

O evento é dirigido aos trabalhadores do setor de transporte, autônomos ou contratados, aposentados e proprietários de empresas do setor e funcionários da Instituição cadastrados no Sest Senat, mas também aberto à comunidade. Todos os inscritos que entregarem 01 kg de alimento não perecível (exceto sal), que será doado para uma instituição de caridade, receberão um kit com camiseta, número de peito personalizado e adesivo.

Com o Pedalando, o Sest Senat busca proporcionar um momento de lazer para o trabalhador em transporte, sua família e a comunidade, além de incentivar o combate ao sedentarismo e o convívio harmonioso entre pedestres, ciclistas e veículos.

Os participantes poderão contar ainda com orientações sobre o uso correto da bicicleta e os equipamentos de proteção exigidos por lei.

(Via Rubens Lima)

ECLIPSE TOTAL FAZ SUPERLUA DESAPARECER DO CÉU DO BRASIL

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Superlua e eclipse total ocorrem ao mesmo tempo, o fenômeno conhecido como Lua de sangue.

Observar a lua mais de perto e, na mesma noite, vê-la sumir momentaneamente. Este é o fenônemo que os brasileiros puderam presenciar ontem (27) à noite, durante a eclipse lunar total não apenas da lua, mas de uma superlua. O satélite natural do planeta em que habitamos estará mais próximo de nós durante toda a noite, fazendo com que tenha um tamanho maior. 

Durante  boa parte desse período, foi possível perceber a sombra da Terra impedindo a iluminação da lua.

Coincidência que só ocorre uma vez a cada 30 anos, a superlua e o eclipse lunar total foram vistos no céu de alguns países nesta noite. O eclipse pôde ser apreciado no Brasil porque a lua entrou na sombra da Terra quando já era noite no país. 
Coincidência que só ocorre uma vez a cada 30 anos, a superlua e o eclipse lunar foram vistos no céu de alguns países.
Já a superlua ocorre porque a órbita da lua, isto é, o caminho que a lua faz ao redor da Terra, não é circular. Com isso, o satélite se aproxima mais da Terra uma vez por ano, ocasionando o fenômeno.

Pouco antes do eclipse, o casal Samuel Santos e Amália Venâncio namoravam próximo a um shopping do centro de Brasília. Samuel, 26 anos, eletrotécnico, foi quem deu a ideia do namoro ao ar livre.

"Observei que ontem a lua estava bem grande mesmo. Até comentei com um colega", informou Samuel, confessando desconhecer a ocorrência dos fenômenos. Para Amália, o clima quente na noite da capital federal incentivou as pessoas a sair de casa para observar o espetáculo. "É um encanto mesmo. É sempre um devaneio", acrescentou.

Em Brasília de passagem para prestar concurso público, o estudante Joel Marcos de Sousa também foi surpreendido com o fenônemo. Ele mora em Uberlândia (MG) e concorda com a peculiaridade do céu brasiliense: "Dei sorte."

Joel reclamou que, por conta das luzes da cidade, não foi possível ver muitas estrelas. "A lua está maravilhosa. Todo dia tenho o costume de ficar olhando", afirmou, antes de explicar que mora próximo a uma rodovia, o que facilita observar o céu noturno.

Estudante de Engenharia Elétrica e com viagem de volta para Minas marcada para esta mesma noite, Joel torcia para que pudesse observar os fenômenos da estrada às 23h30, quando estava previsto para a lua desaparecer completamente.

 Da Agência Brasil

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores